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Como anda o seu “senso de dono” no trabalho?

Como anda o seu “senso de dono” no trabalho?

22 de julho de 2021 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

A estrutura corporativa pode oferecer infinitas oportunidades para um home office produtivo.

Se está no mundo corporativo, certamente já ouviu falar de senso de dono. Trata-se de uma característica fundamental para se destacar na carreira. Mas, o que seria isso? A verdade é que nem sempre é fácil descrever o que é esse senso de dono e tangibilizar para os colaboradores que não são, efetivamente, “donos do negócio”.

Há um outro ponto: o home office chegou como um furacão, chacoalhando muitas empresas – e sobreviveram melhor aquelas que já realizavam um bom trabalho de relacionamento com colaboradores inclusive ao incentivar o senso de dono, fazendo que por meio do alto engajamento, os profissionais garantam a responsabilização pelos projetos e entregas.

Pesquisa da Fundação Instituto de Administração com a Faculdade de Engenharia e Administração da USP mostrou que 55% dos mais de 1,5 mil trabalhadores ouvidos não praticavam teletrabalho (nome oficial do home office) antes da pandemia. Depois da pandemia, porém, 70% dos entrevistados informaram ter preferência por esse modelo mesmo depois da volta à normalidade. A mudança comportamental também deve vir de muitas empresas, que devem adotar a prática definitivamente.

Nesse cenário, o senso de dono passa a ser ainda mais relevante. Em vez de “cravar” uma definição filosófica, diria apenas que essa característica envolve duas habilidades principais e realizadas em conjunto: adaptabilidade e autorresponsabilidade.

Especialmente nesse cenário de pandemia, ter senso de dono é “estar presente”, não realizar atividades de maneira automática e, consequentemente, ter a grande capacidade de se adaptar à novas realidades mantendo qualidade de entrega e atenção aos prazos, a autorresponsabilidade. Não é tarefa fácil e é preciso ter cuidado para não cair na tentação e acabar estagnado na carreira.

A importância da autogestão

A estrutura corporativa pode oferecer infinitas oportunidades para um home office produtivo, incentivar a organização da agenda, ter encontros periódicos por vídeo, etc. Nada funcionará de verdade, porém, se o profissional não optar por seguir aquilo que funciona para ele. Estamos em uma fase em que, se não tivermos autorresponsabilidade, nossa agenda pode não se cumprir, afinal, quem está ali do nosso lado para nos cobrar? Quem está te “avaliando” em tempo real? Ninguém!

Líderes tiveram, obrigatoriamente, que confiar em suas equipes e por mais que acreditem que estão “tendo controle”, a realidade é que não estão. O melhor disso tudo? Todos estamos aprendendo com isso.

Ter senso de dono é ter autoconhecimento para detectar o que funciona ou não para você, para sua equipe e a partir disso ser flexível e adaptável para criar soluções criativas. É pensar que apesar da dificuldade, aprender com erros e se tornar resiliente é um baita diferencial para qualquer mercado.

Estou sendo responsável com a minha carreira?

Embora sua experiência de trabalho e seus cursos acadêmicos ainda tenham muita força para a sua empregabilidade, eles não são suficientes se você não tiver competências para enfrentar os altos e baixos do mercado, entender o que é prioridade e como pode, efetivamente, ajudar sua empresa com a força do seu trabalho.

Então, da próxima vez que você ouvir a expressão senso de dono reflita sobre como se reinventou ao longo da pandemia e de que maneira a autorresponsabilidade teve impacto nos negócios da empresa, assim como contribuiu para a sua imagem profissional.

Fonte: Mundorh

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