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Como aproveitar a escuta das redes sociais para alavancar as vendas de final de ano?

15 de dezembro de 2023 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Para ganhar atenção e relevância em um mercado tão competitivo, não basta mais produzir campanhas alinhadas com a identidade da marca. É preciso dialogar com a real expectativa do consumidor pelos mais diversos canais por onde ele se comunica. Esta é a opinião de Rebeca Duarte, Head de Social Media e Planejamento da agência full service Adtail.

“Acredito que praticar a escuta ativa ao que os clientes têm a dizer é a base do sucesso em uma marca realmente conectada com sua audiência. Por isso, é essencial aplicar técnicas de social listening para inspirar ou até validar campanhas de Marketing e vendas.”

A profissional ainda destaca que a metodologia vai muito além de monitorar conversas para prever e gerenciar crises. “Quando classificamos e analisamos os debates nas plataformas, fica fácil de perceber o valor de aplicá-lo à rotina da marca.”

De acordo com pesquisa deste ano do All INN, em parceria com a Opinion Box, 75% dos consumidores utilizam as redes sociais para buscar produtos. 74% dos consumidores costumam utilizar o Instagram, o Facebook e outras redes sociais para fazerem compras. Portanto, os dados gerados nessas plataformas são uma fonte rica para compreensão aprofundada do público-alvo, identificando tendências emergentes, dores na experiência com a marca e até preferências de consumo.

“Muitas marcas recebem um alto volume de interações dentro das suas próprias redes. São feedbacks diretos e em tempo real, dados que, se bem tratados, podem responder e direcionar estratégias e prioridades de negócio”, destaca a especialista. Além disso, inputs gerados por social listening podem complementar análises de desempenho e direcionar estratégias sazonais, como Natal, período de férias, verão, etc.

Dicas para o final do ano

Para realmente conseguir identificar potenciais tendências por meio das técnicas de social listening é preciso ir além do básico. Coletar informações de conversas que acontecem fora dos perfis da marca (comentários de posts, marcações e mensagens diretas) também é importante na construção da análise. Os fóruns abertos e diálogos despretensiosos das redes sociais precisam ser notados, já que o público está se expressando livremente e sendo verdadeiro quanto às suas impressões e necessidades.

Por fim, é preciso estar atento para os assuntos menos óbvios, ou seja, não monitorar apenas o nome da marca. Considere monitorar termos de produtos, assuntos que tangenciam o segmento da empresa, interações com influenciadores que representam bem o público-alvo, interações com benchmarks e quaisquer outros espaços de conversa que podem representar o nicho de interesses do consumidor. Com isso, o volume de dados a ser trabalhado será muito maior e poderá fornecer grandes insights.

Dentro das redes da marca

– Monitorar quais produtos e condições estão gerando mais repercussão positiva;

– Analisar principais elogios e reclamações relacionados à experiência de compra para otimizar fluxos, comunicações e evitar frustrações;

– Apostar em conteúdos que convidem o público a responder quais são seus desejos em relação às compras;

– Criar conversas sobre desafios e desejos do público de forma mais ampla neste período do ano, para encontrar oportunidades de venda (perrengue de férias, dilemas das festas, melhores coisas desta época do ano, etc.).

Fora das redes da marca:

– Monitorar os termos relacionados aos produtos e categorias que a empresa trabalha para entender o nível de interesse e reforçar a comunicação;

– Monitorar quais condições de compra e produtos estão sendo mais comentados nas redes dos concorrentes e influenciadores-chave;

– Entrar em conversas de oportunidade, ao monitorar o item anterior, para indicar produtos e oferecer algum benefício diretamente ao potencial cliente.

Fonte: Mundo do Marketing

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