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Como estão os 4Cs na sua vida profissional?

29 de julho de 2022 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Headhunter enfatiza importância das competências para desenvolvimento de carreira

Diversas são as competências e habilidades desejadas pelas empresas e que fazem parte do perfil de profissionais que obtêm sucesso na carreira. Evidentemente, ao longo do tempo, grande parte das pessoas aprimora algumas delas e acelera o desenvolvimento de outras, seja por prática, seja pela adoção de várias ferramentas, como coaching, mentoring ou mesmo aconselhamentos profissionais.

David Braga, headhunter e CEO da Prime Talent Executive Search, enfatiza que entre as competências e habilidades que merecem atenção de pessoas que querem se desenvolver profissionalmente estão os 4Cs, considerados por ele como primordiais para se ter relevância na organização em que se atua, independentemente do nível hierárquico que a pessoa exerça.

“Os 4Cs são a criatividade, o criticismo, a colaboração e a comunicação. Em um mundo disruptivo – que tem mudado constantemente, e a única certeza que temos é de que tudo está se transformando muito rapidamente -, ser criativo para desenvolver novos caminhos e propor novas soluções aos problemas é fundamental. Afinal, isso gera a tão falada inovação”, explica Braga.

Quanto ao criticismo, Braga comenta que o termo pode ser tratado como ter senso crítico. “Para desenvolver o criticismo – que não é criticar tudo com o que você não concorda na empresa ou nos processos do trabalho, mas estar informado sobre temas correlatos aos seus afazeres profissionais e também sobre atualidades -, sugiro que você leia mais. Assim, você poderá opinar sobre aquilo que pensa a respeito de variados assuntos”, orienta o headhunter. Para ele, o senso crítico é a capacidade de questionar: “Portanto, não significa aceitar prontamente o que nos é dito, imposto ou que faz parte do senso comum. Nesse sentido, isso envolve o exercício da racionalidade, da argumentação e da ciência”.

Já a colaboração é um tema sempre importante: se o profissional não souber se relacionar com os diferentes públicos dentro e fora do espaço de trabalho, não terá êxito profissional. “Ser colaborativo é um dos pilares mais observados nas empresas na atualidade, pois envolve empatia, que é se colocar no lugar do outro. Por isso, apoiar o próximo se tornou mandamento bíblico, com muita efetividade no ambiente corporativo. Gosto sempre de salientar que ninguém, sozinho, realiza as entregas demandadas pela empresa. O resultado é construído pelo time”, salienta Braga.

Por último vem a comunicação, elemento-chave em qualquer relação do sujeito no mundo, não apenas no ambiente profissional. Como observa o headhunter, a comunicação é motivo de muitas demissões, problemas de clima organizacional e, em geral, a principal geradora de confusões internas nas companhias. “Diante disso, todos precisam ter maestria para se comunicar, não apenas os líderes, mas também os liderados. Isso significa dizer que ao expormos uma ideia, uma crítica ou uma opinião sobre um projeto, uma tarefa ou o resultado de algo no ambiente profissional, devemos buscar ser claros, objetivos, coesos e transparentes. Quando nos comunicamos bem, alinhamos as expectativas e diminuímos os riscos de não entendimento, aspectos que costumam levar a erros enormes na organização”, avalia o CEO da Prime Talent.

E você, tem analisado como está o desenvolvimento dos 4Cs em sua vida profissional?

Fonte: Administradores. com

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