Please enable JS

Blog

Como garantir a competitividade do seu negócio?

6 de junho de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Garantir a competitividade de um negócio em um mercado como o brasileiro, onde a complexidade tributária é soberana, com suas mais de 420 mil normas e 16 emendas à Constituição Federal, é um desafio.

Isso porque os tributos se acumulam entre a União, os estados e os municípios, tornando a gestão dos tributos algo complexo, e que pode levar consigo a competitividade das empresas no mercado. Aqui, vamos entender um pouco melhor algumas táticas e ações para garantir a competitividade do seu negócio.

Mas afinal, por que ser competitivo?

A competitividade nada mais é do que a capacidade de concorrer no mercado em que atua. Assim, todos são impulsionados à melhoria contínua para se tornar destaque e referência. Assim, essa concorrência torna-se benéfica para as empresas que competem entre si. Já para os clientes o acesso a produtos e serviços cada vez melhores acontece por conta da competição.

Além disso, manter a competitividade do mercado beneficia a saúde financeira da empresa, oferecendo os produtos ou serviços a um preço que seja vantajoso para o negócio e justo com o mercado ao mesmo tempo. Ou seja, você garante que seus produtos e serviços cheguem ao mercado dentro da faixa de preços praticada, evitando que ele seja descartado por preço e possa competir por qualidade e benefícios oferecidos.

5 passos para garantir a competitividade do seu negócio

Neste artigo, abordaremos 5 passos para garantir a competitividade do seu negócio, sendo eles: a revisão de cadastro de produtos, evidenciação do regime tributário, consultoria contábil, diagnóstico de revisão tributária e benefícios fiscais e regimes especiais.

Revisão de cadastro de produtos

O cadastro de produtos é um procedimento que reúne, registra e armazena as principais informações de um item ou produto, e a sua revisão oportuniza identificar possíveis erros ocorridos durante este processo. Em consequência, tem como um dos benefícios a tributação correta das mercadorias, o que permite estar em conformidade com a legislação e evita problemas com fiscalizações. Além disso, com a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) correta, após o fechamento das apurações, também é possível apropriar-se de benefícios como a isenção, base de cálculo reduzida, alíquota zero, antecipação tributária e imunidade de alguns impostos.

Evidenciação do regime tributário

O regime tributário tem grande influência sobre a saúde financeira da empresa. É a partir dele que são definidas as normas e procedimentos para pagar seus tributos ao governo. Evidenciar o regime tributário mais adequado evita a incidência de tributos indevidos, reduzindo ou adequando as despesas tributárias. Além de favorecer o aproveitamento de créditos e incentivos. Assim, o correto enquadramento para o negócio mitiga riscos de autuações fiscais, deixando as operações da empresa em conformidade com o fisco.

Consultoria contábil

A consultoria contábil vai além dos processos de escrituração de livros e emissão de guias de pagamento. Abrange análises detalhadas sobre diferentes aspectos do negócio como interpretações de dados e fornecimento de insights que geram valor para o cliente.

Por meio deste trabalho é possível analisar toda a movimentação contábil da empresa, levantando questões que podem ocasionar perda de dinheiro, e sugerindo possíveis soluções. Sendo assim, pode ajudar o empreendedor de várias maneiras, como na redução da carga de impostos ou na criação de um plano de investimento.

Diagnóstico de revisão tributária

O diagnóstico de revisão tributária é uma ferramenta estratégica e primordial para qualquer negócio que pretende se manter sólido e promissor no mercado de trabalho. Por meio dele é possível analisar a atual situação tributária da empresa: se ela está usufruindo de todos os benefícios fiscais disponíveis na legislação ou reconhecer impactos ocasionados pelas diversas sistemáticas de tributação. Além de identificar a possibilidade de implantar novas maneiras para melhorar e garantir o fluxo de caixa e a lucratividade. Ainda, destaca possíveis contingências tributárias, para lidar com os riscos fiscais.

Benefícios fiscais e regimes especiais

Os benefícios fiscais e regimes especiais surgiram para aliviar o encargo tributário elevado incumbido aos contribuintes e empresas. A utilização dessas duas sistemáticas, além de visar a redução de custos, também oferece maior efetividade tributária e financeira. Além do mais, os benefícios fiscais e regimes especiais permitem e favorecem o aproveitamento de incentivos fiscais e créditos fiscais. Isso aumenta a competitividade do negócio no mercado, reduzindo ou adequando as despesas tributárias.

Fonte: Dome

Posts relacionados

Qualidade de vida em alta: como as empresas estão virando o jogo no engajamento de clientes e funcionários

2 de julho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Inovação

Inovação precisa ser simples para gerar impacto real

25 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Como estruturar uma rotina produtiva no trabalho remoto passo a passo

23 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Organização pessoal e gestão do tempo: 5 dicas para otimizar

Cuidar de quem cuida: a importância da saúde emocional do RH

13 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Profissionais 50+ voltam com toda força ao mercado de trabalho

12 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Pix bate novo recorde de transações diárias, com 73 mi de transferências

Pix bate recorde com quase 280 milhões de transações em um dia

11 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc