Existem muitos fatores estressantes no local de trabalho, como clientes e prazos para serem cumpridos, isso pode causar ansiedade, desânimo e cansaço. Isso afeta o desempenho dos profissionais, reduzindo sua produtividade e aumentando as chances de erro.
Por isso, você como gestor deve procurar maneiras de ajudar os colaboradores a combater o estresse causado pelo ambiente de trabalho e garantir que eles estejam saudáveis, felizes e seguros na profissão.
Incentive a atividade física
É comprovado que o exercício físico ajuda a reduzir os níveis de estresse. Eles ajudam uma pessoa a manter a capacidade mental e física, devido a um aumento nos níveis de serotonina no corpo,que é uma substância que regula os níveis de humor. Assim, melhora significativamente o estado mental da pessoa. Além disso, pode reduzir a fadiga, aumentar os níveis de concentração e melhorar o estado de alerta.
Para incentivar a prática de atividade física, você pode procurar montar uma academia na empresa ou, se houver alguma nas proximidades, fazer uma associação com ela, oferecendo pacotes mais baratos para os colaboradores. E até mesmo turnos com horários mais flexíveis, para que o profissional consiga frequentar as aulas.
Estimule os horários de intervalo
Nenhum funcionário deveria passar o horário de almoço ou lanche sentado em sua mesa, na frente do computador. A tentação de continuar trabalhando, seja respondendo alguns e-mails, ou fazendo outra atividade, é alta. Então você precisa encorajar seus colaboradores a levantarem de suas mesas e só retornarem quando os horários de intervalo acabarem.
Para isso você pode criar espaços dentro da empresa para relaxamento e socialização. Coloque sofás confortáveis, mesa para as refeições e até mesmo algo para entretenimento, como por exemplo, sinuca, jogos de mesa, vídeo game etc.
Valorize seus colaboradores
Nenhum bom trabalho deve passar despercebido! Se um colaborador se destacar, não se esqueça de dizer o quanto você está satisfeito com seu trabalho, seja pessoalmente ou por e-mail.
Quando um profissional se sente valorizado, que seus esforços foram reconhecidos e que as horas extras e o trabalho duro valeram a pena no final, faz com que ele se sinta menos esgotado, evitando o estresse no trabalho. Se ele se desempenhar e não for reconhecido pode ser que se sinta frustrado. Recompensá-lo não só com bonificações, vale-presentes e até mesmo um dinheiro extra, pode ser uma boa ideia!
Ofereça um ambiente de trabalho flexível
Hoje em dia é comum que as empresas permitam que os colaboradores tenham horários de trabalho mais flexíveis, podendo trabalhar quando e onde acharem melhor. Os colaboradores que possuem filhos, por exemplo, podem se sentir cansados começando sua rotina na organização às 8h30 da manhã se tiverem que correr para deixar seus filhos na escola. Se a empresa permitir que eles comecem a trabalhar às 9:30 pode ajudá-los a se sentirem menos estressados.
Empresas que oferecem ambiente de trabalho com horários mais flexíveis tendem a evitar estresse no trabalho, pois os colaboradores irão se sentirem menos pressionados, conseguindo adequar suas atividades pessoais com as profissionais de maneira mais simples.
Forneça treinamento adequado
Se seus colaboradores não sabem como trabalhar com certas ferramentas ou sistemas, eles podem se sentir estressados e ansiosos, pois podem cometer mais erros do que o habitual. Por isso, eles devem receber treinamentos adequados.
Caso contrário, eles podem não se sentirem valorizados e também menos confiantes em suas habilidades para um bom desempenho. Converse com seus colaboradores e pergunte se há alguma área ou ferramenta que eles precisam de treinamento.
Estresse no trabalho, é mais normal do que se imagina. No entanto, como gestor, é seu dever cuidar, administrar e monitorar o bem-estar de seus colaboradores para que eles sintam que estão tendo sucesso e se desempenhando bem na empresa!
Fonte: RH Portal
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