Todos sabem que os líderes devem delegar para garantir que estão trabalhando nos projetos e resultados certos. Mas se você frequentemente se equivoca com a sua equipe sobre resultados finais, ouve sobre problemas no último minuto e não entende como a sua equipe define suas prioridades, isso pode ser um sinal que você delegou demais, deixando os funcionários abandonados e desmotivados.
Nesse ponto, é importante recuperar a responsabilidade por determinadas tarefas para garantir que você forneça à sua equipe a orientação e a estrutura de que precisam. Aqui estão três etapas que você pode seguir.
Assuma um projeto simbólico
Obviamente, você não quer corrigir demais e começar a fazer uma infinidade de tarefas de baixo nível para se reconectar com sua equipe. Mas assumir um projeto ou tarefa simbólica pode ser uma forma visível de demonstrar o seu reengajamento, além de ajudar a empresa e fazer avançar seus próprios objetivos de aprendizado.
Redefina com sua equipe
Um CTO que eu treinei percebeu que ele estava delegando demais, porque ele não tinha mais a visibilidade adequada sobre o que suas equipes estavam trabalhando. Ele tinha ficado frustrado porque os projetos departamentais que ele havia delegado – como um painel e treinamento interno (que ele achava que diferenciariam o departamento deles no mercado) se perderam e foram esquecidos com o iminente prazo dos clientes.
Para combater isso, ele programou um site externo para reconfirmar a visão para o departamento e colocar todos na mesma página novamente sobre objetivos e expectativas.
Ele percebeu, através do processo externo, que sua equipe não tinha entendido a razão ou a urgência por trás dos projetos internos.
Posteriormente, ele poderia acompanhar de forma mais eficaz e fazer determinações mais inteligentes sobre onde ele poderia delegar sem ir longe demais, e sua equipe estava muito mais disposta a se concentrar em projetos internos, também.
Comunique a visão
O maior risco de excesso de delegação para líderes está deixando a visão ou cultura da empresa para os outros. Claro, a maioria dos líderes não acha que eles fizeram isso.
Em vez disso, eles acreditam que entregaram e comunicaram a visão inúmeras vezes. E, no entanto, suas equipes estão confusas e erros ocorrem com a entrega do trabalho em uma base consistente.
Se você está percebendo que a saída dos projetos está paralisada, há discordância excessiva nas tarefas e no processo, ou comportamento inesperado e inconsistente entre os membros da equipe, pode ser um sinal de que você delegou demais a visão ao ponto em que os membros da equipe se sentem eles estão interpretando ou inventando por conta própria.
Uma pista particularmente óbvia é receber repetidas perguntas de diferentes membros da equipe, solicitando que você esclareça a visão.
Use todas as formas de comunicação
Como líder, para combater essa forma de delegação excessiva, certifique-se de usar todas as oportunidades de comunicação pública que você precisa enfatizar e reforçar a mensagem. Por exemplo, você pode lembrar as pessoas sobre a visão abrangente no início de um projeto, durante as prefeituras e outros fóruns, em reuniões de liderança sênior ou periodicamente por meio de comunicações por e-mail.
Sem essa abordagem, pode haver um efeito em cascata de problemas de moral, perda de criatividade e falta de trabalho em equipe. Mas, mais importante, há uma perda de credibilidade para o líder.
Embora haja momentos como líder para voltar atrás e delegar para deixar as equipes crescerem, a delegação pode sair pela culatra. Usando as etapas acima, você pode garantir que seu departamento, equipe e empresa estejam se movendo na direção certa juntos.
Fonte: RH Portal
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