Please enable JS

Blog

Falso app do Imposto de Renda rouba dados de usuários; veja como se proteger

20 de março de 2024 / Inteligência Fiscal / por Comunicação Krypton BPO

Golpistas estão divulgando aplicativo que permitiria o envio dos dados para o governo, mas faz com que usuários instalem um malware projetado para danificar sistemas

A Receita Federal alertou, nesta segunda-feira (18), para um golpe que vem sendo usado por criminosos que visam roubar dados dos contribuintes que estão enviando a declaração do Imposto de Renda 2024.

Segundo a instituição, golpistas estão divulgando, através de emails e mensagens, um aplicativo que permitiria o envio dos dados para o governo. O endereço, contudo, é falso e faz com que o usuário instale um malware – como são chamados softwares maliciosos – projetado para danificar sistemas, roubar dados e até causar lentidão no computador ou celular.

É fundamental, então, que os usuários fiquem atentos ao desenvolvedor do aplicativo antes de baixar o programa, uma vez que os criminosos estão usando logotipos parecidos com o da Receita e as mesmas lojas de aplicativos utilizadas pela instituição. O app Meu Imposto de Renda e o aplicativo da Receita são desenvolvidos pelo Serviços e Informações do Brasil, responsável pelas plataformas do governo federal.

Os aplicativos oficiais da Receita Federal podem ser baixados por usuários de Android e por usuários de iOS. Para preencher a declaração usando o aplicativo, é preciso ter a conta ouro ou prata no portal gov.br. A declaração online, por sua vez, pode ser feita através do portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual).

“O CTIR Gov enfatiza que todas as informações, orientações e programas referentes ao IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) estão publicados exclusivamente no endereço oficial da Receita Federal do Brasil, disponível em https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda”, afirmou a Receita, que ressaltou jamais enviar e-mails, avisos por aplicativos de mensagens (como WhatsApp ou Telegram) e celular (SMS).

“Nunca é pedido alguma informação como CPF, senha, conta bancária. As comunicações oficiais da Receita Federal orientam o contribuinte a entrar na página oficial da instituição, se autenticar e consultar suas pendências”, declarou, acrescentando que a comunicação normalmente é feita por meio de carta e, por isso, solicita ao contribuinte que atualize o endereço.

O aplicativo Meu Imposto de Renda, liberado na última sexta-feira (15), foi usado por 11,2% dos contribuintes que já entregaram a declaração, enquanto a opção online foi escolhida por 16,2% das pessoas. Mais de 3 milhões de declarações já haviam sido entregues até às 18h30 desta segunda.

O prazo de envio da declaração do Imposto de Renda 2024 vai até 31 de maio. Após este período, o contribuinte que é obrigado a enviar seus dados para o fisco terá de pagar uma multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido no ano. A expectativa da Receita é receber 43 milhões de declarações.

Fonte: Administradores  

Posts relacionados

abc