Já sabemos que o e-mail marketing é umas das principais ferramentas utilizadas nas estratégias de Marketing Digital, a fim de promover determinados produtos e/ou serviços de uma empresa, estreitar o relacionamento entre marca e cliente e manter as pessoas informadas sobre as novidades do mercado.
Atualmente, cerca de 4,1 bilhões de usuários utilizam e-mails para se comunicar em todo o mundo. Sendo assim, incluir esta ferramenta na estratégia pode ser o diferencial que trará o sucesso a sua empresa.
Tem dúvidas sobre qual ferramenta de e-mail marketing usar? Separamos as principais opções para você avaliar e ver qual delas se adequa melhor ao seu negócio. Acompanhe.
As 12 principais ferramentas de e-mail marketing do mercado
Separamos as 12 principais ferramentas de e-mail marketing do mercado. Mas, lembre-se de analisar as funcionalidades de cada uma, avaliando também com base em todas as suas necessidades internas e a verba disponível para investimento, antes de optar por uma delas. Confira:
Mailchimp
O Mailchimp é uma plataforma que permite a criação de listas de contatos, segmentação e disparo de mensagens. Além disso, existem diversos templates prontos para criar e-mails atraentes ao público.
A empresa consegue mensurar e analisar os resultados das campanhas e, caso haja um e-commerce, é possível fazer integração na ferramenta. Na versão gratuita, pode ser realizado o disparo de até 12 mil e-mails por mês a uma base de 2 mil contatos.
RD Station
A RD Station é uma das ferramentas de e-mail marketing mais conhecidas do Brasil. São diversas funcionalidades, como criação de fluxo de nutrição, envio de e-mails, criação de landing pages, qualificação dos leads, além da possibilidade de mensurar os resultados das campanhas.
A plataforma é paga, mas é possível testá-la gratuitamente para avaliar se vale a pena para a sua empresa.
HubSpot
No HubSpot, é possível criar diferentes peças de e-mail marketing, mesmo não sendo um profissional de design. Isso porque sua utilização é simples e intuitiva.
Além disso, com a integração ao CRM da HubSpot, a empresa pode acessar dados relevantes sobre as atividades de seus clientes, entendendo as necessidades deles de maneira assertiva e aumentando a personalização das mensagens.
Com a versão gratuita, é possível realizar até 2 mil disparos por mês.
E-goi
Com o E-goi, é possível criar e enviar e-mails, SMS, landing pages, além de acompanhar os leads que surgem durante as campanhas. A ferramenta também possui integração com diferentes plataformas, como Shopify e WordPress, abrindo o leque de funcionalidades para as empresas.
SendInBlue
Esta é a plataforma ideal para os negócios que necessitam disparar e-mails transacionais, como a confirmação de um pedido, mensagens de alteração de senhas, entre outros exemplos.
O SendInBlue permite criar landing pages, fazer testes A/B e gerenciar uma lista de contatos em uma plataforma intuitiva. Ele possui um plano gratuito, onde é possível enviar até 300 e-mails por dia, sem limite de contatos.
GetResponse
A GetResponse pode ser uma das melhores opções de ferramentas de e-mail marketing para gerar mais leads para uma empresa. Isso porque a plataforma possui integração com as redes sociais, permite o desenvolvimento de landing pages, testes A/B, além de ter mais de 500 templates prontos para serem utilizados.
Mailjet
O Mailjet é uma plataforma simples, intuitiva, que possui um editor de e-mails moderno. Com ele, é possível segmentar uma lista de contatos e automatizar disparos de mensagens personalizadas.
A ferramenta possui uma versão gratuita, que disponibiliza o envio de até 6 mil e-mails mensais (até 200 por dia).
Benckmark
O Benchmark é uma ferramenta de e-mail marketing para suprir as necessidades de qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. Nela, é possível criar e-mails, landing pages, desenvolver campanhas automatizadas e acompanhar os seus indicadores de performance.
Usando o plano gratuito, é possível disparar até 14 mil e-mails por mês para uma base de até 2000 contatos.
MailerLite
O MailerLite é uma ferramenta de e-mail marketing que dispõe de diferentes soluções para as empresas. Tenha acesso a inúmeros templates para criar e personalizar suas mensagens e formulários, além de automatizar tarefas do dia a dia.
Com o plano gratuito, os profissionais de marketing podem programar o disparo de até 12 mil e-mails por mês para uma base de até 1000 contatos. O programa também oferece um suporte disponível 24 horas para seus clientes, caso haja algum problema ou dúvida de utilização.
Aweber
A Aweber é uma das ferramentas de e-mail marketing mais conhecidas do mercado, principalmente, por conta de seu custo-benefício. Crie campanhas e listas segmentadas, use um dos inúmeros templates disponíveis para fazer criações personalizadas e acompanhe todos os resultados das ações.
Seu uso é pago, mas o programa dispõe de um período de teste, com 30 dias grátis para utilização.
Keap
Um dos principais objetivos do Keap é a simplificação da gestão de relacionamento das marcas com seus clientes, através da segmentação de contatos. O programa possibilita a criação e o disparo automático de informações, além de dispor de relatórios detalhados sobre cada campanha posta em ação. Caso haja interesse, é possível testar grátis a plataforma por 14 dias.
ActiveCampaign
A transformação das experiências das empresas com os processos de Marketing Digital é a principal proposta da ActiveCampaign. A ferramenta possui diferentes funcionalidades de e-mail marketing, como CRM, automação, segmentação, além de um suporte on-line para resolução de dúvidas e/ou problemas.
Não deixe de utilizar todos os recursos da sua ferramenta de e-mail marketing
Como vimos até aqui, as ferramentas de e-mail marketing são grandes aliadas para quem trabalha com estratégias on-line de empresas.
Elas automatizam e simplificam processos que poderiam tomar muito tempo, aumentando a produtividade das equipes, gerando economia e proporcionando uma comunicação assertiva com toda a lista de contatos de uma organização, através dos e-mails.
Além disso, os relatórios sobre o desempenho das campanhas são uma ótima alternativa para o entendimento de suas performances, ajudando a identificar falhas e realizar melhorias, independentemente da área, seja um texto ou em um simples detalhe no design de um botão, por exemplo.
Existem várias opções de ferramentas no mercado e, com certeza, alguma delas se encaixa com as suas necessidades.
Se você possui interesse em aprender na prática sobre as principais estratégias digitais e técnicas, como o próprio e-mail marketing, a Digital House possui o curso de Marketing Digital, que capacita seus alunos a lidar com qualquer tipo de desafio das grandes empresas do mercado.
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7 dicas para utilizar a sua ferramenta de e-mail marketing de maneira eficaz
Agora que você já sabe as funcionalidades de algumas ferramentas de e-mail marketing, separamos também algumas dicas para gerar mais vendas com o seu uso. Confira:
1 – Escreva um bom e-mail de boas-vindas
Este é o primeiro passo para iniciar a comunicação com sua lista de contatos. Ele deve ser enviado após um potencial lead fornecer e autorizar o uso de seus dados para envio de informações.
Oriente sobre a frequência de envios e introduza os conteúdos que você pretende enviar ao longo do tempo. Que tal oferecer um benefício especial para incentivar uma primeira compra?
2 – Aplique a identidade visual da marca nas peças
Para que uma empresa tenha um bom branding, é preciso ter uma identidade visual definida e estruturada. Ela deve estar presente em todos os conteúdos da marca, incluindo o envio de e-mails marketing.
3 – Não se esqueça dos textos alternativos das imagens!
O texto alternativo é o conteúdo exibido em situações onde as imagens de um e-mail não são carregadas no momento em que o usuário está visualizando a peça.
Já pensou se uma imagem que não possui um complemento em texto não carrega e o usuário perde o interesse na ação da campanha de marketing por esse motivo?
4 – Crie e-mails responsivos
Diversos estudos apontam que até 80% das pessoas podem excluir os e-mails que não são exibidos de maneira adequada no dispositivo utilizado. Por isso, o design responsivo é essencial para manter os consumidores engajados com sua marca.
5 – Identifique oportunidades de venda
As ferramentas de e-mail marketing podem ser utilizadas para identificar quem são os consumidores mais dispostos a comprar os seus produtos ou serviços.
Com o apoio de plataformas de análise de Marketing Digital, observe pontos específicos dos contatos, sempre que interagem de alguma maneira com a marca, seja no próprio e-mail, em seu site, redes sociais ou em outros canais disponíveis.
6 – Reconquiste consumidores que desistiram de uma compra
Uma pesquisa apontou que, em lojas virtuais, até 75% dos usuários costumam desistir de uma compra após inserir itens no carrinho. Enviar um e-mail de lembrete para finalizá-la ajuda a reduzir esses números e lembrar os consumidores da possibilidade de concluir suas aquisições de produtos e/ou serviços.
7 – Qualifique a fidelização de seus clientes
Para qualquer empresa, é importante manter um relacionamento recorrente com clientes que já compraram itens de sua marca, a fim de garantir bons resultados. Neste contexto, a primeira etapa de fidelização é solicitar um feedback sobre a compra realizada.
Fazendo isso, a organização entende quais são os pontos fortes da experiência que está oferecendo e o que melhorar em seus processos. Nessas trocas de e-mail, não se esqueça de contar as novidades do seu negócio, como os novos produtos disponíveis ou itens complementares ao que já foi adquirido etc.
Saiba como escolher a ferramenta de e-mail marketing correta ao seu negócio
São diversas alternativas disponíveis no mercado. Sendo assim, escolher a ideal é um ponto crucial para garantir uma boa comunicação entre a marca e os seus consumidores.
Existem alguns critérios que podem ajudá-lo a encontrar a solução ideal. Veja:
• A possibilidade de integração com outros sistemas e plataformas (site, CRM, redes sociais etc.).
• Materiais complementares ou treinamentos específicos que ensinam como utilizar a ferramenta da melhor forma.
• Suporte disponível e acessível, a fim de solucionar dúvidas e auxiliar na aplicação de processos específicos.
• Os cases de sucesso, que mostram o alcance dos objetivos desejados pelas empresas.
• Período de teste para experimentar as funcionalidades.
• Custo-benefício que esteja de acordo com a realidade da empresa e do mercado.
Fonte: digitalhouse