Imagine a seguinte cena: Você acorda e na hora do café da manhã liga a TV para acompanhar os primeiros noticiários. Entre as notícias, no momento dos comerciais, diversos anúncios brotam com as mais diferentes abordagem para destacar produtos e serviços. Chega a sua hora para trabalhar e no trajeto você passa por dezenas de outdoors, recebe alguns panfletos de pessoas simpáticas (outras nem tanto) ao parar no sinal de trânsito, e repara atrás dos ônibus aquela marca de calça famosíssima estampada. Ao chegar no trabalho, acessa o site de notícias que simpatiza e vê novamente alguns banners espalhados sobre outras marcas.
Nossa, olha só quantas publicidades você foi bombardeado nas primeiras horas do dia? É claro que algumas delas podem lhe conquistar, chamar a sua atenção e fazer com que compre depois ou até na mesma hora. Mas vamos para uma segunda cena…
Você deseja comprar um eletrodoméstico ou está em busca de um curso para realizar em sua cidade. Para verificar as opções, resolve olhar na internet, mais especificamente no Google. Então, você chega a noite em casa, sem nenhuma atividade adicional, e coloca o que deseja no buscador. Puff… em poucos segundos encontra exatamente o que procura já nas primeiras linhas. Ao olhar com atenção antes de clicar, vê que elas estão marcadas como anúncio. Você clica, gosta do que vê e decide pela compra.
Sentiu uma diferença? Acredito que sim. Os dois exemplos mostram formas e maneiras diferentes de fazer publicidade, de mostrar um anúncio. No entanto, no segundo caso há uma mudança substancial: existe a atenção completa do consumidor para o anúncio. O interesse em querer mais informações. A verdade é que estamos muito mais propensos a comprar algo se já temos um interesse prévio em um produto e serviço. E esse é o principal motivo pelo qual você não pode abrir mão de investir em busca paga em suas estratégias de vendas.
GoogleAds
Você não terá aqui uma aula de GoogleAds, essa não é a intenção, até porque todas essas plataformas mudam suas dinâmicas de forma muito rápida. No entanto, existem premissas importantes que precisa saber. Por exemplo: as palavras-chave.
Se realmente você quer atingir aquele consumidor no momento de compra, ou quando a atenção dele está voltando para buscar algo, é importante saber quais as palavras-chaves certas no momento que ele digita. Quanto mais assertivo, melhor o retorno.
Por exemplo: se é uma escola de dança que deseja oferecer aulas de samba em sua localidade. Caso o gestor simplesmente coloque a palavra-chave “dança”, além de ter milhares de cliques que não serão convertidos em nada, aquela palavra, por ter uma grande busca, terá um custo mais elevado. Agora, se na formatação a pessoa indica: “Aulas de Samba em Salvador”, essa é uma busca muito mais eficiente.
Mas quais são as melhores palavras para o meu negócio? Quanto eu devo investir? E respondo esses dois questionamentos com apenas uma palavra: teste. Você só vai ter certeza do que funciona e do que não funciona se testar. Se colocar em determinados dias, testar e avaliar o resultado. Se a ação deu certo, ótimo, aumente a verba. Se ela não trouxe o retorno mude a estratégia.
Facebook Ads
Você consegue incluir o público ideal e trabalhar diretamente em cima dele. Os grandes conselhos que dou neste sentido são:
1) Em todas as campanhas faça testes A/B, ou seja, crie mais de uma campanha com outras imagens e frases e teste aqueles que trarão mais retorno (crie 5, 6, 10 campanhas diferentes para a mesma ação).
2) Segmente os públicos em micro-públicos, assim você consegue atender melhor a necessidade do público através da sua campanha.
3) Utilize o Remarketing e personalize as chamadas!!! De forma simplificada, o remarketing é quando você procura algo e “magicamente” o anúncio “passa a seguir você” até que realize a compra. Isso é muito eficiente!
Novamente, a ideia aqui não é se aprofundar e lhe dar uma aula sobre o Facebook Ads, sobre as ferramentas, mas despertar a importância delas para sua estratégia digital. Esse pode ser o caminho para que seus resultados sejam realmente exponenciais
Fonte: Administradores