Atrair, convencer e converter um desconhecido em lead (e depois em comprador) se concentra dentro do que hoje é chamado de Marketing de Relacionamento — a melhor maneira de garantir vendas pela Internet que sejam constantes e lucrativas!
A tática de vender uma oferta na força bruta, focando nas tentativas de persuadir um cliente unicamente a partir das qualidades de um produto ou serviço, costumava dar certo em um passado, antes do Marketing Digital, em que basicamente todos os mercados tinham a venda como protagonista.
Com a evolução do Marketing 1.0 para o atual Marketing 5.0, o comportamento de compra do próprio público mudou, desfavorecendo o impacto “frio” causado unicamente pela promoção das qualidades de uma oferta e passando a se alinhar com o Sucesso do Cliente — e os sentimentos dele em relação à oferta!
Além de garantir que o cliente terá sucesso ao usar um produto ou contratar um serviço, as empresas precisam nutrir um relacionamento com cada integrante do público-alvo até persuadi-lo a comprar.
Essa persuasão deixa de ser apenas o contato frio e se torna benéfica para ambas as partes!
Este texto é a minha tentativa de ajudar a sua empresa a conquistar a lealdade imensurável da maior parcela da sua audiência, através da nutrição de relacionamentos duradouros, trazendo para a realidade:
Os mais de 16 anos extraindo resultados práticos à frente de uma das maiores agências de Inbound Marketing do Brasil fez com que a Orgânica se tornasse uma referência no Marketing de Relacionamento — e, a partir deste texto, o nosso próximo caso de sucesso pode muito bem ser o seu!
O que é Marketing de Relacionamento
O Marketing Digital envolve uma série de técnicas e ferramentas voltadas da atração até a conversão do maior número possível de interessados no que a sua marca tem a oferecer, além de fazer isso:
O Marketing de Relacionamento acaba sendo o nome de uma “modalidade” dentro do Marketing Digital, voltada para a missão de:
Em outras palavras, o Marketing de Relacionamento se aproveita das técnicas e das ferramentas do Marketing Digital (principalmente aquelas que medem e analisam o comportamento dos seus leads) para fazer com que cada pessoa entrando em contato com o seu negócio se sinta:
Quando a sua empresa faz mais do que falar sobre um produto ou serviço e passa a prestar atenção nos resultados que gostaria que tal público tivesse a partir dessas ofertas, ela inicia um relacionamento inteiramente voltado:
Quando a sua empresa dedica uma série de conteúdos a capturar, para depois nutrir e converter o público-alvo, os vínculos emocionais criados a partir desse relacionamento certificam de que, na hora da compra, o seu público comprará de você — e ninguém mais!
Afinal, quem foi que tirou as dúvidas dessas pessoas? Quem trouxe para elas a esperança de que as coisas poderiam ser resolvidas?
Na hora de passar o cartão ou de decidir entre outras alternativas além da sua marca, quem é que você acha que o seu cliente ideal (e envolvido) vai escolher?
Você!
O poder do Marketing de Relacionamento é incalculável — e os limites dependem apenas:
Para a sua sorte, você aprenderá como fazer tudo isso aqui!
Construindo conexões na jornada do cliente
Já que estou falando de criar conexões autênticas e poderosas entre a sua marca e o seu público perfeito, é de se imaginar que o Marketing de Relacionamento esteja presente em absolutamente todas as fases de conscientização e aproximação de um lead com o seu negócio:
Um jeito de garantir que o Marketing de Relacionamento será explorado ao máximo, por todas as etapas de envolvimento do público com as suas ofertas, é repetindo algo que fazemos aqui na Orgânica — não só para nós mesmos da agência, mas também para todos os nossos clientes:
Ficou com dúvidas sobre como construir um relacionamento com o cliente? O vídeo abaixo — e o exemplo logo depois — podem te ajudar a construir a estratégia certa!
Exemplo de Marketing de Relacionamento
Tudo começa com a produção de conteúdo respondendo duas perguntas importantes:
Como o Marketing de Relacionamento se baseia em estratégias de Marketing Digital para atingir e coletar dados sobre o público, tudo começa com conhecer o seu público e coletar todas as informações necessárias para fazer com que, posteriormente, ele compre as ofertas que você disponibiliza.
Toda essa persuasão ocorre aos poucos, de maneira indireta, mas influenciando diretamente as vendas dos seus produtos ou serviços, porque um relacionamento não nasce da noite para o dia, e a promoção das suas ofertas não acontece de forma fria.
Cada ação tem como objetivo ganhar espaço na vida dos clientes enquanto:
É por isso que os conteúdos personalizados e as publicações nas redes sociais têm um peso tão grande no Marketing de Relacionamento, afinal, é através dos conteúdos relevantes que o seu público pode ser:
Conforme a sua audiência avança na jornada de compra, os conteúdos mudam, passando de um material generalizado (amplamente segmentado), para uma abordagem mais personalizada e íntima (visando afetar indivíduos específicos).
Assim, você faz sua marca ser a única opção que importa na hora da compra!
Nesse caso, quanto mais os leads avançam na jornada de compra e de interação com os conteúdos da sua marca, mais as mensagens terão como objetivo:
Personalização através da coleta de dados
Todo esse processo de alcance, aproximação e encantamento do público pode começar sem que o seu negócio saiba muito sobre os detalhes que formam a personalidade de compra da sua audiência.
Mas é inevitável que, para seguir adiante nessa estratégia com resultados realmente positivos, você deve coletar e categorizar todas as informações possíveis sobre cada pessoa que interage com a sua marca!
A coleta de dados oferecida pelas plataformas de Marketing Digital são indispensáveis para vender mais e melhor — e sem parecer desesperado, atirando para todos os lados — porque é a partir dessas informações que você poderá identificar:
E pode parecer contra-intuitivo, mas como a intenção é fazer com que o público tome uma ação que aproxime a sua empresa dos objetivos financeiros dela, não dá para colocar a sua empresa (ou as ofertas dela) sob o holofote.
É preciso colocar a sua audiência no centro e se basear nela para decidir:
Então o Marketing de Relacionamento não é um conceito passivo: não basta apenas publicar um conteúdo e torcer para que ele encontre a turma dele!
O Marketing de Conteúdo tenta prever os comportamentos da sua audiência a partir dessa coleta de dados (e não dos achismos) justamente para criar conteúdos que respondam às perguntas que eles um dia virão a fazer (além das que eles já fazem) para garantir que você usará dos meios certos para:
Ao entender as preferências, os comportamentos e as necessidades individuais dos seus possíveis clientes, o seu negócio pode oferecer experiências personalizadas que ressoam com cada pessoa dentro desse panorama geral — fechando vendas maiores, melhores e mais frequentes como consequência disso!
As estratégias da Orgânica para o relacionamento com o cliente
Todos os resultados que a Orgânica alcança para si, e para os clientes parceiros, têm o aumento nas vendas como uma consequência natural do processo de se relacionar com os clientes de maneira intencional!
Mas isso só se torna possível depois que uma empresa:
São essas qualidades que podem tornar a sua empresa uma líder do mercado, e foram essas mesmas qualidades que transformaram a Orgânica em uma das maiores agências de Inbound Marketing do Brasil!
O passo seguinte é incrementar o Customer Experience do seu negócio usando de todos os dados levantados sobre a sua audiência até esse ponto — e eu explicarei o que é Customer Experience (e como usá-lo para assegurar o Sucesso do Cliente) logo abaixo.
Aprimorando o Customer Success com as táticas de relacionamento
Para aprimorar o Customer Success, é importante alinhar as necessidades e as expectativas dos clientes, oferecer suporte proativo e, é claro, construir relacionamentos de confiança.
Para isso, você deve conhecer bem o seu cliente, o que ele busca e os desafios que precisa superar. Com essas informações em mãos, você poderá personalizar a abordagem, mantendo uma comunicação aberta e frequente.
Estabeleça um canal de suporte contínuo, onde o cliente possa receber suporte antes, durante e depois da venda ser concluída.
Esteja disponível para responder perguntas, fornecer orientação ou mesmo resolver problemas rapidamente e garantir que seus clientes tenham o máximo valor de seu produto ou serviço.
Até porque todas as ações que mostrarem para o seu público que o seu negócio tem em mente o sucesso dele, vão ajudar a fazer com que ele enxergue na sua marca um “alguém” (em vez de um “algo”) que:
Para dominar cada estratégia de aquisição e retenção de clientes, recomendo fortemente que você confira o blog da Orgânica.
São dezenas de conteúdos gratuitos ensinando como tornar o Marketing de Relacionamento da sua marca mais pessoal (e efetivo), dedicando apenas alguns minutos de leitura por dia!
Invista em um relacionamento melhor!
Você tem duas opções para vender mais na Internet hoje em dia:
O poder do Marketing de Relacionamento se esconde em explorar as oportunidades de conexão (sempre através do Marketing de Conteúdo) que os seus competidores não estão vendo — ou que eles preferem ignorar em prol da venda fria e superficial focada no produto, em vez do comprador!
Se você decidir focar na sua audiência e utilizar ao máximo o Marketing de Relacionamento para aumentar suas vendas enquanto mantém a satisfação dos clientes, poderá descobrir uma variedade de novas oportunidades com o time multidisciplinar aqui da Orgânica!
Fonte: Orgânico Digital