Uma abordagem direta e objetiva, feita através de uma comunicação eficaz, colabora para um alto índice de fidelização de clientes internos e externos. E quando honesta e assertiva, produz nos colaboradores algo que desperta sentimento de aliança e responsabilidade pelo sucesso, causando impacto direto nos resultados de uma organização.
De acordo com Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas e em excelência e atendimento pela universidade de Harvard, e diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento ABTD, quanto mais simples forem tratados temas que aparentemente parecem complexos dentro das organizações, maior o impacto e, consequentemente, maior a possibilidade de aplicação. “O grande diferencial é trazer essa simplicidade na linguagem do dia a dia. E quando isso acontece, as empresas mudam completamente para melhor”, destaca.
Depois de mais de uma década no mundo corporativo, Alexandre notou que o fato de algumas organizações que conseguiam atingir um índice altíssimo de clientes fiéis a uma determinada marca é porque contavam com funcionários ainda mais apaixonados por ela. “Se eles estão inseridos em um clima favorável, desenvolvem habilidades de se reinventar todos os dias para atender tanto a necessidade da empresa quanto a do seu público, independente do cenário econômico do país”, revela o especialista em gestão de pessoas.
Uma empresa leve e alegre faz com que o desempenhar das tarefas ocorra com maior naturalidade e facilidade devido à cumplicidade que um ambiente harmônico proporciona aos envolvidos. “Por mais que existam episódios de tensos, o que é muito normal, a convergência da equipe não permita que haja impactos negativos, porque os colaboradores aprendem constantemente e contam com uma gestão objetiva e transparente, que compartilha a visão sobre onde e como chegar”, aponta.
Mas para atingir esse patamar, é preciso investir constantemente em treinamentos que possam ofertar ferramentas que sirvam de alicerce para que a equipe saiba agir com simplicidade frente aos desafios. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) aponta que no Brasil, a média de investimento anual em T&D por colaborador é de R$ 624, o que representa um aumento de 24%, sobre o ano de 2015. “Isso evidencia a preocupação de algumas empresas em qualificar para lidar com momentos desafiadores, com o objetivo de ter um time mais ou para ganhar em desempenho”, aponta Slivnik.
Depois de fazer pesquisas de quais empresas alcançavam índices altos de resultados e engajamento de colaboradores, Alexandre decidiu estudar profundamente a Disney e entender o que os seus gestores faziam para manter seus colaboradores engajados e motivados. “Descobri que a palavra chave é a simplicidade. Quanto mais simples abordamos temas que aparentemente parecem complexos dentro das organizações, maior o impacto e, consequentemente, maior a possibilidade de aplicação”, conclui.
Fonte: Administradores