Os termos “recrutamento” e “aquisição de talentos” são frequentemente usados de forma intercambiável e muitos pensam ter o mesmo significado – um léxico usado para descrever a multiplicidade de processos envolvidos na busca e contratação de candidatos. . No entanto, o recrutamento e a aquisição de talentos não são a mesma coisa. Compreender as diferenças entre eles e adaptar seu processo de contratação em conformidade pode ajudá-lo a contratar melhores talentos.
Vamos começar definindo os dois termos:
O que é recrutamento
Um processo linear que envolve a procura de um candidato específico para preencher uma posição específica. Recrutamento é reativo: uma posição é desocupada ou criada e uma nova pessoa deve ser encontrada para preenchê-la. A principal função do recrutamento é encontrar candidatos para jobs atualmente disponíveis.
O que é Talent Acquisition
Em vez de um processo linear, a aquisição de talentos é uma abordagem cíclica voltada para a construção de relacionamentos, antecipando futuras necessidades de contratação e criando um grupo sustentável de candidatos. É uma abordagem mais estratégica que desenvolve e nutre um pipeline de talentos com uma visão de longo prazo.
Agora que definimos os termos, aqui estão os elementos que diferenciam a aquisição de talentos do recrutamento.
1. Planejamento e estratégia
Estabelecer uma sólida estratégia de aquisição de talentos precisa de um ótimo planejamento. Ao contrário do recrutamento, a aquisição de talentos exige um olhar mais profundo sobre a natureza do seu negócio e uma compreensão das futuras necessidades no local de trabalho. É uma abordagem de futuro, olhando através de uma lente mais ampla, que leva em consideração os mercados de trabalho locais e globais. Uma vez que a aquisição de talentos não ocorre no vácuo, o processo envolve mais planejamento.
2. Segmentação da força de trabalho
A aquisição de talentos depende da compreensão dos diferentes segmentos de trabalho dentro de uma empresa, bem como das diferentes posições nesses segmentos. Além de uma compreensão completa do funcionamento interno da sua empresa, você também deve conhecer as habilidades, experiências e competências de cada um. Este conhecimento é essencial para o sucesso.
3. Marca de empregador
Mais do que nunca, as marcas vão além de atrair consumidores para atrair talentos. Assegurar que a marca da sua empresa é clara e atraente é um elemento principal na aquisição de talentos. Isso envolve promover uma imagem positiva e uma cultura de empresa e estabelecer uma boa reputação baseada em produtos e serviços de qualidade. Uma marca sólida atrai os melhores candidatos, dando-lhes uma olhada dentro do que é trabalhar para sua empresa. Deve-se criar uma vontade de pertencer nos futuros candidatos.
4. Escopo de Talento e Gestão
O melhor talento vem de muitos lugares diferentes. Através da aquisição de talentos, você está pesquisando e reconhecendo os diferentes lugares onde você pode obter os melhores candidatos. Uma vez que você estabeleceu contato com potenciais candidatos, você deve manter e construir esses relacionamentos. Tudo isso é feito com o entendimento de que a maioria desses candidatos não irá preencher as posições imediatamente, mas sim a linha abaixo.
5. Métricas e análise
Finalmente, nenhuma estratégia de aquisição de talentos está completa sem usar métricas importantes para realizar rastreamento e análise adequados. Ao coletar e analisar informações pertinentes, você pode melhorar continuamente seu processo de recrutamento e tomar melhores decisões de contratação, melhorando sua qualidade de contratação.
Uma coisa a observar é que o recrutamento é uma parte da aquisição de talentos. No entanto, apenas se envolver em recrutamento é um pouco como colocar o carrinho antes do cavalo. Todos os elementos listados acima são necessários para implementar uma estratégia que permita às empresas atrair, recrutar e manter os melhores talentos.
Fonte: RH Portal