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Vendarketing: alinhando Marketing e Vendas com resultados excepcionais!

21 de agosto de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Vendarketing (Vendas + Marketing) é uma estratégia focada no alinhamento entre as áreas de vendas e marketing de uma empresa, aumentando o potencial de geração de receita

Como você deve ter notado, o termo é uma junção de dois setores que você conhece bem: Marketing e Vendas.

Porém, o que o Vendarketing representa na prática? Porque você deve se preocupar com isso?

A verdade é que, apesar de não conhecer o termo, muitas empresas enfrentam grandes problemas no Vendarketing por não saberem exatamente como ele funciona e, mais ainda, por não entender como ele pode impactar diretamente na receita do seu negócio.

Por isso nós criamos esse conteúdo que vai te explicar de forma prática e completa o que é, como introduzir essa metodologia na sua empresa e como mensurar o impacto que as ações de vendarketing tem gerado nos seus resultados!

Neste conteúdo você verá:

  • O que é Vendarketing;
  • o papel de Marketing e Vendas em um negócio;
  • porque utilizar técnicas de Vendarketing;
  • como aplicar o Vendarketing na sua empresa;
  • as métricas mais importantes;
  • CRM e Vendarketing;
  • eu preciso contratar um profissional de Vendarketing?
  • o que é Vendarketing?

Vendarketing é a junção de dois termos: Vendas e Marketing. Essa estratégia tem como objetivo manter o alinhamento entre os times de Marketing e Vendas, para que ambos consigam extrair o máximo de suas atividades, aumentando o potencial de geração de receita de um negócio.

Mas não pense que nós inventamos isso. Na verdade, estratégias de Vendarketing já são conhecidas a muito tempo por outros países — o que, em inglês é chamado de Smarketing, que também é a junção de Vendas (Sales) e Marketing.

Para entender um pouco melhor como isso funciona na prática, vamos precisar entender como é o trabalho desses dois times.

O papel de Marketing e Vendas em um negócio

É muito fácil entender a atuação de um time de vendas em uma empresa: como o próprio nome diz, fazer a empresa vender.

Porém, quando falamos de Marketing, as respostas são as mais diversas:

  • Fazer com que as pessoas conheçam a sua empresa;
  • ser responsável pelo Branding;
  • criar anúncios;
  • cuidar dos canais de comunicação de uma empresa.

Todas essas ações são possíveis para um time de Marketing, mas elas são apenas o meio pelo qual ele alcança o seu objetivo que é: fazer a empresa vender mais!

Dessa forma, se o seu Marketing não está atingindo esse objetivo, das duas uma: ou você está investindo nas ações erradas, ou você não está conseguindo medir os resultados obtidos pela sua equipe.

Mas, na prática, o seu time precisa gerar novas oportunidades para o seu time de vendas através de todos aqueles pontos que citamos acima, e muitos outros. E se você ainda não tem essa visão sobre a sua equipe, essa é a primeira coisa que precisamos alinhar!

Desse modo, você consegue perceber que marketing e vendas tem o mesmo objetivo? A única coisa que vai diferenciar as duas equipes é a forma com que elas fazem isso.

Por isso é tão importante que os dois times estejam extremamente alinhados: marketing precisa gerar oportunidades para vendas e vendas precisa extrair o máximo dessas oportunidades. E é aí que entra o Vendarketing

Por que utilizar técnicas de Vendarketing

O básico nós já aprendemos até aqui. Ou seja, você possivelmente já percebeu que o principal objetivo do Vendarketing é manter o alinhamento de Marketing e Vendas.

Agora vamos entender porque isso é importante:

Para melhorar a experiência dos seus potenciais clientes

O primeiro ponto que será impactado com a implementação de estratégias de Vendarketing na sua empresa é a experiência dos seus potenciais clientes.

Isso porque o Vendarketing é responsável pelo alinhamento do discurso dos dois times, para que na passagem de bastão de Marketing para Vendas o seu lead entenda que ele está falando com a mesma empresa, e não sofra uma quebra de expectativas.

Para melhorar a comunicação entre as equipes

Dessa forma, você melhora também a comunicação entre esses dois times, que trabalharão mais próximos e, com isso, alinhados também em relação às entregas!

Essa comunicação é importante para agilizar a passagem dos leads pelo funil de vendas, para que a resolução de problemas seja mais rápida e, dessa forma, os dois times trabalhem de forma mais eficiente e com um objetivo claro: gerar lucro!

Para garantir que você não perca nenhuma oportunidade

Outro ponto importante do Vendarketing é o impacto que ele tem nas metas de uma empresa. Você pode achar que “quanto mais leads melhor”, mas essa frase não é uma verdade.

A melhor meta que um time de Marketing pode ter é gerar o número de oportunidades que o time de vendas precisa — e dá conta de contactar.

Gerar oportunidades a mais pode prejudicar os seus resultados a longo prazo, já que esses leads esfriam e não estarão mais tão preparados para compra quanto estavam quando foram gerados.

Por isso, o Vendarketing ajuda a equilibrar essa balança, verificando o desempenho dos dois times para garantir que nenhuma oportunidade seja perdida, e assim você atinja o máximo do potencial do seu time, aumentando sua receita!

Para estabelecer metas realistas para os dois times

Deu para perceber que Vendarketing também se trata de métricas, né? Na verdade, esse é um dos principais e mais importantes pontos que serão impactados com essa estratégia em seu negócio.

Com ele você saberá exatamente quantas oportunidades o seu time de Marketing consegue gerar e como elas se convertem em vendas.

A ideia é que eles consigam fazer um trabalho que:

  • Não ultrapasse a capacidade do seu time de Vendas em atender;
  • não seja menor que o mínimo viável para que suas metas sejam batidas;
  • assim você conseguirá colocar metas realistas e que fazem sentido para os dois times;
  • para ter previsibilidade.

Com tudo isso, você ganha em previsibilidade, o que afeta diretamente a saúde financeira do seu negócio!

Através de técnicas de Vendarketing você conseguirá calcular quanto o seu time irá gerar de receita nos próximos meses, agirá de maneira preventiva caso esse objetivo não esteja sendo alcançado e poderá elaborar um plano de ação para facilitar o crescimento e o desenvolvimento do seu negócio.

Fonte: Blog da Rock Content

Imagem: Business photo created by senivpetro – www.freepik.com

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