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10 dicas para otimizar o funil de vendas

10 dicas para otimizar o funil de vendas

1 de março de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Depois de entender quais são as etapas de um funil de vendas e o que fazer em cada uma delas, acredito que você esteja ansioso para colocar em prática, não é mesmo?

Antes, porém, tenho algumas dicas que vão ajudar a otimizar esse processo.

Acompanhe!

1. Faça uma pesquisa de mercado

Infelizmente, muitas pessoas ainda subestimam o poder de uma boa pesquisa de mercado na hora de construir o funil de vendas.

Esse é um erro que você não pode cometer também.

Afinal, tão importante quanto entender quais são as demandas do consumidor é saber como a concorrência se organiza para atendê-las.

A pesquisa de mercado, portanto, não é feita para copiar modelos previamente estabelecidos, mas serve para estudar as formas como terceiros têm lidado com questões similares às suas.

2. Realize testes A/B para otimizar o funil de vendas

Quem atua na área do marketing sabe bem que não existe fórmula mágica nem oráculo que vai apontar o caminho certo.

O trabalho aqui deve ser orientado pela tentativa e erro para encontrar aquilo que dá certo em cada contexto.

Por isso, eu recomendo sempre a incorporação de testes A/B para experimentar diferentes estratégias e identificar o que dá mais retorno.

O tipo de teste utilizado vai depender da sua estratégia.

Por exemplo, se você trabalha com e-mail marketing para nutrir sua base de leads, pode testar diferentes títulos no assunto da mensagem para avaliar qual tem a maior taxa de abertura.

3. Analise os resultados

Os testes são importantes, é claro.

Mas de nada adianta promover uma série deles se, no final, você não se preocupa em analisar os resultados obtidos.

Em outras palavras, quero dizer que qualquer estratégia de marketing só será eficiente se estiver alinhada aos desejos reais do seu público.

Por isso, o trabalho dos profissionais da área deve ser árduo no sentido de experimentar hipóteses e melhorar os processos por meio da análise dos resultados dos testes e das próprias ações depois de colocadas em prática.

4. Nutra seus leads com conteúdo de qualidade

Engana-se quem pensa que a atuação do marketing acaba depois de qualificar os prospects.

Hoje em dia, o relacionamento com o consumidor se tornou mais importante do que nunca e, por isso, é essencial investir em ações para nutrir o seu lead com conteúdo de qualidade constantemente.

Além da possibilidade de vender novamente para a mesma pessoa, ao fazer esse trabalho, você garante que a marca permanecerá na mente dos clientes e será recomendada por eles.

E como essa nutrição acontece?

Já falei sobre o e-mail marketing, mas há outros formatos, como newsletters, e-books e podcasts.

5. Use mídias de alto engajamento para se destacar

O pensamento estratégico deve ser o ponto principal para aprimorar qualquer funil de vendas.

Nesse sentido, a otimização do orçamento para vender mais gastando menos também faz parte do processo.

Portanto, analise os seus resultados periodicamente para investir naquelas mídias que têm maior engajamento para a sua marca e, assim, trazer cada vez mais pessoas para dentro do funil.

De modo geral, isso tem relação direta com a persona.

Ou seja, definindo um perfil de cliente ideal, você descobre onde ele está, que tipo de conteúdo consome, quais redes sociais acessa e como deseja receber sua mensagem.

6. Publique resenhas, depoimentos e histórias de clientes

Lembra quando falei da importância do relacionamento para que a sua empresa seja recomendada?

Para o bem ou para o mal, não há nada mais potente para o marketing do que a opinião de um cliente.

Ela é uma prova social, o que serve de incentivo para que outras pessoas possam se beneficiar daquela experiência positiva relatada.

Procure destacar resenhas, depoimentos e cases de sucesso sempre que possível e lembre-se, é claro, de responder reclamações e críticas construtivas.

Quanto mais ativo você for na interação com seus leads e clientes, mais otimizado o seu funil de vendas vai estar.

7. Reduza o atrito em formulários e páginas de checkout

Esta dica é especial para quem atua no e-commerce.

Segundo uma pesquisa britânica, quase 70% dos clientes desiste da compra no último estágio do funil – e, por isso, otimizar as páginas de checkout deve ser uma prioridade.

Pense sempre nisso na hora de construir o seu e-commerce ou criar um formulário para encomendas.

Quanto mais simples for o processo de finalização, menor será o atrito e maiores serão as chances de a venda ser concluída.

8. Invista na fidelização

Outro ponto importante de manter uma estratégia contínua de nutrição dos seus leads é garantir a fidelização.

Além de oferecer uma experiência satisfatória na jornada de vendas, é fundamental apresentar vantagens para quem volta a comprar com você.

Lembre-se de que o cliente recorrente é muito mais barato para a empresa, já que ele já foi qualificado uma vez.

9. Aposte em produção de conteúdo

Um bom jeito de manter o relacionamento com o cliente em dia é por meio da produção de conteúdo relevante.

Nesse sentido, é interessante criar e manter um blog que não aborda só os produtos, mas que também apresenta informações pertinentes para a vida do seu consumidor.

Mas o conteúdo também pode vir em outros formatos e canais de marketing, como comentei antes.

Pense sempre no que suas personas desejam.

10. Invista em um programa de indicação

Quem garante uma boa experiência de compra para o seu cliente, certamente, vai conquistar sua admiração e conseguir transformá-lo em um verdadeiro promotor da marca.

Quando esse é o caso, vale a pena criar programas de indicação para incentivar o consumidor a recomendar os seus produtos ou serviços para amigos e familiares.

Nesse sistema, o cliente antigo ganha vantagens comerciais e o negócio conquista uma nova venda sem precisar pagar por uma jornada partindo do zero no funil.

Concorda que é uma ótima forma de vender mais?

Conclusão

Hoje em dia, é difícil encontrar empresas que não buscam por dicas para otimização do funil de vendas.

Essa importante ferramenta surgiu no contexto do marketing, mas, aos poucos, popularizou-se entre profissionais de outros segmentos.

Atualmente, entendemos que ter um funil bem desenvolvido e monitorar os resultados é essencial para garantir que a verba gasta em publicidade terá um retorno satisfatório.

Para vender cada vez mais e ter um negócio de sucesso, siga as dicas deste texto.

E não vá embora sem deixar sua opinião nos comentários, dividindo suas expectativas, dúvidas e experiências.

Fonte: NeilPatel

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