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10 dicas para quem aterrissou na automação de marketing

12 de julho de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Está começando a trabalhar com automação e ficou perdido? Este artigo te ajuda a conquistar o seu espaço

Até o início de 2017, eu sabia muito pouco sobre Automação de Marketing. Para mim, era apenas mais um termo na sopa de letrinhas do universo do marketing atual.

Talvez, essa seja a sensação de muita gente, quando começa a trabalhar com ferramentas como Salesforce, Watson – IBM ou com a brasileira RD Station. Algo que era um conceito teórico e distante, transforma-se em um desafio real para ser vencido agora mesmo.

Eu tive que aprender muito – e aprender rápido! – sobre tudo o que gira em torno do universo destas ferramentas que vieram para ficar.

Para ser bem específico: o escopo de trabalho de todos os clientes que eu precisava entregar o Planejamento de Comunicação passava pela Automação de Marketing. Desde pequenas e médias empresas até às enormes multinacionais.

Com sorte e com esforço, aprendi algumas coisas aqui e ali que podem ser úteis para quem acabou de aterrissar neste universo.

Aqui, vou te apresentar 10 dicas, boas práticas e o que ficar de olho quando se está começando com a Automação de Marketing:

1. Comece com a estratégia

Como em todas as iniciativas da área, a implementação da Automação de Marketing deve seguir uma estratégia. Se você não tem uma estratégia bem definida, nem pense em automatizar nada, ou você vai rasgar dinheiro. Tente responder a essas perguntas essenciais:

O que estou tentando alcançar com Automação de Marketing?

Qual target eu quero atingir?

Como eu saberei identificar se a iniciativa foi bem sucedida?

Por mais que a Automação de Marketing seja uma tecnologia de ponta, a estratégia é sempre a parte mais importante e a ferramenta precisam segui-la.

2. Tenha uma base sólida de dados

Todos os experts que me ajudaram a entender mais profundamente este universo insistem que a qualidade dos dados da sua base é fundamental para o sucesso da campanha.

Isso não quer dizer que você deva ter medo de iniciar um projeto porque ainda está tentando entender alguns dados inconsistentes ou muito específicos que sua base pode ter. Pelo contrário: a estratégia da campanha deve contemplar a aquisição de dados mais confiáveis, mas aproveitar os dados que sua base já tem de forma inteligente.

3. Explique bem o projeto

Implementar campanhas de Automação de Marketing requer mais budget que o contrato do software utilizado. Isso porque o software sozinho não é capaz de fazer nada.

Além da estratégia e da criação de materiais para nutrir leads, precisamos nos lembrar que também são necessárias as etapas de integração, implementação e manutenção da ferramenta.

Automação não é um projeto simples e, por isso, é importante mostrar todas as etapas do processo e os custos esperados para cada uma delas.

4. Prove que funciona o mais rápido que puder

Ainda tem muita gente que não acredita no marketing digital. Além deles, bota para a conta aqueles que têm um pé atrás em adotar ferramentas novas – o que é muito comum e compreensível, na minha opinião.

Cabe a nós, profissionais de marketing, esclarecer todas as dúvidas e provar por A + B que a campanha funciona. Assim que você puder mostrar o ROI em relatórios, mostre. Você só tem a ganhar com clientes mais tranquilos e satisfeitos.

5. Resolva os pequenos problemas logo

A melhor forma de provar o ROI rapidamente é, para mim, resolver problemas menores antes de tentar atingir toda a massa.

Isso pode significar incluir um programa de cadastro para visitantes compreenderam os benefícios e vantagens de se registrar ou também a otimização de cada um dos e-mails enviados: um de cada vez.

6. Facilite nos relatórios

Para complementar os pontos 4 e 5, eu te digo: facilite o seu relatório. Tenha em mente, logo de início, KPIs que realmente farão a diferença para mensurar o sucesso ou compreender o fracasso da campanha. Dessa forma, você elimina todos aqueles outros indicadores que não vão ser úteis para aquele negócio em específico.

Mais importante ainda é deixar os relatórios fáceis de entender para quem não é do marketing. Nem sempre estaremos lidando com profissionais da área e termos técnicos podem afugentar e confundir quem está lendo. Também acrescentaria análises bem explicadas e insights sobre o que fazer em seguida.

7. Mantenha a consistência

Um erro comum e que pode detonar sua estratégia é a inconsistência, que pode acontecer em vários momentos: no design, na redação, ou até mesmo na falta de frequência da comunicação.

Para se alcançar o sucesso com Automação de Marketing é muito importante programar ações pensando estrategicamente na produção de conteúdo, no disparo de e-mails, e na implementação de programas.

8. Agilize a vida do comercial

Marketing e Vendas são equipes complementares. No final do dia, o objetivo final das duas é manter a empresa de portas abertas. Então, agilize a entrega de reports para a equipe comercial.

Tenha uma rotina de encaminhamento de relatórios e mantenha a equipe de vendas informada. Se eles fecharem a venda, é ponto para os dois times!

9. Admita os erros com sinceridade

Encare o fato: todo mundo erra em algum momento. As circunstâncias mudam o tempo todo e, com certeza, uma hora algum deslize vai acontecer. Além disso, precisamos ser honestos e entender que nem todos os projetos vão funcionar bem ou demonstrar um bom ROI desde o começo.

Então, admita os seus erros assim que eles acontecerem e siga em frente, apontando para otimizações ou novos caminhos a serem adotados.

10. Continue aprendendo

Todos com quem conversei me disseram o seguinte: com Automação de Marketing você vai aprender algo novo todos os dias. E não é que eles estavam certos?!

As mudanças tecnológicas acontecem na maior velocidade e precisamos continuar de olho para aprender a cada update lançado. Isso não te faz um profissional atrasado ou obsoleto. Pelo contrário, mostra humildade e paixão pelo que você está se propondo a fazer.

Fonte: Administradores.com

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