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10 ferramentas para conseguir informações valiosas sobre seus concorrentes

9 de julho de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Com o uso de ferramentas para espiar a concorrência, você pode receber insights valiosos para otimizar sua própria estratégia. É possível, entre outras coisas, descobrir as palavras-chave que atraem mais tráfego orgânico para o site do seu competidor. Conheça as 10 opções mais relevantes!

Monitorar a concorrência é uma atividade que deve ser realizada com frequência por todo empreendedor. A ideia não é apenas observar as ações do concorrente e acompanhar as tendências do mercado, mas também analisar a reação do público e gerar insights para otimizar sua própria estratégia.

Para que esse monitoramento seja possível, você precisa contar com a ajuda da tecnologia da era digital. E é aí que entram as ferramentas de análise da concorrência. Com esses programas, é possível, de forma simples, acessar dados e receber informações valiosas sobre a estratégia de seus concorrentes.

Pode ser que você já conheça algumas ou até as utilize para monitorar sua própria empresa. Neste texto, contudo, vamos apresentar as principais ferramentas que podem ser usadas para esse fim, indicar suas vantagens e explicar como funcionam.

Confira os nomes que serão abordados:

  1. Google Alerts
  2. Mention
  3. InfiniGraph
  4. Instapaper
  5. SEMRush
  6. Google Keyword Planner
  7. Open Site Explorer
  8. Buzzsumo
  9. Socialblade
  10. SimilarWeb

 

  1. Google Alerts

O Google Alerts é uma ferramenta simples e fácil de usar que funciona enviando relatórios diretamente para seu email. Se você quer saber todas as vezes que um concorrente for citado na Internet, seja em um link, seja na frase de um texto, basta configurar a ferramenta e você receberá alertas diários ou na frequência de sua preferência.

Além disso, é possível monitorar palavras-chave também. Se o uso delas é relevante para sua estratégia, você pode registrar o termo que quiser no Google Alerts e o programa vai detalhar sua utilização na internet em tempo real. Além de tudo isso, a ferramenta funciona de forma gratuita.

Confira algumas formas de usar essa ferramenta:

  • identificar os canais em que seus competidores estão sendo citados;
  • monitorar as menções feitas sobre suas empresas (especial para aquelas em reclamações — isso permitirá responder e solucionar os problemas);
  • monitorar palavras-chave.
  • ferramenta de espiar a concorrência Google Alerts
  1. Mention

Mention é uma ferramenta com algumas funcionalidades interessantes que focam em blogs, vídeos e redes sociais.

Funciona assim: você procura por um termo, que pode ser uma palavra-chave ou o nome de uma empresa. A partir disso, a ferramenta vai mostrar tudo o que está sendo dito sobre o termo em todos os canais online.

Assim, é possível ver quantas vezes e com que frequência o ele foi mencionado. Existe, ainda, a possibilidade de se inscrever em um feed RSS focado na palavra em questão, a fim de não perder mais nenhuma menção relacionada a ele.

O uso do Mention é muito similar ao do Google Alerts. A diferença é que, com ele, você pode fazer uma análise cruzada do que está sendo dito nas mais variadas redes sociais. Assim como o Alerts, a ferramenta é gratuita.

  1. InfiniGraph

Se você quer rastrear quais são as tendências em seus círculos nas redes sociais, é só usar o InfiniGraph com foco em sua indústria ou área de atuação. A ideia por trás dessa ferramenta é você usar o poder de sua audiência para saber quais conteúdos e marcas são tendência entre eles.

Essa é uma ferramenta que pode ser utilizada tanto para sua avaliar sua própria companhia quanto para realizar uma análise competitiva. O InfiniGraph é mais uma ferramenta gratuita que pode ser empregada para:

seguir as tendências da sua indústria nas redes sociais;

rastrear as tendências de seus competidores;

obter informações sobre sua persona.

  1. Instapaper

Todo bom espião precisa de uma organização impecável, concorda? O Instapaper permite que você salve páginas da Internet para ler depois, seja acessando o browser, seja baixando em seu dispositivo.

O interessante é que ela permite o acesso a recursos interessantes, como um marcador de texto e um visual minimalista.

Uma vez que você se cadastrar, você poderá adicionar um marcador à sua barra para deixar tudo mais simples. Então, é só registrar as páginas mais importantes do mercado em que você está inserido e acompanhar suas atualizações.

  1. SEMRush

Uma das ferramentas favoritas dos profissionais de marketing, o SEMRush é especializado em obter dados essenciais para qualquer estratégia de Marketing Digital. É possível, por exemplo, pesquisar uma palavra-chave e obter um relatório completo sobre o volume de busca e o tráfego relacionado a elas.

Além disso, você pode digitar a URL do site do seu concorrente para receber, de forma imediata, informações sobre as principais palavras-chave que ele utiliza para rankear na SERP.

ferramenta de espiar a concorrência Hubspot

É viável, ainda, descobrir e quais termos geram maior tráfego para o website. Tais insights são excelentes para uma estratégia competitiva de SEO.

A melhor parte é a interface: tudo vem em formato de gráfico, o que facilita bastante a compreensão e enriquece o processo de análise.

Você conseguirá muita informação somente com a versão gratuita do SEMRush, porém, se quiser mais informação e detalhes, a assinatura custa cerca de 100 dólares mensais.

  1. Google Keyword Planner

Antes separado em Google Keyword Tool e Traffic Estimator, o Google Keyword Planner é completo. Trata-se de uma ferramenta muito utilizada para encontrar as palavras-chave mais relevantes em estratégias de Marketing de Conteúdo. Contudo, se você dominar o seu uso pode acessar insights valiosos sobre a concorrência.

Com o Keyword Planner, você pode procurar por uma palavra-chave em específico ou por ideias para grupos de anúncio.

Basta inserir a URL do seu concorrente para acessar dados relacionados aos termos que geram mais tráfego para o website. Essa é uma excelente forma de encontrar palavras-chave de cauda longa, muito úteis para anúncios.

Conhecendo os termos mais eficientes do seu concorrente, você pode inseri-los em uma ferramenta como o SEMRush e entender como elas rankeiam. Aí, é só identificar se é válido concorrer pela palavra-chave e estruturar uma estratégia para tal.

  1. Open Site Explorer

O Open Site Explorer foi desenvolvido pela MOZ, logo, é difícil duvidar de sua qualidade. Ela é uma das mais populares ferramentas atualmente e permite seguir os esforços de link building que seus concorrentes estão fazendo. Você pode ver quem linkou para eles, qual é a autoridade do domínio e qual é o texto âncora.

Além disso, é possível acessar e comparar dados relacionados a cada um desses links, o que facilita o processo de análise e o torna mais acessível. A versão gratuita do Open Site Explorer providencia alguns dados interessantes, mas, para liberar todo o potencial da ferramenta, é preciso assinar o pacote do Moz’s Analytics.

  1. Buzzsumo

O Buzzsumo é uma das ferramentas mais poderosas no que diz respeito ao acompanhamento dos conteúdos da competição.

Com ela, você pode descobrir, por exemplo, qual publicação nas redes sociais de uma determinada marca gerou mais compartilhamentos em um certo período de tempo.

Como os outros integrantes dessa lista, seu uso não é apenas para monitorar outras empresas, mas principalmente para otimizar sua estratégia.

Por isso, o Buzzsumo também permite que o mesmo processo seja realizado para descobrir os conteúdos que mais geraram engajamento utilizando determinadas palavras-chave.

Uma funcionalidade interessante é a disponibilização de alertas. Você pode configurar o programa para enviar uma mensagem toda vez que uma de suas palavras-chave forem mencionadas. A notificação também pode indicar que seu concorrente postou um conteúdo de destaque.

Por fim, o Buzzsumo proporciona uma análise detalhada e certeira por meio de seus relatórios comparativos. Basta escolher seus competidores mais importantes e deixar que a ferramenta compare a performance dos conteúdos de cada um deles.

  1. Socialblade

Socialblade é uma ferramenta que já vem sendo utilizada com frequência para o marketing de influência. É que sua principal funcionalidade é analisar o volume de engajamento que certos perfis recebem nas principais redes sociais, como Twitter, Instagram e YouTube.

Com ela, fica fácil identificar os perfis mais influentes nas redes e compreender as principais tendências que mexem com o comportamento dos usuários. Na análise da competição, a ferramenta auxilia contabilizando em tempo real o número de seguidores e o volume de interações gerado por uma determinada conta.

Assim, o Socialblade cria rankings que identificam os perfis mais influentes nas redes sociais. É possível acessá-los gratuitamente com uma visita no website da ferramenta, em que você pode agendar uma consulta para obter mais informações sobre pacotes.

  1. SimilarWeb

Se estivéssemos falando de estabelecimentos físicos, não seria tão difícil calcular quantas pessoas visitam seu concorrente diariamente, não é? Bastaria observar o tráfego e anotar os valores. O ambiente digital torna esse controle um pouco mais complicado, porém, não impossível.

SimilarWeb é uma ferramenta voltada para analisar o volume de tráfego gerado pelo site de seus concorrentes. É muito fácil. Basta acessar o website, digitar a url do competidor na barra de pesquisas e clicar ok.

Alguns segundos depois, você terá acesso a um relatório completo, que inclui os seguintes dados:

  • rankeamento do site no país de origem;
  • classificação global;
  • rankeamento do site em uma determinada categoria;
  • total de visitas nos últimos 6 meses;
  • páginas acessadas por visita;
  • taxa de rejeição;
  • duração média de cada visita;
  • origem de tráfego;
  • porcentagem de tráfego orgânico e pago.

Além disso, é possível adicionar outros URLs para realizar uma análise comparativa. Com esses dados em mãos, é possível ter uma ideia mais bem embasada sobre o que está funcionando na estratégia do concorrente e o que não deve ser replicado. Assim, você pode tomar decisões mais eficientes para o seu negócio.

Monitorar e analisar os esforços da concorrência é tão importante quanto acompanhar seu próprio negócio. Afinal, os dados gerados todos os dias na internet tem o potencial de abrir caminho para estratégias e soluções cada vez mais eficientes.

Fonte: Blog da Rock Content

Imagem: Fundo vetor criado por iconicbestiary – br.freepik.com

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