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12 livros de Marketing para ler em 2024

8 de janeiro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O início do ano é uma ótima época para criar novos hábitos e traçar metas. Fazer exercícios, se alimentar melhor e ler mais livros costumam figurar nas promessas mais recorrentes. Pensando nisso, listamos 12 livros de Marketing para ler em 2024. Um a cada mês, um por semana ou em uma sequência personalizada. O que importa é estar antenado com o que o mercado traz para sua atualização.

A leitura é uma atividade multifacetada que contribui para o desenvolvimento pessoal, intelectual e social, desempenhando um papel crucial em várias áreas da vida. Confira nossas recomendações para começar a alavancar o seu desenvolvimento profissional.

1- Desmarketize-se: O novo Marketing não parece Marketing

Para trazer um novo olhar ao universo do Marketing, João Branco compartilha em Desmarketize-se toda a experiência que adquiriu em mais de vinte e cinco anos de carreira em diversas marcas e mercados. Aqui, João traz um fôlego extra para aqueles que têm metas de vendas e já não sabem mais como atrair consumidores em um mundo que muda tanto.

2- Isso é Marketing: para ser visto é preciso aprender a enxergar

Seth Godin oferece uma visão do núcleo de sua sabedoria de Marketing em um pacote acessível e atemporal. No centro da sua abordagem está uma grande ideia: grandes profissionais de Marketing não usam os consumidores para resolver o problema da empresa. Eles usam o Marketing para resolver os problemas de outras pessoas. O livro busca mudar as perguntas que você faz, as coisas que você percebe e, acima de tudo, o trabalho que você pode fazer. Ele ajudará todo profissional de Marketing a melhorar as coisas tornando as coisas melhores.

3- O plano de Marketing de 1 página: Conquiste clientes, ganhe dinheiro e faça a diferença

Se seu objetivo ao montar um negócio não é ganhar dinheiro, ou você está mentindo ou o que você faz é apenas um hobby. Mas é claro que, entre ter um negócio e ter um negócio verdadeiramente lucrativo, há um caminho longo e desafiador. Da expertise ao gerenciamento de todos os pontos necessários a seu produto ou serviço, são inúmeras as habilidades que precisam ser dominadas para que a semente germine (e dê frutos).

Em O Plano de Marketing de 1 Página, Allan Dib, empresário e especialista na área, não só oferece um modelo simples e rápido de plano de Marketing (que tem, literalmente, só uma página), como ensina a projetá-lo de modo a estimular uma resposta imediata de clientes em potencial. Com linguagem clara e pensado para otimizar o tempo de implementação e resposta de cada um dos tópicos, este livro é o “manual de usuário” do empreendedor de sucesso.

4- Liderando o Futuro: Visão, estratégia e habilidades

Liderando o Futuro foi escrito por Martha Gabriel tendo-se em mente que o maior desafio profissional hoje, tanto para indivíduos quanto para negócios, é conseguir manter a relevância em um mercado de transformações aceleradas e em constante evolução. Por isso, este livro é um instrumento indispensável para profissionais e líderes que buscam estar constantemente preparados, em um estado future ready em suas carreiras e organizações.

Futurismo, tendências, inovação, agilidade, pensamento crítico, ambidestria estratégica foram a espinha dorsal estruturada para conduzir o leitor no desenvolvimento das habilidades necessárias para enxergar e analisar futuros, traçar estratégias inovadoras e ágeis, com visão e insights para conseguir não apenas enfrentar o futuro incerto e complexo, mas também, e principalmente, prosperar com ele.

5- Product Marketing Essencial: Fundamentos de Posicionamento

Neste livro, que é um dos mais presenteados na Amazon, Bruno Coutinho e Fernanda Sujto oferecem um guia consultivo que traz desde aspectos elementares e essenciais de Product Marketing, passando por inteligência de mercado, análise competitiva, posicionamento, comunicação e branding – ou seja, todo o trabalho de base para preparar o seu produto para o mercado.

A escassez de conteúdo em português sobre Product Marketing é um desafio que este livro busca superar, ao trazer uma visão localizada e específica para o mercado brasileiro e abordar exemplos, hábitos de consumo e peculiaridades do nosso cenário, além do olhar e a experiência de outros profissionais bem-sucedidos da área.

6- O Paladar não Retrocede

O autor Carlos Ferreirinha, apontado como a maior referência na atividade de Luxo e Premium no Brasil e na América Latina, usa casos de sucesso (e de obstáculos) do Luxo mundial para explicar como e por que empresários poderiam se inspirar na Inteligência da Gestão do Luxo para aprimorar, corrigir e ajustar as rotas de seus negócios, independentemente do público-alvo de seus produtos e serviços.

Nesse livro ele fala como a Inteligência da Gestão do Luxo ensina negócios de diferentes segmentos a se diferenciarem, despertarem emoções, elevarem padrões de consumo, gerarem desejo e se manterem relevantes ao longo do tempo.

7- Menos Achismo, Mais Dados: Um guia prático de como transformar dados em decisão

Neste livro, Gustavo Esteves faz um convite para o leitor mergulhar no emocionante universo das métricas e dos dados aplicados ao Marketing digital. Ele busca desvendar o mistério por trás daqueles números aparentemente abstratos que os analistas costumam apresentar de forma quase incompreensível. Ao final desta jornada, você não apenas entenderá essas métricas, mas também saberá como usá-las para impulsionar seus resultados.

O que você encontrará neste livro: decodificação de Métricas, como medir o ROI (Retorno sobre Investimento), a taxa de conversão, o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) e outras métricas cruciais do Marketing digital. Além disso, fala de estratégias com base em dados e estudos de caso.

8- Apaixone-se pelo problema, não pela solução

As chamadas empresas unicórnios ― aquelas que atingem uma avaliação de mais de 1 bilhão de dólares ― são raras. Uri Levine construiu duas. E neste livro, ele mostra como fez isso. Como cofundador do Waze, o aplicativo de transporte e navegação, Levine está empenhado em disseminar o pensamento empreendedor para que outros fundadores, gestores e colaboradores do setor tecnológico possam construir suas próprias empresas altamente valorizadas.

9- Dê propósito: Coloque a intenção certa no seu trabalho e preencha sua rotina de satisfação e significado

Em outro livro, João Branco ensina o segredo para equilibrar trabalho e propósito de vida. O primeiro passo é entender que, independentemente da sua área de atuação, as pessoas precisam dos seus talentos. A partir disso, você descobrirá que o seu trabalho pode ser muito mais do que uma obrigação, tornando-se uma forma de servir com amor e deixar sua marca no mundo.

10- Storybrand: crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marca

A metodologia StoryBrand, de Donald Miller, provou ser uma solução para as dificuldades que os líderes empresariais enfrentam quando falam sobre seus negócios. Essa abordagem revolucionária, concentrada em criar uma conexão com os clientes, fornece aos leitores a vantagem competitiva definitiva, revelando o segredo para fazê-los captar o apelo irresistível dos benefícios de usar seus produtos, ideias ou serviços.

StoryBrand faz isso ensinando aos leitores os sete elementos universais das histórias, que influenciam todos os seres humanos; a verdadeira razão que leva os clientes a comprar; como simplificar uma mensagem de marca para que as pessoas a compreendam; e como criar as mensagens mais eficazes para sites, folhetos e mídias sociais.

11- O jeito Disney de encantar os clientes: Do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar

Do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar. Todas as empresas buscam atingir a mesma meta: atender melhor as pessoas que compram seus produtos e serviços. Não importa se elas são chamadas de clientes, consumidores, pacientes ou, no caso da Disney, convidados. Ou você as satisfaz ou corre o risco de perdê-las. Apesar de as tendências para o ambiente de trabalho irem e virem, as empresas sempre precisarão encontrar novas e criativas maneiras de capitalizar a inteligência, a paixão e a energia criativa de sua força de trabalho.

Neste livro, Richard Branson te leva aos bastidores para mostrar as melhores práticas e filosofias da Disney em ação, proporcionando uma visão dos princípios de atendimento de qualidade na prática, tanto no Walt Disney World, sob o ponto de vista dos membros do elenco, quanto em outras organizações, de acordo com os executivos que participaram dos programas do Disney Institute.

12- Hacking Growth: a estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido

Como as empresas que começaram de maneira tão humilde alcançaram tanto poder? Elas não expandiram simplesmente criando grandes produtos e esperando que eles ganhassem popularidade. Havia uma rigorosa metodologia por trás desse crescimento extraordinário: o growth hacking, termo cunhado por Sean Ellis, um de seus inventores e que nesse livro explica tudo sobre a metodologia.

O growth hacking está para o crescimento de market share assim como a lean startup está para o desenvolvimento de produtos, e o scrum, para a produtividade. Growth hacking leva ao crescimento focando os clientes, alcançando-os, mantendo-os, encantando-os e motivando-os a voltar e comprar mais. Envolve equipes multifuncionais que combinam a expertise de analistas, designers, engenheiros de software e profissionais Marketing para rapidamente gerar, testar e priorizar ideias importantes para o crescimento.

Fonte: Mundo do Marketing

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