O Fórum Econômico Mundial apresentou 15 habilidades profissionais do futuro que são consideradas importantes até 2025. Entre elas, diversas são relacionadas à gestão de pessoas e habilidades comportamentais.
1. Pensamento analítico e inovação
O pensamento analítico possibilita uma perspectiva mais detalhada sobre tarefas, processos e projetos. Ao exercitar o pensamento analítico, a inovação é naturalmente cultivada e as lacunas se tornam matéria-prima para novas iniciativas.
2. Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado
O aprendizado ativo proporciona mais independência e uma melhor absorção do conhecimento por meio da prática. Com essa habilidade, os profissionais conseguem tomar decisões melhores e direcionar estratégias de forma assertiva.
3. Resolução de problemas complexos
Essa habilidade permite que o profissional consiga avaliar prioridades e concentrar sua energia e tempo em problemas mais complexos e urgentes. Ela está relacionada à capacidade de fazer as perguntas certas, que vão direcionar o profissional para uma resolução mais rápida e eficiente.
4. Análise e pensamento crítico
O pensamento crítico é tão fundamental quanto o analítico. Ele permite analisar mais objetivamente as circunstâncias, utilizando mais a lógica do que as emoções. Essa competência ajuda o profissional a formar conclusões embasadas em fatos e tomar decisões inteligentes e estratégicas.
5. Criatividade, originalidade e iniciativa
Os profissionais criativos são extremamente importantes para um negócio. Eles ajudam a solucionar problemas de forma inovadora, obtendo insights através de novas perspectivas. Também impulsionam ideias contra intuitivas e estimulam o trabalho colaborativo.
6. Liderança e influência social
Muito se fala sobre estilos de liderança e a tendência é que a abordagem dos próximos anos seja transformacional, ou seja, líderes que conduzem pelo exemplo e utilizam seu poder de influência. Esse tipo de liderança tem o poder de alinhar a visão do time e garantir melhores resultados.
7. Uso, monitoramento e controle de tecnologia
Outra das habilidades profissionais do futuro é a capacidade de gerenciar tecnologias de forma remota, garantindo que tudo funcione corretamente.
8. Programação e design de tecnologia
Mais uma habilidade técnica bastante valorizada é a capacidade de programar e construir interfaces que garantam uma boa experiência ao usuário. Assim, não só a programação é fundamental, mas também o design e a usabilidade proporcionada.
9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
O cenário de pandemia fortaleceu a importância de habilidades comportamentais como a resiliência, a tolerância ao estresse e a flexibilidade. Profissionais que contam com essas competências mostram que sabem como lidar com incertezas e frustrações, o que fortalece a inteligência emocional e a alta performance mesmo em tempos de crise.
10. Raciocínio, resolução de problema e ideação
Essa habilidade é fundamental, principalmente para líderes e gestores conseguirem resolver problemas estrategicamente, priorizando os melhores resultados e o alinhamento entre as equipes. A capacidade de ideação, por sua vez, permite que as iniciativas saiam do mundo das ideias e sejam executadas para se tornarem ações tangíveis.
11. Inteligência emocional
A inteligência emocional é a capacidade de entender e gerenciar emoções, tanto as suas próprias, quanto as dos demais. Essa habilidade demanda autoconhecimento e impacta na autoconfiança e na motivação dos profissionais.
12. Troubleshooting e experiência do usuário
Troubleshooting é um conhecimento atrelado à área de tecnologia responsável pela resolução de falhas que afetam a infraestrutura de sistemas. Dessa forma, profissionais que têm essa habilidade priorizam iniciativas mais simples e intuitivas.
13. Orientação de serviço
Essa competência está relacionada ao atendimento ao cliente. Colaboradores orientados pelo serviço são mais prestativos, antecipando necessidades e focando na satisfação e no suporte ao cliente.
14. Análise e avaliação de sistemas
A análise de sistemas pode ser considerada a tecnologia da informação aplicada. Ela consiste na capacidade de resolver problemas objetivamente, analisando sistemas e utilizando técnicas de design.
15. Persuasão e Negociação
Por fim, a negociação é outra habilidade bastante valorizada, já que ela não pode ser replicada facilmente por tecnologias. Essa competência ajuda na capacidade de persuasão e resolução de conflitos, além de exercitar o pensamento estratégico.
Fonte: Gupy