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15 habilidades profissionais do futuro segundo o fórum econômico mundial

15 habilidades profissionais do futuro segundo o fórum econômico mundial

9 de março de 2023 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

O Fórum Econômico Mundial apresentou 15 habilidades profissionais do futuro que são consideradas importantes até 2025. Entre elas, diversas são relacionadas à gestão de pessoas e habilidades comportamentais.

1. Pensamento analítico e inovação

O pensamento analítico possibilita uma perspectiva mais detalhada sobre tarefas, processos e projetos. Ao exercitar o pensamento analítico, a inovação é naturalmente cultivada e as lacunas se tornam matéria-prima para novas iniciativas.

2. Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado

O aprendizado ativo proporciona mais independência e uma melhor absorção do conhecimento por meio da prática. Com essa habilidade, os profissionais conseguem tomar decisões melhores e direcionar estratégias de forma assertiva.

3. Resolução de problemas complexos

Essa habilidade permite que o profissional consiga avaliar prioridades e concentrar sua energia e tempo em problemas mais complexos e urgentes. Ela está relacionada à capacidade de fazer as perguntas certas, que vão direcionar o profissional para uma resolução mais rápida e eficiente.

4. Análise e pensamento crítico

O pensamento crítico é tão fundamental quanto o analítico. Ele permite analisar mais objetivamente as circunstâncias, utilizando mais a lógica do que as emoções. Essa competência ajuda o profissional a formar conclusões embasadas em fatos e tomar decisões inteligentes e estratégicas.

5. Criatividade, originalidade e iniciativa

Os profissionais criativos são extremamente importantes para um negócio. Eles ajudam a solucionar problemas de forma inovadora, obtendo insights através de novas perspectivas. Também impulsionam ideias contra intuitivas e estimulam o trabalho colaborativo.

6. Liderança e influência social

Muito se fala sobre estilos de liderança e a tendência é que a abordagem dos próximos anos seja transformacional, ou seja, líderes que conduzem pelo exemplo e utilizam seu poder de influência. Esse tipo de liderança tem o poder de alinhar a visão do time e garantir melhores resultados.

7. Uso, monitoramento e controle de tecnologia

Outra das habilidades profissionais do futuro é a capacidade de gerenciar tecnologias de forma remota, garantindo que tudo funcione corretamente.

8. Programação e design de tecnologia

Mais uma habilidade técnica bastante valorizada é a capacidade de programar e construir interfaces que garantam uma boa experiência ao usuário. Assim, não só a programação é fundamental, mas também o design e a usabilidade proporcionada.

9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade

O cenário de pandemia fortaleceu a importância de habilidades comportamentais como a resiliência, a tolerância ao estresse e a flexibilidade. Profissionais que contam com essas competências mostram que sabem como lidar com incertezas e frustrações, o que fortalece a inteligência emocional e a alta performance mesmo em tempos de crise.

10. Raciocínio, resolução de problema e ideação

Essa habilidade é fundamental, principalmente para líderes e gestores conseguirem resolver problemas estrategicamente, priorizando os melhores resultados e o alinhamento entre as equipes. A capacidade de ideação, por sua vez, permite que as iniciativas saiam do mundo das ideias e sejam executadas para se tornarem ações tangíveis.

11. Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de entender e gerenciar emoções, tanto as suas próprias, quanto as dos demais. Essa habilidade demanda autoconhecimento e impacta na autoconfiança e na motivação dos profissionais. 

12. Troubleshooting e experiência do usuário

Troubleshooting é um conhecimento atrelado à área de tecnologia responsável pela resolução de falhas que afetam a infraestrutura de sistemas. Dessa forma, profissionais que têm essa habilidade priorizam iniciativas mais simples e intuitivas.

13. Orientação de serviço

Essa competência está relacionada ao atendimento ao cliente. Colaboradores orientados pelo serviço são mais prestativos, antecipando necessidades e focando na satisfação e no suporte ao cliente.

14. Análise e avaliação de sistemas

A análise de sistemas pode ser considerada a tecnologia da informação aplicada. Ela consiste na capacidade de resolver problemas objetivamente, analisando sistemas e utilizando técnicas de design. 

15. Persuasão e Negociação

Por fim, a negociação é outra habilidade bastante valorizada, já que ela não pode ser replicada facilmente por tecnologias. Essa competência ajuda na capacidade de persuasão e resolução de conflitos, além de exercitar o pensamento estratégico.

Fonte: Gupy

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