Minha vivência profissional e visão de carreira têm mostrado que, além de uma gestão atenta ao relacionamento com colaboradores, estratégias de negócios, estabilidade financeira e desenvolvimento sustentável, as empresas devem atuar, ativamente, para transmitir seu propósito de marca a cada funcionário.
Uma tarefa desafiadora como essa deve ser o exercício diário de qualquer corporação, independentemente de seu segmento e porte. Por trabalhar em uma marca global de puericultura leve, ou seja, uma companhia que valoriza o acompanhamento periódico e próximo de seus clientes, acredito que a conexão dos colaboradores ao propósito de marca é primordial, até mesmo pelo fato dessas pessoas serem o principal canal de acesso aos consumidores e, também, os responsáveis por manter, nas relações e nas entregas, as metas estabelecidas pela empresa.
Para que o time acredite que trabalha para um propósito e para que isso se reflita em sua jornada na empresa e no atendimento ao cliente, é necessário um engajamento constante. Pensando nisso, compartilho algumas práticas que colaboram para a efetividade dessas ações:
Atuação próxima da liderança
Evidenciar a relevância do trabalho da equipe e seu impacto para a sociedade está entre as responsabilidades dos líderes nas empresas. Além disso, a liderança deve manter uma atuação próxima aos colaboradores e promover diálogo, troca de ideias, experiências e fóruns periódicos para a discussão de estratégias, desafios, dificuldades e planejamentos. Ações desse tipo fortalecem o senso de pertencimento do colaborador e, consequentemente, seu engajamento.
Escuta ativa
Ouvir os colaboradores é primordial para conectá-los ao propósito da marca. Fazer dessa escuta um hábito no ambiente corporativo também colabora para a maior conexão entre a liderança e suas equipes e para a antecipação de possíveis necessidades e anseios dos times. Na empresa em que atuo, esse trabalho dos líderes acontece em parceria com a área de Pessoas e Cultura.
Programas de reconhecimento
A valorização do trabalho, qualidade e competências dos colaboradores não deve estar presente somente na teoria, mas demonstrada constantemente, por meio de programas sólidos de reconhecimento e incentivo para que se torne um hábito em todas as esferas corporativas e, também, um exercício entre os próprios colegas de trabalho.
Juntamente com os exemplos compartilhados, acredito que conectar as pessoas aos propósitos da marca é um trabalho que deve ter início no processo de seleção e recrutamento e ser mantido durante todo o ciclo dos colaboradores na empresa. É necessário, no entanto, considerar que cada pessoa tem seus valores individuais e maneiras diferentes de conectá-los aos propósitos de uma corporação.
Por isso, é essencial que cada um tenha liberdade para ser quem é no ambiente de trabalho e seja estimulado a refletir sobre como é possível conectar seus valores individuais aos da empresa.
Colhemos importantes conquistas como fruto desse exercício diário na empresa em que atuo, como um bom convívio, diálogo e desenvolvimento dos colaboradores, que se comprovam em pesquisas como a Great Place to Work (GPTW) — que, este ano, apontou que 100% dos respondentes acreditam que trabalham para um propósito.
Consequentemente, isso se reflete na relação com os nossos clientes e fomentam características como qualidade, inovação e cuidado. Dessa maneira, acredito que atuar para que o time se mantenha alinhado aos propósitos da marca gera resultados duradouros e reconhecimento da marca a médio e longo prazo.
* Leandro Bazello
Fonte: Admnistradores.com