Ao incentivar a cultura organizacional mais transparente, a organização promoverá um ambiente mais colaborativo, feliz e colaboradores empoderados.
Você assinaria um contrato sem lê-lo? Casaria com alguém sem conhecê-lo? Ou ainda investiria dinheiro em uma ideia sem entendê-la? O conhecimento e a transparência andam lado a lado, seja na vida profissional, ou na vida pessoal. Por que, então, as empresas não investem numa cultura organizacional mais transparente?
Sem construir essa confiança, é difícil fazer com que os funcionários se comprometam emocionalmente com a organização. A motivação deles será limitada aos contracheques. Para não cair nessa armadilha, a área de Recursos Humanos deve promover uma cultura de transparência em toda a organização, evitando as conversas de corredor.
Confira alguns benefícios dessa prática:
Promoção de um ambiente de trabalho colaborativo
Construir um ambiente de trabalho colaborativo sem compartilhar propósitos e metas é quase impossível. Em muitas empresas, os funcionários não têm certeza sobre como seus colegas de trabalho ou de outro departamento estão contribuindo para os objetivos do negócio. Sem essa clareza, o engajamento para um trabalho colaborativo é quase inexistente. É por isso que a cultura organizacional deve incentivar colaboradores a serem transparentes e honestos – assim eles estarão mais propensos a compartilhar erros, desafios e problemas que enfrentaram.
Empoderamento dos colaboradores
Se você faz algo sem saber o objetivo do ato, provavelmente, ficará confuso. E assim acontece no dia a dia das corporações, funcionários são convocados a trabalharem sem saberem ao certo como estão contribuindo para os objetivos de negócios da empresa. Resultado: a qualidade do trabalho é ruim e não corresponde às expectativas. A melhor maneira de superar esse problema é ser transparente, comunicando todos os pontos estratégicos claramente. Munindo seu colaborador de informações, ele se sentirá mais empoderado e contribuirá mais à organização.
Fomenta a felicidade dos funcionários
Colaboradores indicam que o diálogo aberto da organização com seus funcionários é fator determinante para a felicidade no local de trabalho.
Construir felicidade e engajamento através da transparência significa atualizar toda a empresa, regularmente, sobre estratégias e possíveis mudanças de rumos da companhia, estratégia que pode ser conduzida pela área de gestão de pessoas. Compartilhar essa visão para o futuro ajuda todos a se sentirem como parte vital da equipe e a criar uma conexão mais profunda com o trabalho.
Fonte: For Business
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