“A Inteligência Artificial tem o potencial de solucionar os desafios mais urgentes da sociedade, levar as empresas a uma nova fase de crescimento e aprimorar a criatividade humana”. Essas foram as palavras escolhidas pela Vice-Presidente do Google UK e Irlanda, Debbie Weinstein, para descrever as benesses da IA.
Debbie ressalta que, embora as ferramentas de Inteligência Artificial pareçam novas para a maioria dos usuários, tais recursos já são utilizados pela Google e por outras gigantes do universo da tecnologia há muitos anos. Além disso, a VP pontua que, com a expertise adquirida ao longo das décadas de uso, essas empresas aprenderam a identificar os riscos e as complexidades que envolvem a utilização social e profissional dessas ferramentas.
Partindo desse ponto, a executiva destaca que o avanço da IA trouxe aos profissionais de Marketing um novo ambiente de complexidade incomparável. Neste panorama, a escolha por implementar a IA pode transformar atividades diárias e contribuir de maneira sem precedentes para a obtenção de resultados a partir das estratégias desenvolvidas ao redor da tecnologia.
A fala da Vice-Presidente encontra respaldo em números: globalmente, 70% das empresas que adotaram a IA registraram aumento na receita, enquanto 28% tiveram redução nos custos operacionais, conforme aponta uma pesquisa divulgada pela McKinsey. Pensando nisso, Debbie listou três passos que os profissionais de Marketing devem dar para usufruir de todo o potencial das ferramentas de IA:
A VP pontua que os profissionais de Marketing devem ter uma compreensão real dos principais desafios enfrentados por um negócio e como o Marketing pode ajudar na resolução deste problema. Comumente, o que estes profissionais desejam é encontrar formas de obter crescimento lucrativo. Por isso, a IA, com sua capacidade de identificar novas oportunidades de engajamento com os consumidores, é perfeitamente adequada para contribuir nesse desafio.
Entender, a partir de dados próprios, as nuances operacionais e o valor adquirido a partir dos diferentes tipos de interações dos consumidores com a marca, pode tornar as soluções de IA ainda mais poderosas. Nesse sentido, a VP destaca que, quanto melhores forem os dados disponíveis, e quanto mais claras estiverem as ações online mais rentáveis para a marca, mais a IA poderá fazer para contribuir para um crescimento lucrativo.
Desenvolva algumas hipóteses. Crie algumas pequenas campanhas para testar. Após conseguir uma melhoria de performance, implemente o processo em escala. Em seguida, teste novamente, de maneira mais rápida, mais precisa e em direção a um crescimento mais forte e lucrativo.
Fonte: Mundo do Marketing