Todos nós queremos alcançar êxito e felicidade, mas para isso, é preciso reconhecer que o seu sucesso depende muito de outras pessoas.
Certamente que nossas escolhas e atitudes são elementos fundamentais, porém, já pensou alguma vez no enorme papel que os outros desempenham no nosso êxito e na nossa felicidade? Reflita sobre isso e perceberá de que grande parte do que você conseguiu, ou irá conseguir, depende essencialmente da forma como você mantém relações com as outras pessoas.
Isso se aplica a todas as esferas da nossa vida. Sua ascensão profissional, por exemplo, depende mais de sessenta por cento do bom relacionamento que você tem com seu chefe.
Por isso, vamos te mostrar quatro dicas fundamentais de relacionamento humano que te ajudarão a alcançar o sucesso profissional!
1. Troque positivamente
Um dos pontos essenciais das relações humanas é que no convívio com pessoas, todos nós queremos alguma coisa.
É fácil percebermos que ter sucesso nas relações humanas significa dar à outra pessoa algo que ela deseja em troca do que nós desejamos.
Não se trata de egoísmo, mas de uma visão lúcida e inteligente que expressa a essência da arte de conviver e aprender com as pessoas.
2. Contribua pessoalmente
Outro ponto fundamental das relações humanas é que todos nós possuímos várias coisas e características que as outras pessoas precisam ou gostariam de ter.
Se você proporcionar essas coisas a elas, elas prazerosamente lhe oferecerão o que você precisa ou deseja.
Cabe a você aperfeiçoar-se e aprimorar-se, pessoal e profissionalmente, para que tenha o que contribuir com as outras pessoas. Uma pessoa próspera tem maior possibilidade de beneficiar os outros. Uma pessoa feliz tem chances muito maiores de disseminar felicidade do que um indivíduo infeliz.
Se você encontrar uma pessoa de sucesso – seja homem ou mulher – em qualquer profissão ou campo de atividade, irá descobrir que esse indivíduo aprendeu a dominar a arte de relacionar-se com as pessoas e que soube tornar-se útil aos outros.
3. Ganhe o coração das pessoas
As pessoas passam a ser cada vez mais importantes para nós, pois as possibilidades de comunicação aumentaram exponencialmente. E, queira ou não, você vai ter que conviver diariamente com pessoas, e se quiser ter sucesso, terá que levá-las em consideração sempre.
Logo, se você refletir um pouco, verá que uma das grandes dificuldades das pessoas é a de estabelecer relações humanas verdadeiras e fortes. E o pior é que elas não percebem que muitos dos seus fracassos surgem por não saberem se relacionar com outros. Se você quiser ser realmente bem sucedido com pessoas, você precisa aprender a ganhar o coração delas, mais do que suas mentes.
Usar argumentos lógicos e racionais pode ser muito convincente e vantajoso sempre que quisermos provar nosso ponto de vista ou obter aprovação de alguma demanda que fazemos. Mas, se quisermos interagir e construir relações sólidas com as pessoas, não é o racionalismo nem a inteligência que farão isso acontecer.
E isso acontece porque as pessoas, bem mais do que racionais, são seres emocionais, e reagem primeiramente a fatores emotivos. É nisso que reside a psicologia do relacionamento humano: utilizar os comportamentos e atitudes para conquistar e conservar a cooperação e confiança das pessoas, respeitando-as e valorizando-as para que exista um sentimento de aceitação, amizade e troca de experiências.
4. Elogie
É muito comum que as pessoas a quem menos demonstramos respeito são as que mais convivem conosco, tanto no âmbito profissional quanto familiar. A intimidade pode provocar indiferença e falta de atenção.
Para que as pessoas se sintam respeitadas, pequenas coisas são necessárias. O elogio é uma dessas pequenas coisas.
Quando foi a última vez que você fez um elogio sincero a alguém da família – esposa, marido, filho, mãe, pai, a alguém no trabalho – colega, subordinado, chefe (sem a conotação de bajulação) -, a alguém que lhe prestou um bom serviço?
Sempre encontraremos algo que podemos elogiar em alguém, mesmo que não apreciemos a pessoa: pela rapidez com que nos atendeu, por um trabalho bem feito, por uma refeição bem preparada, pelo esforço que fez, pela paciência, pelo vestido bonito, pela bela camisa, pela perseverança que demonstrou etc.
A inabilidade de conviver com os outros é a primeira causa das crises e infelicidades, tanto pessoais, quanto no trabalho. Aprender a desenvolver e manter um relacionamento humano de qualidade pode fazer mais por sua vida profissional e pessoal do que, provavelmente, qualquer outro fator em sua vida.
Texto extraído e condensado do livro O Livro das Relações Humanas.
Ernesto Berg
Fonte: RH Portal
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