Please enable JS

Blog

4 dicas para expandir sua presença executiva

14 de junho de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Habilidade trata-se de ser crível, influente e envolvente de uma maneira que dê confiança às pessoas em suas capacidades

A presença executiva, segundo Michael Port, cofundador do HEROIC, significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Enquanto alguns a veem como simpatia, outros como influência ou poder.

Em sua essência, contudo, trata-se de ser crível, influente e envolvente de uma maneira que dê confiança às pessoas em suas capacidades. É um diferenciador chave para líderes e proprietários de sucesso. Não se trata apenas de como você se parece ou soa – é sobre como você faz os outros se sentirem e pensarem.

Aqui estão, conforme artigo da Inc., quatro dicas para expandir sua presença executiva:

1. Preparação é fundamental

Uma das maiores lições do especialista é a importância da preparação. “Acho que uma das coisas que realmente atrapalham as pessoas é que elas não entendem quanto preparo é necessário para ser incrivelmente eficaz na frente de uma sala”, diz Port.

Muitas pessoas pensam que você tem ou não tem presença executiva. Pode-se pensar que ter uma “grande personalidade” é o segredo para ter uma presença marcante. A verdade é que muito disso se resume ao quanto você está preparado.

Port destaca que saber seu objetivo e entender seu público são passos cruciais na preparação que a maioria dos proprietários de negócios perde. Pergunte a si mesmo:

  • O que exatamente estou tentando alcançar?
  • Quem estou tentando influenciar e como eles veem a questão em questão?
  • Como quero que eles se sintam, pensem e ajam?

Somente depois de ter respostas claras para essas perguntas, você deve começar a pensar em trabalhar nos comportamentos e táticas de sua apresentação.

2. O poder do silêncio

Você pode melhorar exponencialmente sua percepção de presença executiva confiante por meio de algo que você não faz: sentir-se confortável com o silêncio. Port diz que alguns dos momentos mais poderosos em uma apresentação ou conversa acontecem quando você não está falando.

O silêncio permite que as pessoas processem o que você disse e sintam seu impacto. Durante essas pausas, suas ideias podem realmente ressoar e seu conforto com o silêncio faz você parecer mais confiante e eficaz.

3. Foque em ser útil em vez de bom

Outra dica valiosa de Port é a ideia de mudar seu foco de tentar ser bom para tentar ser útil. “Em vez de tentar fazer com que seja sobre você, foque no que eles precisam e em como eles precisam se sentir, para que possam pensar de forma diferente e agir de forma diferente”, aconselha.

4. Dois comportamentos de comunicação para dominar: corpo e voz

Por fim, você deve abordar alguns aspectos técnicos da presença executiva. Sua presença externa não é algo que você pode impor a si mesmo – é algo que outras pessoas veem. Requer a exibição de alguns comportamentos que são observáveis para os outros. A boa notícia é que você pode aprender a se comunicar dessa maneira, mesmo que não se sinta naturalmente.

Quais comportamentos oferecem o maior retorno? Port enfatiza a importância de dominar seu corpo e voz. Aqui estão algumas dicas:

  • Se você está fisicamente confortável e no controle de sua respiração, sua presença naturalmente melhorará.
  • Pratique usar sua voz intencionalmente – varie seu tom, ritmo e volume para manter seu público engajado.
  • Lembre-se de que sua linguagem corporal fala muito. Fique em pé, use gestos abertos e faça contato visual.

Em um mundo onde a expertise por si só não é suficiente para ser visto como alguém com uma forte presença, trabalhar nos elementos de voz, corpo e outros comportamentos observáveis pode elevar sua presença executiva e fazer com que as pessoas o vejam como um líder.

Fonte: Administradores

Posts relacionados

Inovação

Inovação precisa ser simples para gerar impacto real

25 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Como estruturar uma rotina produtiva no trabalho remoto passo a passo

23 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Organização pessoal e gestão do tempo: 5 dicas para otimizar

Cuidar de quem cuida: a importância da saúde emocional do RH

13 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Profissionais 50+ voltam com toda força ao mercado de trabalho

12 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Pix bate novo recorde de transações diárias, com 73 mi de transferências

Pix bate recorde com quase 280 milhões de transações em um dia

11 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Confira habilidades importantes para o desenvolvimento profissional

Desenvolvimento Profissional: como impulsionar o crescimento das equipes

10 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc