CEO da SalesFarm explica principais falhas das empresas para amentar conversão.
Vender não é uma tarefa fácil, por isso, ferramentas e técnicas aparecem para ajudar nessa missão. Estabelecer um funil de vendas consistente, implementar processos e treinar a equipe, por exemplo, são estratégicos para transformar o lead em uma compra concluída.
No entanto, embora muitas marcas tenham uma equipe de marketing engajada, os leads nunca chegam no comercial. Segundo a SalesForce, empresa de gerenciamento de relacionamento entre marcas e pessoas, 68% das empresas não identificaram ou tentaram medir um funil de vendas. A mesma pesquisa mostrou que 79% dos leads de marketing nunca são convertidos em clientes pagantes.
De acordo com Fábio Oliveira, CEO da plataforma de terceirização de vendas SalesFarm, o principal erro do time é não ter uma estratégia assertiva para captação desses leads e. “Não dá para continuar com o raciocínio de ‘dar um tiro de metralhadora’ e, eventualmente, por sorte, conseguir chegar no cliente. Uma boa gestão de leads depende de um conhecimento profundo do que a marca quer comunicar. É preciso conversar com o público certo, oferecer aquilo que ele realmente precisa e, de fato, resolver sua dor”, explica o executivo.
Para isso, o executivo listou alguns erros que fazem seus leads nunca chegarem no comercial:
1. Marketing e vendas desalinhados: O marketing e vendas devem estar no mesmo departamento, e se der, o time precisa trabalhar na mesma sala. O marketing convida o cliente a conhecer o produto, e o vendedor precisa continuar este processo com coerência e conseguir converter esse cliente.
2. Erro na identificação do público-alvo: “Os clientes são o principal ativo de qualquer negócio, a tecnologia surge como um grande aliado para auxiliar o vendedor no processo de comunicação, seja de forma presencial, virtual ou por telefone. Mas do que isso, é importante entender como utilizar essas ferramentas, analisar as necessidades dos clientes para saber comunicar com as pessoas certas” comenta Fábio.
3. Análise equivocada das métricas: Outro erro da equipe de vendas é focar muito nos fechamentos e conversões, e esquecer do volume de leads entrando. Dessa forma, é importante ter equilíbrio entre volume e qualidade nos processos. Analisar as métricas de trabalho também é uma forma para dar mais atenção ao problema e ter certeza se está no caminho certo.
4. Falta de constância: As ações devem ser sólidas, constantes e com processo, para mostrar ao cliente a seriedade do trabalho. Um processo de atendimento eficaz fideliza o cliente. Vale lembrar que é preciso sempre manter contato com seus leads, afinal um vendedor comprometido nunca se afasta dos seus clientes para cada vez mais fortalecer o relacionamento.
Fonte: Mundo do Marketing