Trabalhar como gerente de conteúdo requer não apenas habilidades estratégicas, mas também a capacidade de manter todas as engrenagens em movimento.
Dentro da equipe de conteúdo, enfrentamos o desafio de gerenciar vários projetos, acompanhar diversos KPIs e prestar suporte a várias equipes, tudo isso enquanto nos mantemos dentro do orçamento.
A boa notícia é que existem várias ferramentas à nossa disposição para ajudar a gerenciar tudo isso e garantir o desempenho da equipe. É exatamente isso que vou destacar neste artigo: 4 ferramentas que podem ser utilizadas na gestão de marketing de conteúdo.
Sim, a primeira ferramenta é uma das melhores aliadas de qualquer profissional de marketing.
É a plataforma onde realizamos backup e monitoramos nossos KPIs, elaboramos nosso calendário de conteúdo e conduzimos todas as exportações, auditorias de conteúdo e análises de dados.
Afinal, as planilhas são uma ferramenta incrivelmente versátil que pode resolver uma série de desafios.
É claro que elas não são a solução para tudo, e conforme o seu negócio evolui, é possível substituir o uso de planilhas por softwares mais avançados.
Mesmo assim, as planilhas continuarão sendo valiosas em muitas situações.
Não é nenhum segredo que o WriterAccess é a ferramenta fundamental na estratégia de marketing de conteúdo da Rock Content.
É a plataforma onde localizamos os melhores talentos para nos ajudar a escalar a nossa produção de conteúdo. Além de ser uma ferramenta essencial para a produção de conteúdo, o dashboard que ela oferece simplifica consideravelmente a vida dos gerentes de conteúdo:
Em uma única tela, tenho acesso a informações valiosas sobre a produtividade da equipe e ao controle orçamentário.
Se você é um gerente de marketing que realmente se preocupa com o desempenho da sua estratégia, acompanhar os resultados do seu blog e site no Google Analytics deve ser algo que você faz quase automaticamente.
Por mais incrível que seja o conteúdo produzido pela minha equipe, no fim das contas, o que realmente importa é quantos resultados conseguimos gerar com nossa estratégia de marketing de conteúdo.
Se no tópico anterior eu mencionei a importância de monitorar o desempenho da sua estratégia de conteúdo, aqui é onde você vai além.
O nível de relevância e impacto da sua equipe de conteúdo dará um salto significativo quando você começar a analisar não apenas o tráfego, mas também os resultados de negócios influenciados pela sua estratégia de conteúdo.
Quantas conversões o seu blog está gerando? Quantos leads qualificados (MQLs) estão surgindo? Quantos negócios estão sendo fechados? Qual é a contribuição do blog para o pipeline de vendas?
Trabalhar de forma próxima e colaborativa com a equipe de geração de demanda impulsionará você e sua equipe para o próximo nível.
Tudo bem, esse título pode ter sido um pouco exagerado, mas tenho um ponto importante a abordar.
Como gerente de conteúdo, é fundamental que você e sua equipe tenham a autonomia e agilidade para criar e lançar conteúdo novo e inovador.
Algo bastante comum nas empresas é a equipe de marketing depender de desenvolvedores que não fazem parte do departamento de marketing. Não me interpretem mal; eu gosto de desenvolvedores, mas se você não tem um desenvolvedor dedicado na sua equipe de marketing (o que é normal, já que isso pode ser custoso), as necessidades de marketing podem nunca se tornar uma prioridade.
É por isso que, se você deseja criar experiências de conteúdo na sua estratégia de marketing, a dica bônus é o Ion, a nossa ferramenta de criação de conteúdo interativo.
Antes de trabalhar na Rock Content, vi inúmeras ideias de conteúdo, como calculadoras e quizzes, acabarem no esquecimento devido à falta de priorização pela equipe de desenvolvimento.
Com o Ion, você pode capacitar sua equipe a criar e inovar na criação de um conteúdo rico sem precisar escrever uma única linha de código.
Além disso, ao criar conteúdo interativo, você pode integrar perfeitamente a criatividade com a geração de demanda.
A dica bônus não é necessariamente uma ferramenta de gerenciamento, mas pode fazer diferença se você for um líder em busca de inovação na sua estratégia de conteúdo.
Fonte: Rock Content