“Concentre-se naquilo que você é bom. Delegue todo o resto.” Steve Jobs
Ao delegar tarefas a algum membro de sua equipe, software ou parceiros a responsabilidade continua sendo sua, a mudança está no tempo que você libera para dedicar-se às questões estratégicas do seu negócio.
Nesse sentido, pode lhe ser útil conhecer os 4 inimigos dos gestores ao delegarem tarefas? Acreditamos que sim.
Preconceito
O preconceito, que pode ser visto em pessoas de todos os níveis hierárquicos, idades e profissões, atrapalha a reflexão, uma vez que o indivíduo forma um conceito ou opinião antes de ter os conhecimentos necessários sobre um determinado assunto ou pessoa. No processo de delegação, essa postura não incentiva a colaboração e sim o estresse e o afastamento.
Frases típicas de gestores com atitudes preconceituosas:
“Fulano é orelha seca, nem adianta ensinar”;
“Conheço bem ‘ciclano’ e delegar é perder tempo”.
Um gestor eficaz é capaz de reconhecer em sua equipe o membro com potencial para atender à demanda e o desenvolve.
Impaciência
Impaciência é diferente de arrogância ou intolerância. Embora ambas tenham relações profundas com o estado mental e reflitam no comportamento, a impaciência está associada à ideia de que é mais fácil fazer do que delegar.
Há casos nos quais o gestor não percebe que apesar da curva de aprendizado ser uma realidade, porque aprender algo novo leva tempo, partir do momento em que o liderado aprende a tarefa, o líder passa a ter mais tempo para dedicar-se aos assuntos estratégicos do negócio.
Frases típicas de gestores com comportamento impaciente:
“Quando eu vi já tinha feito”;
“Eu sou prático. Prefiro fazer para liberar rápido”;
“Meu ritmo é acelerado e eles não me acompanham”.
Lembre-se: você chegou ao nível da maestria praticando.
Dúvida
O medo e a insegurança geram certo bloqueio ao crescimento, às novidades e mudanças.
Gestores em dúvida tendem a consumir energia pensando não valer a pena delegar porque se o colaborador sair da empresa precisará repetir todo o processo novamente. Você já calculou o custo da inação?
Aplique este método simples ao delegar: faça perguntas, aprimore-se, desenvolva o seu protocolo considerando as pessoas envolvidas, complexidade da tarefa, o ambiente interno do negócio, o estado interno do liderado e o ambiente externo.
As perguntas a seguir irão lhe ajudar no mapeamento e estruturação do seu processo de delegação:
Quais? Qual? Por quê? O quê? Como? Quando? Onde?
Aplicação:
Fazendo uma demonstração, checklist, apresentação expositiva, acompanhamento das primeiras execuções (dependendo da complexidade) e feedback.
Quando iniciaremos o processo, em qual horário e com qual frequência?
Onde será a preparação e aplicação/execução?
Você pode fazer tudo isso sozinho ou delegar parte da tarefa a um sistema capaz de realizar a análise de perfil e muito mais para você. Conheça o Solides Gestão
Imprecisão
A falta de clareza na comunicação limita as relações e os indivíduos. Ser prolixo ou deduzir que o liderado já sabe aquilo que precisa ser feito prejudica ou impede a disseminação e retenção do conhecimento.
Frases típicas dos gestores de comunicação imprecisa
“Já era para você saber isso”;
“Você entendeu?”;
“A empresa está apostando em você e precisa disso para ontem, não nos decepcione”.
Um gestor com postura eficiente constrói primeiro a clareza sobre o assunto/tarefa e em cada etapa da delegação pergunta o que o liderado entendeu, ouvi, escuta, solicita demonstração e ajusta quando necessário.
Os inimigos dos gestores ao delegarem tarefas rondam os ambientes corporativos diariamente. É necessário estar atento para identificá-los, afastá-los, e assim, colher resultados eficazes ao delegar.
Lembre-se que delegar é uma oportunidade de liberar tempo e ocupar-se das questões estratégicas do seu negócio.
Fonte: RH Portal
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