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4 insights para ser um profissional de Marketing à frente do tempo

13 de setembro de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Pedro Filizzola traz lições de sua carreira e do modo de operação da Doctorália

O mercado muda rapidamente no mundo todo e sempre impulsionado pela constante renovação da mentalidade e comportamento do consumidor. Aliado a isso, novas ferramentas chegam todos os dias a fim de facilitar a vida das pessoas e dos profissionais. Para quem atua em Marketing, é um desafio constante se manter atualizado e em constante evolução. Para que essa transformação não se torne um fardo no dia a dia, é preciso ter em mente, principalmente, que o fator humano deve estar sempre à frente.

Entender as dores das pessoas, o que as movem em suas vidas e o que leva alegria também para elas é um dos primeiros passos para elaborar uma estratégia e manter uma marca sempre relevante no mercado. Para Pedro FIlizzola, Head de Marketing da Doctoralia no Brasil e Chile, tudo hoje está relacionado a atenção. “Se o cliente presta atenção ao que estamos falando, já é um bom caminho. Levar nossa proposta de valor para a pessoa correta é um desafio, conseguir isso é maravilhoso, porque todos estão bombardeados de informação o tempo todo”, avaliou durante o Clube Mundo do Marketing, um encontro exclusivo de profissionais da área para troca de experiências. Clique aqui para participar.

Para reter essa audiência, é outro desafio. Para quem enfrenta esses desafios diários, Pedro dá quatro dicas que farão com que, independentemente do que haja no mercado, um profissional de Marketing fique à frente do seu tempo.

1)    Ir onde o seu cliente está

O Marketing Digital passa por constantes transformações e de tempos em tempos surgem novos canais que desafiarão a marca a criar novos conteúdos interessantes. A “era da dancinha” não necessariamente precisa chegar para todos, mas se há uma tendência de que a atenção da sua base está naquele formato, é preciso captar o que aquilo quer dizer e transformar em uma oportunidade de se aproximar do cliente.

“As coisas são cíclicas e dinâmicas, é preciso saber lidar com isso até que surja outro canal. A área de Marketing muda o tempo todo. A chave é ser adaptável e conectável ao seu negócio, independente da modinha que venha”.

2)    Buscar respostas no seu cliente

É o seu consumidor que vai dizer para onde você deve ir e evoluir. As necessidades dele mudarão ao longo do tempo e, para ser uma marca relevante, é preciso acompanhar essa evolução. A utilização de ferramentas de dados é essencial para que a empresa saiba detectar uma possível nova jornada.

“As ferramentas conseguem sinalizar onde estão as oportunidades e desafios, onde não estamos bem e o que pode melhorar. Na Doctorália estudamos bastante todos os nossos pontos de contato constantemente. Precisamos estar de olho nos insights dos pacientes e no dos profissionais da saúde. São dois clientes diferentes, mas que precisam ser revisitados”.

3)    Ter uma meta de Marketing Inteligente

No Marketing as metas são essenciais para o sucesso de um negócio e é um desafio estipular uma de curto, médio e longo prazo que conversem entre si. É preciso gastar energia buscando a meta do mês, mas fazer coisas que vão garantir o ano que vem. No caso da Doctorália é MQL, Leads qualificados e vendas.

“O melhor jeito de concluir meta é entender qual é a expectativa de crescimento da companhia, qual é o ticket médio, quantas vendas são necessárias, quantos vendedores eu tenho, qual é a taxa de conversão e quantos MQLs vou precisar. Cada liderança deve criar seus processos, recursos e insumos para atingir esse resultado. A partir daí criam-se micrometas que facilitarão o trabalho.

4)    Priorização

É preciso ser mais proativo do que reativo. Esperar o fim do mês para agir já não cabe mais na dinâmica de um bom profissional de Marketing. Afinal, o planejamento estratégico é feito “olhando o retrovisor”, mas o que vem pela frente é a prioridade. Então, deve-se ter mente o que é prioridade e abrir espaço para ele.

“Ter esse senso de priorização nos dá uma velocidade de conseguir, ainda dentro de um mês, fazer um plano de ação para poder chegar naquilo que estamos precisando. Hoje fazemos um exercício que é “o que não é um sim óbvio, é um não óbvio”. Ou seja, se não for alta prioridade, corta para não perder tempo. Isso nos dá tempo para focar no tático e operacional, que são muito importantes também”, concluiu Pedro Filizzola.

Fonte: Mundo do Marketing

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