Please enable JS

Blog

40% dos brasileiros já compraram ou consumiram produtos por indicação de influenciadores digitais

5 de junho de 2023 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Poucos países proporcionam cenários tão favoráveis ao Marketing de Influência quanto o Brasil. Dados levantados por um estudo publicado pela Cadastra apontam que, até a metade de 2022, o país possuía mais de 500 mil influenciadores com mais de 10 mil seguidores.

Na mesma altura do ano passado, mais de 40% dos brasileiros já haviam comprado ou consumido produtos e serviços por influência de anúncios de influencers nas redes sociais. O panorama coloca o Brasil na primeira posição do ranking de países com consumidores mais influenciados na hora de tomar sua decisão de compra.

Para aproveitar o potencial dessa estratégia, marcas e empresas devem levar em conta as particularidades tanto dos consumidores, quanto dos influenciadores com os quais desejam trabalhar. Pensando nos dois lados dessa moeda, a Cadastra publicou um estudo sobre o Marketing de Influência e sua conexão com estratégias de performance.

Dados que integram o estudo apontam que 60% das pessoas preferem creators que abordam temas com os quais elas se identificam. Por outro lado, 50% ouvem as opiniões de especialistas sobre o assunto tratado, e somente 20% dos entrevistados dão preferência e importância para quem tem mais seguidores e status nas redes.

No que diz respeito à escolha dos influenciadores, o estudo aponta que campanhas de influência bem-sucedidas começam pela definição de objetivos claros, como gerar awareness para a marca, aumentar a presença digital da empresa ou impulsionar vendas diretas no e-commerce. Com um objetivo definido, a escolha do influenciador mais indicado para cada marca, estratégia e ocasião, deve considerar os usuais cuidados de brand safety já conhecidos no mercado.

A relação entre as particularidades dos consumidores e os resultados entregues por cada tipo de influenciador adquire ainda mais relevância durante a jornada de compra. Nesse sentido, Hugo Novaes, sócio e VP do Creative Hub da Cadastra, ressalta que é fundamental impactar os consumidores em vários momentos de sua jornada com influenciadores de diferentes perfis e em diferentes momentos do funil de vendas. Desta forma, é possível falar de performance e influência gerando resultados para as marcas.

Fonte: Mundo do Marketing

Posts relacionados

Segundo pesquisa, 28% dos consumidores fizeram compras de presentes em 2023 com base nas recomendações de influenciadores digitais

17 de outubro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Como garantir que sua sessão de brainstorming seja produtiva

3 de outubro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 passos para montar o plano de negócios perfeito

1 de outubro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Como garantir que seu negócio permaneça relevante daqui a 10 anos

26 de setembro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 formas de tornar seu negócio viral nas redes sociais

9 de setembro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 passos para criar um negócio online de sucesso

2 de setembro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc