Poucos países proporcionam cenários tão favoráveis ao Marketing de Influência quanto o Brasil. Dados levantados por um estudo publicado pela Cadastra apontam que, até a metade de 2022, o país possuía mais de 500 mil influenciadores com mais de 10 mil seguidores.
Na mesma altura do ano passado, mais de 40% dos brasileiros já haviam comprado ou consumido produtos e serviços por influência de anúncios de influencers nas redes sociais. O panorama coloca o Brasil na primeira posição do ranking de países com consumidores mais influenciados na hora de tomar sua decisão de compra.
Para aproveitar o potencial dessa estratégia, marcas e empresas devem levar em conta as particularidades tanto dos consumidores, quanto dos influenciadores com os quais desejam trabalhar. Pensando nos dois lados dessa moeda, a Cadastra publicou um estudo sobre o Marketing de Influência e sua conexão com estratégias de performance.
Dados que integram o estudo apontam que 60% das pessoas preferem creators que abordam temas com os quais elas se identificam. Por outro lado, 50% ouvem as opiniões de especialistas sobre o assunto tratado, e somente 20% dos entrevistados dão preferência e importância para quem tem mais seguidores e status nas redes.
No que diz respeito à escolha dos influenciadores, o estudo aponta que campanhas de influência bem-sucedidas começam pela definição de objetivos claros, como gerar awareness para a marca, aumentar a presença digital da empresa ou impulsionar vendas diretas no e-commerce. Com um objetivo definido, a escolha do influenciador mais indicado para cada marca, estratégia e ocasião, deve considerar os usuais cuidados de brand safety já conhecidos no mercado.
A relação entre as particularidades dos consumidores e os resultados entregues por cada tipo de influenciador adquire ainda mais relevância durante a jornada de compra. Nesse sentido, Hugo Novaes, sócio e VP do Creative Hub da Cadastra, ressalta que é fundamental impactar os consumidores em vários momentos de sua jornada com influenciadores de diferentes perfis e em diferentes momentos do funil de vendas. Desta forma, é possível falar de performance e influência gerando resultados para as marcas.
Fonte: Mundo do Marketing