Com o intuito de maximizar conversões, empresas brasileiras têm investido em inteligência artificial para estarem próximas dos seus clientes e possíveis consumidores. De acordo com uma pesquisa global realizada pela International Business Machines Corporation (IBM), em 2022, cerca de 41% das empresas brasileiras utilizaram Inteligência Artificial em seu dia a dia.
A ferramenta é a maior aliada das empresas para fortalecer os laços com o cliente. “A tecnologia permite respostas imediatas, se conseguirmos associar a esta resposta um nível alto de personalização dos produtos, certamente estaremos garantindo pontos com o usuário”, comenta Leonardo Oliani, diretor da Astéria, especialista em soluções personalizadas para empresas e negócios.
Os dados são essenciais para que as soluções digitais entreguem o que estão propondo, por isso, a Lei LGPD protege os direitos fundamentais de privacidade e a livre formação da personalidade de cada indivíduo. As soluções tecnológicas precisam estar em conformidade para trabalhar e manipular apenas os dados previamente autorizados.
Para as empresas, a inteligência artificial proporciona benefícios como:
– Experiência do cliente personalizadas;
– Atendimento contínuo;
– Análise de dados dos consumidores;
– Maximização de conversão.
Para garantir e fidelizar os clientes, as empresas vêm desenvolvendo soluções digitais que conversem com os seus clientes, entre elas, a Sherwin-Willians, que desenvolveu com a Astéria, o projeto a ‘A sua cor’ oferecendo uma simulação de cores gratuita para o cliente, possibilitando experiências virtuais e otimizando o tempo do projeto realizado pelos designers com a personalização dos detalhes.
“A inteligência artificial resulta em um atendimento eficiente e em uma melhor experiência do cliente. Basicamente os dados são analisados e aplicados para fidelizar o cliente e aproximar eles da sua marca”, diz Leonardo.
A General Motors Company (GM) também desenvolveu uma plataforma para gerar e validar Cartas-Bônus, que concede desconto aos associados das empresas participantes do programa. O desconto entra nas compras de veículos 0 km nas concessionárias Chevrolet e foi desenvolvido em parceria com a agência ARCWW e a Astéria.
O comércio vem sendo refinado e as empresas que aproveitarem suas diversas aplicações estarão bem posicionadas no mercado. “É fundamental que os empreendedores invistam em soluções e busquem continuamente adaptarem-se às necessidades e às expectativas dos consumidores modernos, criando mais experiência durante a compra”, comenta Leonardo.
De acordo com um estudo da International Data Corporation (IDC) sobre previsões para esse ano no setor de tecnologia, as soluções de automação inteligente superarão US$ 1 bi em 2023 no Brasil, o que representa crescimento de 33% sobre o ano anterior.
Entre os destaques para o setor também está o uso de Inteligência Artificial (IA) e nuvem. Embora uma série de atividades corporativas já tenha migrado para ambientes em cloud e diferentes setores se beneficiam do uso de algoritmos, ainda há um esforço claro em ampliar a utilização das duas ferramentas. “Para esse ano a estimativa é que sete em cada dez empresas vão investir em IA”, explica Oliani.
Fonte: Mundo do Marketing