O seu desempenho em termos de vendas está de acordo com o objetivo traçado para este ano? Para o ajudar a fazer o balanço, partilhamos consigo 5 alavancas prioritárias para apoiar o desempenho comercial das suas equipes.
Alavanca 1: Organização
Especializar ainda mais as equipes
Em média, 30% do tempo de um comercial é gasto em tarefas com baixo valor agregado. Existem 2 formas mais eficientes de trabalhar:
Alavanca 2: Talentos
Atrair e fidelizar
Sabia que +1/3 das empresas lutam por conseguir recrutar gestores de vendas? Trabalhe a sua marca como empregador e tenha em mente que a remuneração não é suficiente:
Faça convergir a performance e o desenvolvimento dos seus colaboradores através da formação.
Alavanca 3: Estratégia
Realinhar de forma continuada
Defina internamente um rumo claro e trabalhe nos esforços necessários. Dedique atenção à gestão global da experiência do cliente:
Aplique estas mensagens no seu cotidiano, faça gestão dos meios (processos, formação…) e identifique os pontos a serem explicados ou discutidos em equipes.
Alavanca 4: Transformação
Ter sucesso no desafio digital
Agora, mais do que nunca, os dados são cruciais para melhorar a eficiência comercial. Esta envolve:
Para melhorar a eficiência, elimine os relatórios desnecessários e automatize o máximo possível de tarefas (marketing automation, CRM…).
Alavanca 5: Cultura
Melhorar a proximidade com o cliente
Os clientes estão cada vez mais informados, voláteis e exigentes. Como tal, invista tempo para conhecer bem os seus clientes:
Conseguir um novo cliente custa 7 vezes mais do que fidelizar um cliente já existente. Não negligencie as ações simples e pouco dispendiosas que ajudam a fortalecer as relações humanas.
Fonte: Marketing vendas