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5 alavancas prioritárias para a performance comercial

5 alavancas prioritárias para a performance comercial

2 de fevereiro de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O seu desempenho em termos de vendas está de acordo com o objetivo traçado para este ano? Para o ajudar a fazer o balanço, partilhamos consigo 5 alavancas prioritárias para apoiar o desempenho comercial das suas equipes.

Alavanca 1: Organização

Especializar ainda mais as equipes

Em média, 30% do tempo de um comercial é gasto em tarefas com baixo valor agregado. Existem 2 formas mais eficientes de trabalhar:

  • Especialização por etapas do processo de venda
  • Especialização por dimensão do cliente
  • Reabilite e facilite a prospecção para desenvolver o seu negócio.

Alavanca 2: Talentos

Atrair e fidelizar

Sabia que +1/3 das empresas lutam por conseguir recrutar gestores de vendas? Trabalhe a sua marca como empregador e tenha em mente que a remuneração não é suficiente:

  • Conceda autonomia
  • Valorize as iniciativas
  • Desenvolva uma escuta de gestão

Faça convergir a performance e o desenvolvimento dos seus colaboradores através da formação.

Alavanca 3: Estratégia

Realinhar de forma continuada

Defina internamente um rumo claro e trabalhe nos esforços necessários. Dedique atenção à gestão global da experiência do cliente:

  • Estratégia de co-construção com as equipes
  • Clarificação das responsabilidades de forma a conseguir o sucesso coletivo

Aplique estas mensagens no seu cotidiano, faça gestão dos meios (processos, formação…) e identifique os pontos a serem explicados ou discutidos em equipes.

Alavanca 4: Transformação

Ter sucesso no desafio digital

Agora, mais do que nunca, os dados são cruciais para melhorar a eficiência comercial. Esta envolve:

  • KPIs
  • Ferramentas digitais
  • Processo de gestão

Para melhorar a eficiência, elimine os relatórios desnecessários e automatize o máximo possível de tarefas (marketing automation, CRM…).

Alavanca 5: Cultura

Melhorar a proximidade com o cliente

Os clientes estão cada vez mais informados, voláteis e exigentes. Como tal, invista tempo para conhecer bem os seus clientes:

  • Analise os desafios
  • Discuta, aconselhe e questione as suas necessidades
  • Estabeleça uma relação de confiança

Conseguir um novo cliente custa 7 vezes mais do que fidelizar um cliente já existente. Não negligencie as ações simples e pouco dispendiosas que ajudam a fortalecer as relações humanas.

Fonte: Marketing vendas

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