Definir resoluções de Ano Novo em nossas vidas pessoais se tornou uma prática padrão, mas e quanto à área profissional? O começo de um novo ciclo é o momento perfeito para que os CEOs reflitam e façam mudanças que inspirarão suas organizações, criarão uma cultura positiva e os prepararão para o sucesso e o crescimento financeiro.
Em artigo escrito para a Fast Company, o fundador e CEO da Open Influence, Alex Dahan, listou cinco conselhos de gestão para todo CEO considerar em 2024.
Quer se trate de IA ou ChatGPT, a maioria das empresas é impactada pelas novas tecnologias, afirma Dahan.
“Decida se manter atualizado e ter conhecimento sobre inovações futuras. Seja participando de uma conferência como a CES ou reunindo-se com representantes de empresas de tecnologia para saber mais, permanecer aberto e adaptável é fundamental”, declara.
“Invista em programas de treinamento e crie um ambiente onde a melhoria seja valorizada. Começar pelo indivíduo ajuda no desenvolvimento pessoal, mas também aumenta o conjunto de habilidades coletivas da sua organização”, orienta Dahan.
A especializa enfatiza ainda a importância de que os CEOs sejam criativos e levem especialistas para seminários ou ofereçam bolsas para aqueles que desejarem fazer um curso para aprofundar seus conhecimentos, inclusive estando presentes em alguns desses momentos.
“Os funcionários são o seu maior patrimônio e sua saúde e felicidade são fundamentais. Desenvolva horários de trabalho flexíveis e forneça apoio à saúde mental. Torne o ambiente de trabalho saudável organizando aulas de ioga e alimentação nutritiva em espaços de trabalho compartilhados”, recomenda o CEO.
Uma equipe feliz é uma equipe produtiva, garante Dahan. “Este ano, concentre-se em iniciativas que promovam relações de trabalho sólidas através da implementação de atividades de formação de equipes”, acrescenta.
Para ela, o envolvimento vai além da mera satisfação no trabalho; trata-se de criar um sentimento de pertencimento e propósito. “Se você é líder de uma empresa, mantenha o envolvimento com a equipe priorizando a interação com os funcionários, por exemplo, organizando um almoço mensal com o CEO, onde a equipe pode tirar dúvidas e dar sugestões”, sugere.
“A maioria das empresas possui equipes de atendimento ao cliente que estão na linha de frente para trabalhar em estreita colaboração com os clientes. Mas não fique em segundo plano”, orienta o CEO.
De acordo com Dahan, ações como o oferecimento de conselhos e atenção, além da priorização da construção de relacionamentos mais profundos e significativos através da personalização das experiências do cliente ou da solicitação de feedback construtivo, podem fazer a diferença.
Fonte: Administradores