Planejar o dia seguinte antes de dormir virou o novo “contar carneirinho”. Há momentos em que queremos nos manter acordados para poder fazer todas as tarefas que ainda restam ou alterar a órbita da Terra para o dia ter 48 horas. E mesmo que isso acontecesse, ainda haveria a chance de não termos cumprido todos os nossos compromissos!
O empresário Christian Barbosa estava no ápice de sua carreira, mas em meio à persistente frustração pela falta de tempo e à angústia do “trabalho infinito”, teve sua saúde física e mental bastante afetada. Diante desse problema, ele estudou e se tornou o maior especialista em produtividade do Brasil.
Se você tem sofrido para gerir sua rotina, confira abaixo 5 dicas valiosas de Barbosa para mudar essa situação:
1) Não lote sua agenda
Encher a agenda pode até ser bonito para os outros, mas para quem (acha que) vai cumprir tudo é desesperador.
“Hoje, a pessoa estar com a agenda lotada é sinônimo de ser requisitado, de ser importante. Tem que mudar esse padrão, tem que ter tempo para fazer as coisas. Todo mundo tem o poder de escolha”, alerta o especialista.
Seja realista na organização dos seus horários, considere sempre o tempo e o esforço exigidos para o cumprimento de cada compromisso.
2) Tenha noção do seu tempo
Pesquisadores britânicos constataram que, em 2021, a Terra passou a girar, em média, 0,5 milissegundo mais rápido por dia. Mas você não poderá culpar a rotação do planeta pela falta de gerenciamento do seu tempo.
“A consciência sobre seu tempo te permite medir como você está hoje, tomar melhor suas decisões, treinar e desenvolver seu cérebro. Permite que você tenha controle maior sobre seu tempo, sua produtividade, sua prioridade”, destaca Barbosa.
3) Classifique (e questione) seus compromissos
Coloque na mesa e separe o amontoado das suas responsabilidades do dia, questionando cada uma delas.
O especialista orienta: “Se você está pagando uma conta, fazendo um relatório, mandando um e-mail para alguém, pense o seguinte: ‘Essa tarefa é importante? Tem tempo para ser feita? Traz resultado?’ Comece a classificá-las, analise como você está em cada uma delas, o quanto são urgentes”.
4) Encontre o melhor método para você
Se está lendo este artigo, é possível que você já tenha tentado adotar algum método de gestão de tempo para sua rotina, mas não tenha dado muito certo. Barbosa recomenda escolher um e ir moldando-o como for mais adequado e produtivo para você. O melhor método é aquele que potencializa sua produtividade.
“Você aprendeu a planejar de um jeito. Talvez você faça uma lista, é o seu jeito, é um método que você tem. Mas talvez não seja o método que te ajude a ter mais resultados. Então você precisa mudá-lo, para fazer esse método te ajudar a sair do lugar”, sugere Barbosa.
5) Centralize tudo numa única ferramenta
Por fim, o especialista salienta que uma gestão de tempo realmente eficaz deve ter como base uma única ferramenta, um só lugar onde você deve registrar seus horários e compromissos.
“Pode ser uma agenda de papel, um caderno, seu smartphone, pode ser qualquer coisa. As pessoas hoje usam várias ferramentas, mas quanto mais disperso for, menos você é capaz de planejar, menos é capaz de focar, então você só aumenta o seu problema”.
Então, que tal colocar todas essas dicas em prática e mudar a forma de viver sua rotina?
Fonte: Administradores