A internet toma conta de praticamente todos os aspectos da vida da população, isso foi ainda mais potencializado em meio à pandemia. Ela mudou a maneira como as pessoas se relacionam, a forma de trabalhar e até mesmo de consumir. As pessoas estão sempre buscando informação no Google sobre produtos que desejam comprar ou para descobrir se alguma loja ou empresa é realmente confiável. Para se ter uma ideia, em 2000, o Google processava 32,8 milhões de buscas por dia, segundo o Internet Live Stats. Hoje, são mais de 3,5 bilhões de pesquisas diárias.
Números como esses mostram o impacto que aparecer no Google pode causar para empresas de todos os segmentos. O empreendedor digital com 800 mil inscritos em seu canal no YouTube, Alex Vargas, acredita que para atrair consumidores, o tráfego orgânico gerado pelo Google precisa ser implementado com boas estratégias de SEO (Search Engine Optimization).
“Uma das melhores formas de trabalhar é com o chamado ‘SEO On Page’, em que são trabalhadas técnicas dentro do próprio site para melhorá-lo e atrair mais buscas. As técnicas devem ser aplicadas nos sites ou conteúdos para ajudá-los a ficarem melhor posicionados, e assim, os sites começam a receber mais tráfego e, consequentemente, tem mais chances de aparecer na primeira página de buscas do Google”, explica.
Ainda de acordo com Vargas, o ponto principal para quem busca atrair tráfego através de buscas no Google, é criar um conteúdo que tenha consistência. “Quando falamos de um site, uma boa dica é ter um calendário de postagens e atualizá-lo com conteúdos novos entre duas a quatro vezes por semana. Essa movimentação mostra ao Google que o site é atualizado constantemente e tem um conteúdo bom e rico em informações. São técnicas que podem ajudar bastante no rankeamento do site e nas buscas, já que o Google tende a dar mais valor para sites que tem um conteúdo constante”, exemplifica.
Para ajudar quem tem interesse em ganhar mais visibilidade no Google de forma gratuita e orgânica, o especialista lista cinco técnicas. Confira:
1. Pense em palavras-chaves: para quem deseja ter um SEO bem feito e criar um conteúdo que seja otimizado, é importante pensar em palavras-chaves referente ao tema de interesse. “A primeira coisa que pode ser feita é procurar as palavras-chaves que as pessoas estão buscando no Google sobre o assunto que a pessoa deseja tratar. Isso pode ser feito através de algumas plataformas, como o próprio planejador de palavras do Google. O principal objetivo é usar essas palavras como base para o conteúdo produzido ou até mesmo no título. Dessa forma, torna-se mais fácil que as pessoas encontrem o site enquanto buscam pelo tema de interesse.”, diz o especialista.
2. Tenha uma boa palavra-chave e Copy na Meta Description: o Meta Description é um pequeno texto que aparece junto do título e link quando se faz uma busca no Google. “É importante usar a palavra-chave nesta pequena descrição, já que ela aparecerá em negrito quando alguém procurar sobre o tema no Google, o que aumenta a taxa de cliques e a chance do seu conteúdo aparecer quando procurarem sobre o tema”, complementa.
3. Utilize cabeçalhos: para quem escreve textos e artigos, o cabeçalho pode ser usado como subtítulo do seu conteúdo. “Usar esses cabeçalhos é uma ótima forma de atrair mais leitores para o site, já que é normal que as pessoas gostem de ler conteúdos mais separados por partes. Além disso, isso dá a oportunidade de utilizar a palavra-chave também nos subtítulos algumas vezes, o que pode ajudar ainda mais no crescimento orgânico de cliques recebidos”, entende Alex.
4. Otimize o conteúdo: uma boa dica é espalhar as palavras-chaves no conteúdo, e também oferecer material extra e navegação. “Além de usar a palavra-chave em títulos e subtítulos, é importante também espalhar ela algumas vezes durante o seu texto. Dessa forma, o Google vai entender que o texto realmente fala sobre determinado assunto. Adicionar algum vídeo no conteúdo ou até mesmo download de conteúdo extra e, no fim de algum texto, colocar a recomendação de outros conteúdos já produzidos sobre o tema, faz com que a interação no site aumente e o usuário navegue e permaneça mais tempo no site”, explica.
5. Trabalhe a linkagem externa: uma das principais técnicas de SEO, a linkagem externa funciona de forma que outros sites apontam para o seu site e conteúdo por meio de links. “Para que isso aconteça, o mais necessário é criar um bom conteúdo para que outras pessoas referenciem o seu texto ou site quando falarem sobre determinado assunto. Parcerias com outros sites também podem ser uma boa opção. Essa linkagem externa ajuda a mostrar ao Google que o site é bom e a receber mais cliques, aumentando o rankeamento nas buscas”, conclui o especialista.
Fonte: Rh pra Você