Por que a conta do Instagram do seu concorrente tem milhares de seguidores e a sua cresce a um ritmo baixo? Por que o canal do Youtube do seu nicho que faz mais sucesso tem tantos inscritos? A resposta é simples: produção de conteúdo de qualidade, relevante e totalmente adequada à realidade do público.
Trazer isso para o seu negócio, além de essencial, é capaz de transformar seus seguidores em fãs da sua marca. Assim, eles sempre irão marcar conhecidos, comentar, sugerir pautas e te recomendar às outras pessoas. O que queremos deixar claro é que conteúdo relevante potencializa muito o alcance e a percepção positiva sobre sua marca.
Para ajudar empreendedores que ainda não têm ideia por onde começar, listamos aqui as 5 dicas básicas para você planejar e publicar as melhores imagens, vídeos e textos que irão encantar seus atuais e futuros clientes!
1. Conheça seu público
O primeiro passo é conhecer o seu público, suas necessidades e interesses. Assim, será possível acertar na abordagem, na linguagem e no tipo de conteúdo a ser publicado.
Além disso, conheça perfis concorrentes que já têm um bom número de seguidores e engajamento para se inspirar. É importante também fazer experimentos para identificar qual é o horário de melhor engajamento, a partir do seu conhecimento sobre o comportamento do seu público.
2. Foque em um nicho
Um tipo de indústria ou mercado comporta uma vasta quantidade de nichos, que são a delimitação mais específica. Então, faça essa definição para que seja ainda mais fácil comunicar-se com o seu público de modo mais direcionado e efetivo. Veja um exemplo de escala de nicho:
Indústria: Moda
Quanto mais certeiro você for, mais interessante seu conteúdo será àqueles que podem se tornar seu clientes.
3. Faça um planejamento estratégico
Quando você conhece o seu público e tem um nicho bem especificado, é possível planejar uma estratégia de publicações. A partir desse planejamento, podemos determinar a rotina das publicações, o que postar, o apelo de cada uma, qual será o objetivo, quais serão os CTAs e quando serão publicadas.
O planejamento estratégico ajudará a obter melhores resultados, porque as publicações serão previamente planejadas, com o conteúdo intencionalmente criado para converter e engajar melhor.
4. Torne o conteúdo visual
É essencial contar com imagens para dar sentido ao texto. Elas devem ser de boa qualidade e representar as histórias que sua marca conta.
O texto, que vai de posts às legendas nas redes sociais, pode ser visual também! Basta colocar as imagens ideias nos lugares certos, usar subtítulos e encaixar hiperlinks para facilitar a leitura.
5. Analise o desempenho
É fundamental ter uma plataforma para acompanhar relatórios de desempenho. Verificar as métricas de desempenho das suas redes sociais é útil para garantir o alinhamento da expectativa com a estratégia que está sendo executada.
Fonte: Marketing nas Redes Sociais
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