Uma das formas de manter o colaborador motivado é agregando benefícios ao seu salário, por isso, conheça alguns exemplos de um programa de bonificação para te inspirar.
A maioria dos empreendedores sabe o quanto é difícil montar uma equipe de sucesso que trabalha junto para alcançar todos os objetivos da empresa. E que também não é uma tarefa muito fácil encontrar profissionais especialistas em funções específicas. Mas quando isso acontece é necessário mantê-lo motivado, não é mesmo?
Pensando nisso, vamos falar mais neste artigo sobre alguns exemplos de um programa de bonificação para te inspirar.
Como ter um programa de bonificação eficiente?
A primeira coisa que se deve pensar é que as regras de recompensas não podem ser muito complexas. A empresa deve deixar claro para o seu colaborador o que precisa ser feito para que seja recompensado. Conheça alguns exemplos:
1. Participação de Lucros e Resultados (PLR)
Este é um tipo de motivação que agrada muitos funcionários e, dependendo do proposto, é até uma razão para ele não mudar de emprego.
A PLR nada mais é que uma recompensa ao funcionário de acordo com a meta da empresa, ou seja, seria um pagamento adicional depositado para o colaborador uma vez ao ano.
Normalmente, este valor é uma porcentagem do salário do funcionário.
2. Recompensa por criatividade
Geralmente, os colaboradores criativos são aqueles que mais ajudam a empresa a desenvolver soluções para vários tipos de problemas no dia a dia e é por isso que pode ser uma ótima forma de bonificação.
Opte por criar um bônus destinado em algumas ações criativas, gerando um aumento na produtividade e podendo mudar o comportamento de outros funcionários que não se achavam tão criativos.
É uma ótima forma de conhecer novos talentos.
3. Faça parcerias com empresas externas
Esta opção pode ser um grande diferencial para os seus funcionários. Vá atrás de empresas como, por exemplo, faculdades, cursos de idiomas e academias, que dão desconto em mensalidade ou até mesmo isenção para os colaboradores em troca de divulgação.
4. Recompensa por desempenho
Algumas pessoas tendem a cair na rotina do dia a dia e, sem perceber, acabam fazendo só o básico e o que está ao seu alcance. Se você conseguir estabelecer no programa de bonificação a recompensa por desempenho poderá tirar muitas pessoas da zona de conforto.
Então, que tal criar o famoso “funcionário do mês”?
As considerações para ganhar a plaquinha podem ser várias. São elas:
Neste caso, podem ser estabelecidos também outros tipos de critério. O importante é aplicar a bonificação para deixar os colaboradores mais felizes.
Opções de recompensa para o funcionário que mais se destacar:
5. Bonificação por tempo de casa
Se o intuito é manter o funcionário na empresa, que tal criar um programa de premiação por tempo de casa? Existem empresas que praticam este item de diversas formas. Como, por exemplo:
Qual bonificação você mais gostou? Conte para gente e, agora, comece a colocar em prática!
Texto de Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net
Fonte: RH Portal