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5 formas para construir resiliência

9 de agosto de 2018 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Resiliência. Essa palavra pode até não estar no seu vocabulário do cotidiano, mas certamente você já se deparou com ela em artigos científicos, livros e publicações em geral. Saber como construir resiliência é hoje uma das características mais desejadas pela grande maioria.

O mundo moderno fez com que as mudanças se tornassem cada vez mais rápidas e mais significativas. Em razão disso, a capacidade de adaptação a elas passou a ser um item cada vez mais exigido. Porém, como desenvolver a capacidade de construir resiliência? Nesse artigo, trazemos cinco dicas para você melhorar nesse quesito:

1. Desenvolva a sua confiança
Pessoas com pouca resiliência costumam focar suas atenções nos problemas e não nas soluções. Em um primeiro momento, pode parecer complicado para todos ver uma situação ruim “de fora” e tomar a decisão correta sobre o que fazer. Entretanto, insistir nas lamentações e nas queixas trará poucos resultados.

Encare as situações adversas como uma oportunidade de crescimento. Pergunte-se: “o que eu aprendi com isso”? Tire lições das derrotas e mantenha o foco em não repetir os mesmos erros. Isso ajudará você a se recuperar mais depressa e o tornará mais adaptativo às eventuais mudanças que terá que enfrentar na vida.

2. Foco: objetivos claros e determinação
Há um ditado popular que diz que “para quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”. A falta de foco e de objetivos claros acaba se tornando um problema, pois sem eles fica muito fácil errar e se perder a partir do momento que a mais simples das adversidades aparece.

A falta de resiliência se dá muito em função da falta de uma estratégia sólida com relação ao que fazer no passo seguinte. Quando não há muitas certezas, sobram espaços para as dúvidas. As mudanças, em geral, são momentos de incerteza, mas nem sempre elas ocorrem para pior. É justamente aí que um planejamento de vida eficiente pode ajudá-lo a superar rapidamente os desafios.

3. Envolva a sua equipe
Para quem trabalha com gestão de equipes, é importante perceber que os seus colegas de trabalho são mais do que “meras ferramentas” para atingir objetivos. Ter uma forma de administração às claras, informando à sua equipe um panorama honesto das perspectivas, mesmo quando elas não são agradáveis, é essencial.

Diálogos diretos ajudam a aumentar a confiança que as pessoas têm em você. Além disso, em conversas francas, você encontrará funcionários de comprometidos e com um potencial enorme para ser desenvolvido. Nessas situações, você se surpreenderá como é possível fazer as coisas de um jeito melhor e mais eficiente.

4. Veja oportunidades onde há ameaças
Não é simples, mas as pessoas mais flexíveis são as mais adaptáveis às mudanças. Aqueles que mantém o pensamento assim conseguem manter o controle com maior facilidade em situações adversas. Saber quando é hora de enfrentar uma batalha e quando é hora de recuar é fundamental.

Quando você se estiver diante de uma ameaça, pare e reflita se essa não é na verdade uma oportunidade de crescimento. Há muitos negócios que nasceram a partir de uma grande adversidade. Se é verdade que com crise, se cresce, desenvolva estratégias de enfrentamento para poder escolher quais desafios enfrentar com sabedoria.

5. Seja agradecido
O ser humano não é uma máquina. Você não é um robô e os seus funcionários também não são. Por isso, tenha em mente que as celebrações fazem parte da vida e não é nenhum tipo de luxo ser agradecido. Fuja da ideia de que “todos só fizeram a sua obrigação” e permita-se agradecer e recompensar aqueles que fizeram a sua parte.

A ingratidão é um sentimento ruim para todos. Os que não são reconhecidos, se frustram; os que não reconhecem, se isolam. Mesmo que seu orçamento não permita fazer algo grandioso, celebre com simplicidade os bons momentos. A sinceridade de um gesto é uma das formas mais fortes de motivação que alguém é capaz de proporcionar.

Fonte: Jornal Contábil

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