Se você está se perguntando como aprimorar seu conjunto de habilidades e personalidade este ano para que possa se tornar um líder empresarial mais influente e bem-sucedido, é essencial lembrar que você precisa ter mais em mãos do que apenas participar de um treinamento de liderança ou possuir habilidades técnicas.
De acordo com Rachel Wells, fundadora e CEO da Rachel Wells Coaching, assumir uma função de liderança ou gestão não é apenas um trabalho, é um estilo de vida e, como tal, pode transformar radicalmente a mentalidade e as perspectivas de uma pessoa, mesmo fora do trabalho.
Em artigo escrito para a Forbes, a especialista listou cinco hábitos que todo líder altamente eficaz deve dominar e integrar em suas rotinas diárias e semanais, até que se tornem uma segunda natureza.
“Como é a sua manhã antes do trabalho? Embora muitos recorram às redes sociais para compartilhar a típica e quase ridícula rotina matinal “perfeita”, não se iluda pensando que é assim que você deve configurar sua manhã e não se preocupe em não ter tudo como a imagem perfeita que mostram os influenciadores das redes sociais”, alerta Wells.
O essencial, segundo ela, é ter uma rotina matinal diária a ser seguida, ainda que com alguma flexibilidade para situações em que toda a programação seja interrompida ou em casos de viagem.
A rotina ajuda você a se sentir fundamentado durante todo o dia de trabalho e a reagir a emergências e distúrbios no trabalho de maneira calma e decisiva, afirma a especialista.
“Alguns elementos que você pode considerar incorporar à sua rotina matinal podem incluir uma curta caminhada ou treino de 15 minutos, leitura, meditação e exercícios de relaxamento, tomar um café da manhã completo e nutricionalmente denso, acordar razoavelmente cedo e garantir uma noite inteira de sono, e tocar música animada antes de entrar no escritório (ou trabalhar em casa, como pode ser o caso)”, orienta.
Outro hábito essencial que desempenha um papel importante no fortalecimento da sua capacidade de liderança é o estabelecimento de metas SMART – um acrônimo para definição de metas em inglês que significa específico, mensurável, alcançável, relevante e com prazo determinado.
“Estabelecer uma visão estratégica clara, juntamente com a criação de metas claramente definidas, garante que os projetos e as operações de negócios sejam mantidos em ritmo e também fornece orientação e motivação para os membros da equipe”, explica Wells.
A especialista sugere começar definindo metas para seu próprio desenvolvimento profissional como aspirante a líder e garante que, fazendo isso, será possível testemunhar um enorme crescimento e melhoria ao longo do tempo.
Expressar apreço e gratidão aos membros da equipe garante altos níveis de engajamento dos funcionários, afirma a especialista. “Reconhecer e celebrar os esforços e os resultados aumenta o moral da equipe, melhora o seu bem-estar e, na verdade, melhora o seu desempenho”, acrescenta.
“Então, hoje, pratique compartilhar apreço e elogios construtivos com todos ao seu redor – incluindo os membros da sua equipe. Transforme isso em algo que você faz regularmente, não apenas quando eventos específicos ou reuniões de avaliação exigirem. Faça isso publicamente e em privado. Mostre à sua equipe que você os valoriza e tem orgulho de seu trabalho”, recomenda.
É virtualmente impossível ser um líder eficaz sem ser um ávido aprendiz ao longo da vida, declara Wells. A liderança, segundo ela, é dinâmica: “Você precisa acompanhar o momento e estar sempre alerta para possíveis mudanças, oportunidades e ameaças à sua organização. Cultive uma atitude de curiosidade e procure sempre priorizar uma ou duas horas de autodesenvolvimento por semana”.
“Outro hábito pessoal importante que você deve dominar como aspirante a líder é aproveitar o tempo de maneira eficaz para ser mais produtivo, atingir marcos dentro dos prazos e concluir tarefas essenciais”, afirma Wells.
Ela sugere, por exemplo, técnicas de gerenciamento de tempo, como bloqueio de tempo, regra 80/20, ou o uso de ferramentas de produtividade de IA para ajudar a controlar o tempo, evitar reservas duplicadas e ter mais tranquilidade.
“Integrar estes cinco hábitos na sua rotina diária contribuirá significativamente para a sua eficácia global como líder, lhe ajudará a ser mais eficiente e produtivo e garantirá que a sua saúde mental e bem-estar sejam adequadamente apoiados enquanto desempenha a sua função”, finaliza.
Fonte: Administradores