Assinale as alternativas que se encaixam com sua realidade empreendedora:
– Tenho pelo menos 30 e-mails não lidos na minha caixa de entrada
– Só penso em ações de curto prazo — nada de médio ou longo
– Já usei a frase “seria bom se ele(a) também participasse dessa reunião”
– Já terminei uma conversa tendo que marcar outra, porque nada foi decidido
– Às vezes quero encontrar uma informação mas não sei se ela está no e-mail, CRM, Skype, Hangouts, Slack, Whatsapp, Trello, Asana, no meu caderno de anotações ou no post-it que deixei em cima da mesa
– Fico constantemente até as 21h ou 22h no escritório
– Já fiz uma lista de tarefas e cheguei ao fim do dia sem ter riscado nenhuma delas
– Minha agenda tem apenas compromissos que combinei com outras pessoas
Se você marcou pelo menos uma das afirmações acima, temos um alerta para você:
Dá pra ser mais produtivo.
A boa notícia é que você não está sozinho.
O trabalho é muito, as horas são poucas e gestão de tempo acaba se tornando um desafio duplo para o empreendedor, que precisa gerir a sua própria produtividade e a do seu time.
Criando Equipes altamente produtivas
É por isso que a Endeavor e o Sebrae prepararam uma websérie de 5 episódios com recomendações valiosas para você ganhar eficiência na sua rotina e poder se dedicar ao que é mais estratégico para o negócio. Afinal, tempo é um ativo caro — se não for bem controlado, custa. Muito.
Quem dá as dicas é o Antonio Carlos Soares, Empreendedor Endeavor e cofundador do Runrun.it:
1. Controlar tempo é chato, perder dinheiro é muito mais
Só 39% do tempo dos profissionais é gasto com o que eles foram, efetivamente, contratados para fazer: o restante se perde em reuniões, e-mails, busca e consolidação de informações… grandes vilões da produtividade — sua e da sua empresa — quando mal geridas.
2. A reunião não precisa durar uma hora
Reuniões também são trabalho e não precisam significar perda de tempo. Mas, para torná-la mais produtivas, é preciso adotar algumas boas práticas. Veja quais mudanças você precisa fazer na sua empresa para ganhar, e não perder, tempo em reuniões.
3. Como gerir e-mails de forma eficiente
Qual foi a última vez que você viu sua caixa de e-mails zerada? Gerir as dezenas de mensagens que chegam todos os dias é um dos grandes desafios dos empreendedores. E, acredite, você gasta mais tempo com eles do que deveria.
4. Qual é a prioridade da sua empresa?
Tem tanta coisa pra fazer que ninguém sabe o que fazer primeiro. O urgente rouba o espaço do importante e aquela meta estabelecida no início do ano acaba empoeirada enquanto o time equilibra pratinhos. Soa familiar? Pois o exercício de priorização começa por você e por dizer alguns “nãos”.
5. Como se organizar melhor
É uma triste verdade: o dia só tem 24 horas e você pode usar bem menos que isso para tocar seu negócio. Às vezes parece que precisamos de mais tempo, mas é possível começar a arrumar a bagunça na sua agenda de forma simples, mesmo quando parece que não tem mais volta.
Fonte: Diário do Comércio