Dois pombinhos em lua de mel, Marketing e Digital estão mais unidos do que nunca. Passada a primeira metade de 2023, 92% das organizações que investiram no engajamento digital do cliente viram as receitas crescerem, em média, 90%. Os dados foram divulgados na pesquisa “Relatório de Engajamento do Cliente”, publicada pela Twilio.
A pesquisa também aponta que seis em cada 10 empresas relataram que o investimento no engajamento digital do cliente aprimorou a capacidade de atender às mudanças nas necessidades dos consumidores – uma demanda cada vez mais recorrente no atual período pós-pandemia.
A fim de maximizar seus investimentos e gerar retorno sobre o investimento (ROI), marcas estão se voltando para dados primários, coletados diretamente dos consumidores com seu consentimento. Pensando nisso, a Twilio listou cinco razões pelas quais essa estratégia deverá trazer bons resultados para as marcas nos próximos anos:
Obtidos diretamente dos consumidores, os dados primários são mais precisos e, portanto, capazes de melhor refletir a demanda atual. Isso, por sua vez, possibilita a criação de personalizações mais significativas e relevantes. Adicionalmente, as marcas que usam seus próprios dados primários poderão ter uma imagem mais clara da jornada de um cliente em seus sites e outros pontos de contato.
A demanda por experiências personalizadas e em tempo real cresce a cada dia. De fato, 86% dos consumidores afirmam que estes “mimos” aumentam sua fidelidade às marcas, e gastam 21% a mais em marcas que personalizam a jornada do cliente.
Considerando a incerteza no cenário macroeconômico, as empresas não podem se dar ao luxo de subestimar a importância dos dados primários para envolver os consumidores com experiências personalizadas, dado o potencial para a construção de relacionamentos de longo prazo com seus públicos.
Ao coletarem informações consensualmente, diretamente de seus clientes e serem mais transparentes sobre como planejam usar e armazenar esses dados, as marcas podem começar a reconstruir e aumentar a confiança das fontes.
Os consumidores modernos exigem uma transição mais rápida para um futuro sem cookies. Nesse sentido, quase um terço (31%) sempre ou frequentemente rejeitam cookies em sites, enquanto mais de dois terços (67%) preferem que as marcas usem apenas os dados primários para personalizar suas experiências.
Isso indica que, cada vez mais, os consumidores desejam compartilhar dados em seus próprios termos, e não estão convencidos do valor de serem rastreados na web. Pensando nisso, as empresas que se esforçam para atender a essa expectativa do consumidor provavelmente melhorarão o engajamento e o tempo gasto em suas plataformas.
Há pouco mais de dois anos, a Apple declarou o fim dos Identificadores para Anunciantes (IDFA) – o equivalente da empresa aos cookies no aplicativo. Já o Google prometeu substituir o uso de cookies de terceiros em seu navegador Chrome até 2024.
Com os dados primários apresentando oportunidades claras de crescimento de negócios, o fim dos cookies de terceiros não deve ser o único motivo para as marcas fazerem uma mudança. Após a transição, as empresas poderão personalizar melhor o envolvimento com os clientes e gerar maiores receitas, lealdade e ROI.
Fonte: Mundo do Marketing