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6 dicas para fortalecer sua marca nas redes sociais em 2024

11 de janeiro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

As redes sociais não são uma novidade, mas podem fazer parte de uma estratégia de marca que se tornou obsoleta com o tempo. Os empreendedores são a cara e a voz dos seus negócios, e a primeira coisa que alguém geralmente quer saber depois de aprender um pouco sobre isso é: “Qual é o seu controle (social)?”

Até certo ponto, é importante estar sempre sob os olhos do público, mas existem maneiras de fazer isso sem ficar sobrecarregado com cada nova plataforma e tendência criada.

Pensando nisso, a analista jurídica e personalidade televisiva Kelly Hyman listou, em artigo escrito para a Entrepreneur, seis dicas para aqueles qeu desejam fortalecer suas marcas em 2024.

1- Estabeleça uma voz única

Postar nas redes sociais pode parecer com gritar para um abismo, com o tempo médio diário gasto nelas continuando a aumentar constantemente. Atualmente, mais de 151 milhões de pessoas em todo o mundo as utilizam diariamente e, por isso, é preciso se destacar na multidão para ser visto e ouvido.

“Identifique sua mensagem e pense em várias maneiras de transmiti-la. Crie seu conteúdo para refletir sua marca. Por exemplo, os autores não promovem seus livros apenas nas redes sociais. Eles também falam sobre seu processo de escrita, destacam eventos de livros (não apenas os seus) e compartilham suas listas de leitura pessoais”, orienta Hyman, que também sugere considerar quais aspectos das redes sociais serão usados para aumentar o público e quais partes apenas promoverão um produto ou serviço.

2- Escolha um canal

O TikTok pode ser o mais recente fenômeno das redes sociais e, por causa do seu número de usuários, se juntar à multidão se torna instintivo. Apesar disso, Hyman recomenda considerar se é ali que o público alvo do seu negócio está, uma vez que ele atrai um público mais jovem, que pode ser o alvo das marcas de varejo, mas não o seu.

Já o LinkedIn, embora seja considerado a plataforma “menos divertida”, é um lugar para falar sobre negócios, principalmente se forem dicas ou histórias de sucesso, e pode ser um ponto de partida para aumentar sua autoridade. “O objetivo é escolher um canal para focar, em vez de tentar dominar todas as áreas”, afirma a especialista.

“Isso não significa que você não possa postar em outros canais ou mudar a forma de postar dependendo da plataforma. No entanto, não se preocupe muito com o próximo grande acontecimento se isso não repercutir em você ou em sua marca. Porque por mais popular que o TikTok seja agora, há sempre uma plataforma de mídia social mais nova e mais chamativa logo atrás dele”, acrescenta.

3- Desenvolva um calendário social

Delineando um calendário mensal ou bimestral pode aumentar a presença online de uma pessoa. Conforme explica Hyman, ela concentrará seu tempo e energia na estratégia, sem a necessidade de criar legendas envolventes e conteúdo editado rapidamente durante seu dia de trabalho geral.

“Reservar um tempo para agendar postagens estabelece um senso de consistência, ao mesmo tempo que lhe dá a liberdade de postar conteúdo em tempo real se e quando chegar o momento. Alterne entre postar diferentes tipos de conteúdo e sempre se pergunte que tipo de valor sua postagem está agregando, em vez de apenas postar por causa de um novo conteúdo”, sugere.

4- Decida quais tendências seguir

Assim como você não deve entrar no movimento de cada nova rede social que é lançada, o mesmo acontece com as tendências online. Muitos novos gifs, memes e gírias são introduzidos o tempo todo, e pode ser difícil acompanhar. “Ao usar a popularidade deles a seu favor, certifique-se de que ela reflita sua marca. Caso contrário, sua mensagem não funcionará”, alerta Hyman.

“As tendências vêm e vão, mas ter um posicionamento forte é o que vai atrair e fidelizar o seu público. Não se preocupe tanto em ter um momento viral ou em atrair centenas de seguidores que não estão engajados com sua marca. Em vez disso, seja paciente e aumente lentamente o seu público de pessoas que realmente querem ouvir o que você tem a dizer e que acabarão por comprar o que você está vendendo”, complementa.

5- Seja criativo com vídeos

“Uma ‘tendência’ que tem permanecido é o vídeo. O TikTok e o Instagram Reels provaram ser famosos por compartilhar pequenos trechos de informações de forma divertida. No entanto, ainda existem mais de 2,7 bilhões de usuários ativos mensais no YouTube, permitindo que você poste vídeos mais longos completos com legendas”, comenta a especialista.

Ela declara que, seja qual for o caminho que uma pessoa escolha seguir com o vídeo, roteirizado ou ao vivo, curto ou longo, ele uma boa maneira de compartilhar a personalidade de uma marca de maneira envolvente. “Não se sente confortável diante das câmeras? Reúna um rolo de destaques de negócios ou imagens estáticas que mostrem suas ofertas; não precisa ser seu rosto na frente e no centro de cada vídeo”, argumenta.

6- Mantenha real

Identificar alguém falso é muito fácil, e os usuários online dos dias de hoje não têm medo de denunciar isso. Além disso, a criação de legendas secas nas redes sociais pode acionar avisos de spam e dificultar sua apresentação ao público.

“Se você estiver tendo problemas para criar a mensagem perfeita, ferramentas como o ChatGPT podem ser úteis. Embora não devamos confiar na IA para criar seu conteúdo palavra por palavra, ela pode servir como um ponto de orientação ao transmitir o que você deseja”, afirma Hyman.

Fonte: Administradores

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