Please enable JS

Blog

6 livros sobre desenvolvimento pessoal para você ler na quarentena

17 de abril de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Diante desse contexto de isolamento e incerteza, os livros têm aparecido como uma solução para lidar com a saúde mental e o tempo livre.

A leitura, então, pode ser usada como um investimento importante no desenvolvimento pessoal e profissional. Hoje, a média de leitura dos brasileiros é de 2,34 livros ao ano, puxada principalmente por livros de autoajuda e desenvolvimento pessoal e financeiro. Na lista de livros mais vendidos de 2019, feita pela consultoria Nielsen, não há outros gêneros literários que não sejam àqueles em que o autoconhecimento é o foco.

Javert Falco, Diretor Editorial da Editora AlfaCon, explica que a oportunidade de ficar em casa em tempos de coronavírus pode ser aproveitada para se capacitar com livros que podem ajudar a melhorar a produtividade no trabalho ou conhecer novas formas de inovar um negócio digital. Por isso, ele indica uma seleção de livros que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas. Confira:

1. Alegria de trabalhar: 30 soluções para melhorar a cultura da sua empresa, de Bruce Daisley
Best-seller do jornal Sunday Times, o ex-CEO do Twitter na Europa conta como é possível criar um ambiente corporativo saudável e que seja uma parte positiva na rotina e na vida das pessoas. “Nesse momento, em que boa parte da população está trabalhando remotamente, o livro ensina como trabalhar conceitos como empatia, companheirismo e os benefícios de um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam psicologicamente seguras para se mostrarem vulneráveis”, comenta Falco.

2. Indistraível: Como dominar sua atenção e assumir o controle de sua vida, Nir Eyal
Quem está trabalhando em homeoffice ou está em isolamento por causa da quarentena sabe que as distrações tendem a aumentar em casa com a presença de filhos, animais de estimação e familiares, além das tarefas domésticas diárias. Manter o foco em alguma atividade pode se tornar difícil e, muitas vezes, impossível. Por isso, saber controlar a capacidade de se manter concentrado passa a ser uma habilidade necessária. E essa é a proposta apresentada em Indistraível, livro best-seller na Amazon, escrito por Nir Eyal. “Ele nos ensina como criar um ambiente em que as interrupções do dia a dia não afetem a concentração em qualquer atividade que estejamos desempenhando. Preparar o ambiente interno e bloquear as externalidades são alguns dos pontos explicados no livro”, diz.

3. Grandes líderes não têm regras: Princípios de Liderança que vão contra o senso comum para transformar sua equipe e seus negócios, de Kevin Kruse
Gestores de equipes são conhecidos por terem uma agenda de atividades com cronogramas muito bem estabelecidos. Autor best-seller do jornal The New York Times, o empresário Kevin Kruse compartilha experiências e ideias que adquiriu como um homem de negócios liderando centenas de pessoas. Em tempos de homeoffice, a liderança é uma habilidade cada vez mais demandada para que os projetos em equipe sejam feitos de maneira adequada e ordenada. Kruse aponta métodos de gestão que muitos líderes negligenciam e explica por que elas dão certo se feitas de maneira correta.

4. Influencer: Construindo sua marca pessoal na era das mídias sociais, de Brittany Hennessy
“A grande maioria dos influenciadores digitais trabalham remotamente e sozinhos. Gravação e edição de vídeos, preparação e apresentação da pauta, posts e fotos para redes sociais são algumas das tarefas que passam pelas mãos dessas pessoas. O livro escrito pela Brittany pode servir de estímulo para muitas pessoas que estão gerindo um projeto sozinhas ou têm tempo e queiram construir um grande projeto digital”, comenta Javert. Agenciadora de influenciadores de moda e beleza para grandes marcas internacionais como Cosmopolitan, Harper’s Bazaar e Elle, Hennessy desvenda o estilo de vida por trás do criador de conteúdo digital, e ajudar a encurtar o caminho dos interessados em construir uma presença na internet.

5. Hooked (Engajado): como construir produtos e serviços formadores de hábitos, de Nir Eyal
Em momentos de reclusão, por conta de várias situações como a quarentena, os aplicativos são fundamentais, não apenas para comunicação entre as pessoas, mas também para as empresas disseminarem seus serviços e facilitarem a vida da população, que em muitos casos, pode resolver problemas, fazer compras e até cursos sem sair de casa. Com isso, elas podem suprir suas necessidades e ajudar as empresas manterem suas operações e minimizarem os impactos da crise econômica. Em Hooked, obra best-seller do The Wall Street Journal, é revelado como as empresas de produtos digitais conseguem estimular sutilmente o comportamento das pessoas de forma que melhore sua qualidade de vida. “Esse livro mostra como os aplicativos influenciam e ajudam as pessoas a realizarem determinadas atividades que não estavam conseguindo fazer por conta própria”, explica Falco.

 

Fonte: Portal RH
Imagem: Coffee photo created by senivpetro – www.freepik.com

Posts relacionados

Como usar avaliações de desempenho para motivar os seus colaboradores

11 de novembro de 2024 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Trabalhar com o que se ama: a chave para a felicidade e produtividade no ambiente profissional

7 de novembro de 2024 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

3 dicas para superar um bloqueio criativo

5 de novembro de 2024 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Esta tática ajudará você em qualquer negociação

1 de novembro de 2024 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Como liderar através do exemplo

30 de outubro de 2024 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Como liderar funcionários que não demonstram crescimento

22 de outubro de 2024 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

abc