São muitos os desafios na hora de constituir uma empresa: escolha do setor, nicho, local da sede, entre outros pontos. Entretanto, pensar em como os departamentos da empresa serão constituídos é um dos desafios menos valorizados pelos gestores.
Tão importante quanto o que a companhia faz é justamente como ela faz isso. O atendimento ao cliente, o relacionamento com os fornecedores, a administração em si, a gestão de pessoas, a divulgação ao mercado é essencial para o sucesso da organização.
Uma das maiores dificuldades dos gestores é de compreender que toda empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, precisa ser estruturada de forma que todos possam desempenhar um papel específico e contribuir para seu crescimento sustentável.
É preciso ter planejamento e estratégia para definir quais departamentos e profissionais são essenciais para esta caminhada. Não adianta, por exemplo, aplicar uma estrutura de funcionamento que não condiz com os valores e seu objetivo final.
Mesmo assim, há carreiras de extrema necessidade e importância para organizações dos mais diferentes setores e segmentos. É impossível, por exemplo, não ter colaboradores de administração, marketing e recursos humanos para auxiliar na tomada de decisão.
Esses profissionais podem ser considerados os alicerces que ajudarão a empresa a crescer e se desenvolver em seu mercado, permitindo que ela ofereça o melhor produto ou serviço em todos os momentos. Confira.
1 – Secretária Executiva
Pode não parecer, mas essa profissional tem um papel importantíssimo para o crescimento de uma empresa. Ela é responsável por diversas funções, desde o bom atendimento aos clientes até a assessoria ao CEO ou presidente.
Praticamente todos os processos passam pelas mãos da secretária executiva, como relatórios, informações de outros departamentos e do mercado externo. Assim, ela pode fornecer uma visão geral do andamento da empresa e fornecer insights para planejamentos futuros.
2 – Profissional de marketing digital
Hoje, é indispensável para uma empresa, de qualquer setor que ela seja, ter uma presença digital maciça. Diversos estudos mostram que os clientes começam a pesquisar sobre produtos e serviços na Internet e dão preferência àqueles que aparecem com destaque na web.
O colaborador responsável pelo marketing digital da companhia vai traçar a melhor estratégia de divulgação online, incluindo campanhas de links patrocinados, SEO e redes sociais, de modo que a marca ganhe destaque nas principais páginas de busca.
3 – Analista de TI
Dê uma rápida olhada em sua empresa e conte quantos equipamentos tecnológicos ela possui atualmente. Por menor que seja, pelo menos um computador deve ter para auxiliar o dia a dia dos colaboradores e agilizar alguns processos administrativos e financeiros.
Assim, é essencial que a empresa tenha a presença de um Analista de TI (tecnologia da informação). Ele será o responsável por planejar, instalar e cuidar de todos os equipamentos tecnológicos que sua organização tiver, garantindo o bom funcionamento de todos eles.
4 – Profissionais de tradução
As fronteiras estão sumindo e a distância geográfica diminui a cada dia com o avanço da tecnologia. Atualmente, até mesmo organizações que não trabalham com exportação contam com serviços e processos que demandam um conhecimento maior de idiomas.
Seja para editar documentos, transcrever manuais de instruções ou até para analisar contratos, os empresários precisam contar com o apoio e suporte de profissionais dedicados exclusivamente à tradução para evitar erros de comunicação.
5 – Analista de RH
Quem é empresário certamente já ouviu falar da expressão “gestão de pessoas”. Hoje, mais do que produtos e serviços, são os próprios colaboradores os principais ativos para que uma organização cresça em seu mercado.
Para garantir o melhor clima possível no ambiente de trabalho, o Analista de RH pode propor e programar diferentes projetos de desenvolvimento e treinamento de funcionários e alterar a política de recrutamento e seleção para atrair os profissionais mais capacitados.
6 – Contador
Grande ou pequeno, o sucesso de uma empresa depende exclusivamente da sua capacidade de se organizar com as finanças e ter boas práticas na administração de suas receitas e despesas durante o ano.
Isso só é possível com um ótimo serviço de contabilidade. Esses profissionais conseguem organizar a evolução patrimonial e financeira da organização, ao mesmo tempo que decifram a lei e a burocracia relacionadas às obrigações fiscais.
7 – Técnico em Logística
“Ah, mas minha empresa não trabalha com exportação e não precisa se preocupar com logística”. Se esse é o seu pensamento, é melhor rever seus conceitos. Hoje, um técnico nessa área pode agilizar muitos processos em qualquer segmento.
Isso porque a função primordial desses profissionais é garantir que todos os suprimentos e equipamentos para um determinado local sejam atendidos, envolvendo a escolha, o pedido e a distribuição – tanto na entrega quanto na compra.
Profissionais que atendem dentro ou fora da empresa
É inegável o valor que esses profissionais possuem dentro de uma organização. Hoje, é praticamente impossível imaginar empresas que não desenvolvam atividades com nenhuma dessas oito áreas de atuação.
Porém, apesar de serem essenciais para o crescimento, é preciso ter planejamento antes de sair contratando secretárias, profissionais de marketing, etc. Até porque é possível buscar empresas parceiras que realizam este tipo de serviço para você.
Fonte: Mundo RH
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