De acordo com uma pesquisa divulgada na semana passada pelo SPC Brasil, 74% dos brasileiros usam o smartphone em pelo menos um dos passos do processo de compra na internet. Isso quer dizer que esse pessoal se vale de aparelhos mobile para pesquisar produtos e serviços (32%), comparar preços (28%) e fazer pagamentos (14%). Apenas 24% dos entrevistados afirmam não contar com o auxílio do celular nas compras que faz online.
Além disso, 33% revelaram encarar o smartphone como principal ferramenta de compra na internet, utilizando-o para concluir todo o processo, desde a pesquisa até o pagamento.
Entre o público mais jovem, de 18 a 34 anos, o smartphone é mais popular para concluir todo o processo na web: 48% dos indivíduos dessa faixa etária aproveitam o aparelho móvel. É interessante destacar também que 38% dos consumidores das classes C, D e E usam o celular como principal ferramenta. Contudo, o computador, seja ele notebook ou desktop, ainda é a plataforma mais usada para compras online em sua totalidade — 66% dos pesquisados revelaram usá-lo.
Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o protagonismo dos dispositivos móveis para o comércio online tende a aumentar ainda mais nos próximos anos, especialmente devido à popularização de pacotes de dados de internet móvel maiores e à disseminação das redes 4G. “Com a evolução constante dos meios de pagamento online, ficará cada vez mais rápido e seguro comprar pelo celular. Basta lembrar que ele é mais acessível à população, pois, no geral, é mais barato investir em um smartphone do que em um computador ou notebook”, explica o presidente.
A pesquisa foi realizada com 815 consumidores internautas durante o mês de maio deste ano (2018).
Fonte: Tecmundo