A Black Friday se aproxima e varejistas do setor do e-commerce já se preparam para extrair o máximo da data. Mais que abaixar os preços e oferecer opções competitivas, tal preparação passa pela solução de problemas comuns enfrentados pelo e-commerce, como o abandono do carrinho por parte dos consumidores.
Aproximadamente 81% dos usuários abandonam o carrinho online nos setores de varejo, moda, viagens e utilidades, conforme uma pesquisa realizada pela Salescycle em 2021. Por trás do abandono, existem vários motivos, que devem ser identificados e estudados para que uma solução possa ser administrada.
Pensando nisso, a Tray, empresa especializada em e-commerce, elencou nove principais motivos que levam os consumidores a abandonar as compras antes do checkout, ação que pode ser um grande obstáculo para a geração de receita no comércio online.
Valor de frete alto: quando o cliente chega ao checkout, um dos principais fatores que levam ao abandono é o valor elevado do frete. Ao verem o preço do produto na loja virtual, os consumidores normalmente presumem que os custos de envio já estão inclusos. Contudo, se o valor do frete aumenta substancialmente o custo total do pedido, o cliente pode desistir da compra, abandonando o carrinho.
Preço do produto acima da média: outra razão para o abandono de carrinhos toma forma quando o visitante encontra facilmente um preço melhor em outro site. Alguns compradores desistem de finalizar a compra quando o preço final, incluindo o frete, se torna excessivamente alto.
Cadastros complexos ou que necessitam de muitos dados: uma loja virtual não deve requerer excesso de informações pessoais para a finalização de um pedido. Solicitar um endereço de e-mail ou outras informações essenciais é aceitável, mas pedir dados desnecessários quando os clientes estão prestes a concluir uma transação pode afastá-los.
E-commerce sem certificado de segurança: a insegurança em fornecer dados pessoais, como números de telefone, endereços de e-mail e detalhes de cartão de crédito, é um fator que influencia o abandono de carrinhos. Lojas virtuais precisam estabelecer a confiança dos usuários em relação à segurança das transações. Destacar o certificado SSL (Secure Socket Layer), por exemplo, garante melhores posicionamentos no mecanismo de busca. Outros selos que aumentam a confiança dos visitantes nas lojas virtuais são: Reclame Aqui, SiteLock e E-bit.
Meios de pagamentos limitados: em um contexto de crescimento das compras móveis e por comando de voz, oferecer diversas opções de pagamento é fundamental. Quando um cartão de crédito é recusado ou há apenas uma opção de pagamento, os clientes podem buscar alternativas em outros lugares.
Site com falhas técnicas ou lentidão: falhas no site, como carregamento lento, quedas frequentes, erros no processamento de pagamentos e baixa responsividade em dispositivos móveis são obstáculos significativos para concluir uma compra. Essas questões podem diminuir a confiança dos compradores na capacidade do site de processar transações e proteger informações sensíveis.
Prazo de entrega muito longo: a maioria das pessoas que compra online atualmente está acostumada a prazos de envio e entrega relativamente rápidos. Se a loja virtual não atende a essa expectativa, é provável que os visitantes saiam do carrinho e migrem para outro lugar. Logo, empresas que desejam reduzir a taxa de abandono do carrinho, precisarão garantir que estão competindo de igual para igual no tempo de entrega e confiabilidade de envio.
Política insatisfatória de devolução e trocas: comumente, muitas lojas virtuais cometem o erro de impor limites rígidos em relação aos processos de devoluções e trocas. A incerteza quanto aos possíveis custos de devolução pode levar à desistência.
Indecisão do consumidor: o consumidor é humano, e como tal, fatores de ordem pessoal podem estar por trás de um carrinho abandonado. É importante que a loja virtual faça sua parte, oferecendo o máximo de transparência e simplificando o processo de compra. Mas a questão é que não é possível explicar todas as peculiaridades irracionais da natureza humana e do universo, que geram o abandono de um carrinho.
Fonte: Mundo do Marketing