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9 tarefas que todo profissional de marketing deveria automatizar

28 de janeiro de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Automatizar tarefas de Marketing é um ponto essencial para que suas campanhas se destaquem. Quais são essas tarefas e como fazer isso? Veja a seguir.

Uma das vantagens do Marketing Digital é contar com inúmeras ferramentas que facilitam os processos. Você pode, por exemplo, automatizar tarefas de Marketing que vão garantir mais produtividade ao seu time e até evitar possíveis erros.

Como ao programar o envio de e-mails para fazer a nutrição de Leads. Imagine só o trabalhão que você teria para enviar os e-mails certos para os contatos conforme as ações que eles vão fazendo, como baixar um material rico ou assinar uma newsletter. Com a ferramenta certa, você cria as regras e tudo se resolve de maneira automática.

A seguir, você entende quais tarefas de Marketing pode automatizar e também os benefícios de contar com essas automações. Vamos lá?

Quais são os benefícios de automatizar tarefas de Marketing?

Chega a ser difícil imaginar como as interações e alinhamentos ocorriam antigamente, sem as possibilidades e avanços da tecnologia. Antes, para entregar um documento, arquivo ou validar uma informação, era necessário se deslocar ou utilizar meios físicos. Atualmente, a internet se tornou uma grande aliada na troca de dados e na conexão entre um ou mais indivíduos, departamentos ou corporações.

A automatização de processos é um pilar essencial para a eficácia das ações e para o alcance de resultados assertivos e rápidos, cooperando para a integração de tarefas entre as áreas.

Para começar a implementar, é preciso mapear todos os processos contínuos e repetitivos, definindo em quais atividades é possível diminuir ou suprimir a presença humana.

A segmentação de dados, as permissões de usuários e os direcionamentos automáticos são alguns dos elementos mais importantes a se buscar para o uso correto da automatização no dia a dia.

Pensando nisso, reunimos os benefícios da automação de Marketing e quais são as tarefas que podem ser programadas a partir de hoje. Confira!

Produtividade da equipe

Para uma equipe trabalhar de forma eficaz ela não dependerá apenas do seu potencial. A infraestrutura e as ferramentas adequadas são capazes de colocar todas as ideias em prática, elevando a produtividade e otimizando o tempo gasto em execução, resolução de problemas e entrega de resultados.

Mesmo em determinados departamentos, é preciso mapear e prever todas as tarefas relacionadas, dependências e automações necessárias para o desenvolvimento dos projetos. Isso agilizará o processo de trabalho dos colaboradores e permitirá focar no que realmente importa.

Maior compreensão de dados

Independentemente do segmento ou do tamanho da empresa, das áreas ou das equipes, todos os projetos on-line giram em torno de etapas como preparação dos canais, desenvolvimento de ações e otimização. Automatizar tarefas de marketing contribui para identificar oportunidades e estimar previsões com base no histórico da empresa ou dos projetos — auxiliando na construção de cenários futuros e na mensuração de resultados.

Logo, com uma maior compreensão de dados, a tomada de decisão se torna ainda mais assertiva para avaliações. Além disso, poderá contribuir com o desenvolvimento de planos de ação para aumentar vendas, otimizar investimentos, melhorar a performance etc.

Menos erros humanos

Você viu o exemplo que demos no começo deste texto, falando do envio de emails para os contatos certos. Esse tipo de ação, se feito manualmente, acaba gerando erros — como enviar duas vezes o mesmo email para o contato ou mandando um email com oferta de produto para quem ainda está no topo do funil. Isso faz com que você queime um Lead, que pode até pedir o descadastro.

Agora, com a automação, esse cenário de email deixa de existir, afinal, você cria as regras, as pontuações de Lead Scoring e pronto! As coisas acontecem naturalmente e sem erros. Com a ferramenta certa, você ainda programa postagens de redes sociais, evitando perder datas importantes. Sem falar em passar as oportunidades certas para os times de vendas.

Automatizar tarefas de Marketing: quais são as possibilidades?

Bateu a curiosidade sobre quais são as tarefas que todo profissional de marketing deveria automatizar? Nós respondemos agora. Acompanhe a seguir!

1. Criação e publicação de postagens nas redes sociais

Existem muitas tarefas pequenas que não deixam tempo para ações mais estratégicas, principalmente para profissionais de redes sociais. Em nossa rotina, é comum preparar um planejamento de conteúdo nas mídias, entretanto, com a velocidade das atualizações, mudanças e trends, pode ser cada vez mais difícil manter um cronograma fechado previamente. Além das publicações, a maior prioridade deve ser o atendimento e interações entre os seguidores e a marca, respondendo em tempo quem se conectou.

Agora, imagine considerar de três a quatro posts por semana e em pelo menos quatro redes sociais paralelas? Por isso, a melhor estratégia é construir um mapeamento de datas, oportunidades e conversas que devam ser geradas com a sua rede — sempre levando em conta todas as variáveis que podem surgir no caminho.

E se o grande desafio das redes sociais de uma empresa é a frequência, o agendamento de posts pode ser o melhor aliado dos profissionais e equipes. Com o design, legendas e links definidos, basta distribuir as publicações em cada rede social, determinando dias, horários e o melhor formato para postagem.

Programar as publicações é conveniente, já que você não precisará executar todas as ações manuais e poderá direcionar a atenção justamente para o desempenho e otimização do conteúdo. As ferramentas de agendamento podem ainda auxiliar em campanhas de mídia e anúncios, além da veiculação de posts com links e distribuição por mídia social — respeitando ainda a especificidade de cada uma.

Mas, afinal, qual a melhor ferramenta para meu projeto? A escolha pela plataforma deve levar em conta em quais redes sociais é possível conectar e quais funções são liberadas. É necessário ainda priorizar as soluções que ofereçam relatórios e que tenham integrações com os principais mecanismos de marketing como automação e disparos de email marketing.

Dessa maneira, o caminho percorrido pela audiência será facilmente visualizado e as estratégias de conversão se tornam parte da jornada.

2. Mensagens automáticas para conversas e atendimento

Estar on-line, seja em sites, blogs ou redes sociais, é sinal de disponibilidade para os clientes. Com o imediatismo que os aplicativos de mensagens trouxeram, qualquer demora pode levar potenciais compradores a desistir da interação.

É por isso que automatizar mensagens é essencial para administrar atendimentos e oferecer contatos diretos e eficientes. Como resultado, o ganho de agilidade e qualidade demonstram o real interesse em ajudar e tornam a experiência ainda mais receptiva.

Para começar a implementar as mensagens automáticas é preciso entender em que origem há maior volume de interações e se existe uma tendência de conversação por canal. Naturalmente poderão existir canais destinados a dúvidas, suporte ou vendas — dependendo do funil de vendas da sua empresa.

Se a empresa atua com chats e redes sociais, é preciso entender quais ações levam ao primeiro contato (por parte do lead) e qual resposta prévia poderá ser enviada pela empresa.

Geralmente as empresas utilizam mensagens mais genéricas como saudação para, em seguida, direcionar um menu de navegação por palavras-chave. Em caso de evolução no atendimento, o lead poderá ser encaminhado para concluir ou ser direcionado a um atendimento humano. Outro uso comum são as chamadas “mensagens de ausência”, ativadas pela empresa como um comunicado para retorno do atendimento, sendo mais útil em casos de horários pré-determinados de funcionamento.

Dica bônus: Utilize as mensagens automáticas para organizar o atendimento da empresa, capturando as informações mais pertinentes para aquele contato. Lembre-se de humanizar e personalizar as mensagens de acordo com a comunicação habitual da sua marca. Dessa maneira você irá transmitir uma real sintonia e atenção com os contatos.

3. Otimização de páginas e SEO

A maior vantagem dessa ação é justamente identificar quais páginas performam melhor e quais devem ser ajustadas. Na prática, será preciso definir quais páginas precisam ser revisadas e gerar o relatório. A funcionalidade faz uma varredura automática nos pontos críticos, importantes, intermediários ou mínimos que devam ser melhorados para otimizar o ranqueamento. 

No RD Station Marketing, por exemplo, basta integrar o site e definir as palavras-chave como critério de análise. A ferramenta gera automaticamente notas para a página analisada e destaca um plano de correção com mais de 20 indicações de boas práticas para aprimorar.

4. Fluxo de automação

A chegada de novos Leads na empresa é sinônimo de comunicação e frequência. Nesse sentido, os fluxos de automação são um forte aliado na personalização e na construção de um relacionamento duradouro e automático.

O principal objetivo aqui é conquistar públicos engajados e ações mais eficazes ao longo da jornada de compras. Isso porque com o apoio de uma plataforma de automação de marketing é possível identificar comportamentos e reduzir o trabalho manual com ações em escala — desde o momento em que os contatos entram na sua base.

A estratégia começa pelo entendimento de que nem todos os Leads estão em um momento de compra. Isso significa que é necessário identificar e priorizar ações de acordo com o estágio dos contatos. Dessa forma, as oportunidades estão em se aproximar dos Leads e despertar seus interesses de maneira sutil e dinâmica.

Os fluxos de automação de marketing servem como caminhos pré-determinados para evolução no funil de vendas, introduzindo ações específicas, mas acionáveis, de acordo com a interação dos Leads.

5. Disparo de email marketing

Automatizar o envio de emails é uma ótima maneira de economizar tempo e evitar erros na tarefa – somando mais organização, testes e previsibilidade. Os emails são responsáveis por grande parte das conversões para uma empresa, logo uma estratégia para esse importante canal precisa contar com planejamento e assertividade.

A primeira etapa para garantir o sucesso das campanhas é a organização de contatos. Essa fase tende a ser a mais trabalhosa, principalmente se você utiliza múltiplas ferramentas sem um banco de contatos que centralize os Leads por canal e perfil. Basicamente será necessário reunir manualmente listas, passar um pente fino e executar o disparo sem o preparo de um bom servidor de email marketing.

Uma estratégia de email marketing criada diretamente numa ferramenta de automação permite segmentar as características dos contatos, planejar um bom conteúdo, utilizar ou adaptar templates que melhor performam e entender o caminho que leva à conversão.

6. Captação e gestão de Leads

Imagine a quantidade de pessoas que trafegam diariamente por um site: visitantes, Leads, prospects, clientes etc. Considerando o volume gerado, seria praticamente impossível capturar dados ou quaisquer outras informações  para atualizar uma lista de contatos manualmente. As informações poderiam se perder, a duplicidade aconteceria e a abordagem seria cada vez mais incisiva.

No marketing digital é preciso introduzir ações que façam os contatos serem atraídos, sem uma abordagem apelativa ou fora de contexto. Para isso, é possível criar formulários, campos personalizados, landing pages ou pop-ups que levam a audiência para ações direcionadas à conversão, capturando as principais informações através de uma única oferta e de maneira totalmente intuitiva.

A automação de marketing para geração e gestão de leads é essencial para capturar visitantes, nutrir contatos em diferentes estágios do funil e personalizar a jornada de compras.

Para começar a utilizar a automação de marketing para capturar e gerenciar leads, é necessário escolher uma ferramenta que atenda às suas necessidades e que, de preferência, reúna a visão completa do marketing em um único lugar.

Fonte: Blog da RD Station

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