Carlos Brito, CEO da AB Inbev entre 2005 e 2020, definiu o que considera um bom líder hoje.
O que é um líder, segundo Carlos Brito
Na visão de Brito, um critério essencial para se tornar líder é ter uma equipe que precisa ser guiada e capitaneada. Pessoas em funções técnicas, que dão andamento a processos e operações, não são líderes (pelo menos não pensando a sua atividade principal), explica ele.
Nesse sentido, portanto, Brito diz que, “de forma prática, um líder é uma pessoa que entrega resultado com o time e de forma correta”. Pra isso, alguns pontos precisam ser contemplados e é necessário criar:
#1. Sistema de gestão
Que oriente processos e que torne as decisões, uma ação sistematizada. Serve para ajudar o trabalho do líder e dos liderados porque padroniza o comportamento de todos.
#2. Estratégia
Para guiar os planos a curto, médio e longo prazo, de modo que as ações tenham sentido dentro da lógica dos objetivos a serem alcançados.
#3. Capacidade de priorizar
Para entender o que deve ser feito primeiro e o que é secundário dentro da estrutura de ações estratégicas que vão permitir à equipe chegar ao resultado.
#4 Tradução situações complexas
Para facilitar o trabalho dos seus comandados e otimizar o andamento das ações dentro da organização. Se tudo está explicado e detalhado, perde-se menos tempo.
#5. Ética
Para atuar dentro das leis e dos valores das organizações. sem encontrar atalhos que vão permitir resultados mentirosos ou insustentáveis.
Qual a diferença do líder de ontem e de hoje?
A principal diferença do líder de ontem com o de hoje, segundo Carlos Brito, se associa com mudanças na sociedade.
Além do trabalho comum, de inspirar, selecionar, reter e desenvolver pessoas, também é preciso pensar em diversidade e inclusão.
Segundo ele, a diversidade é um dos pontos chaves, hoje, para que as organizações tenham ideia mais plurais, para que haja mais criatividade e para que elas cresçam.
Fonte: Exame