18 de setembro de 2017 /
Qualidade / por Comunicação Krypton BPO
A cadeia de fornecedores é uma parte estratégica dos negócios de qualquer organização, pois ela impacta diretamente a produção, a qualidade, a quantidade e o preço do produto de uma empresa. Por isso, é indispensável um bom gerenciamento e relacionamento com a cadeia de fornecedores para manter vantagem competitiva no mercado.
Como selecionar, avaliar e homologar a escolha dos fornecedores são os primeiros passos para uma boa gestão de supply chain. Além dos indicadores básicos para escolher quem serão seus fornecedores, preço, prazo de entrega e qualidade, há alguns outros fatores que merecem atenção.
- Habilidade técnica: o fornecedor deve ter capacidade de atender às especificações técnicas exigidas.
- Capacidade produtiva: produzir a quantidade acordada dentro do prazo determinado, livre de defeitos.• Confiabilidade: além de confiável, o fornecedor deve ter estabilidade financeira, reputação sólida.
- Pós-venda: ter um bom atendimento e suporte técnico para auxiliar a organização caso haja algum problema com o produto.
- Localização: proximidade e facilidade de acesso são importantes para atender às demandas da empresa.
- Preço: o preço precisa ser competitivo, mas não significa que deve ser o mais baixo e sim, o com o melhor custo-benefício.
Fonte: FNQ Gestão da Qualidade