Os consumidores estão dispostos a optar por um produto de valor mais alto, caso confiem na marca.
O relatório “Consumer Research 2022”, da Salsify, entrevistou mais de 4.000 pessoas para entender os impactos no comércio, causados ao longo da pandemia. A empresa descobriu que, considerar uma empresa confiável é a principal razão pela qual os consumidores optam por um produto mais caro.
46% dos entrevistados americanos afirmaram que pagam mais por uma marca em que confiam, um crescimento de 30% em relação a 2021. O custo de envio mais baixo (30%) e uma entrega mais rápida (29%) são, respectivamente, o segundo e terceiro itens mais importantes para tal decisão.
Reputação baseada na qualidade do produto
Em outro ponto da mesma pesquisa, a Salsify constatou que 54% dos entrevistados buscam informações sobre a qualidade do produto antes de realizar uma compra. Os consumidores americanos estão interessados em saber sobre o desempenho dos produtos e até onde eles cumprem suas promessas.
Esses dados reforçam algo que os consumidores buscam há anos. Desde 2016, pesquisas vêm mostrando que os clientes buscam marcas que tenham uma comunicação de marketing focada no valor do produto e que mantenham a promessa de entregar bons produtos.
Enquanto uma experiência ruim com o produto costuma ser um dos principais fatores que levam os consumidores a trocar de marca, uma experiência positiva é o que constrói relacionamento de longo prazo com esses clientes.
Como aumentar a confiança?
Utilizando os dados dessa pesquisa, os profissionais de marketing podem aprimorar a experiência de seus usuários durante o momento de compra. Metade dos entrevistados afirmam que abandonaram uma compra se não encontrassem informações suficientes sobre o produto ou serviço desejado.
Cerca de 41% dos compradores disseram que a qualidade das imagens e a descrição dos produtos estão no topo entre os fatores de decisão de compra on-line. Isso, novamente, reafirma dados de outra pesquisa, na qual os consumidores atribuíram as descrições detalhadas como elemento mais importante da experiência de compra.
É importante que as marcas estejam atentas a esses elementos, afinal, os resultados da pesquisa da Salsify indicam que, a principal mudança no comportamento do consumidor, causada pela pandemia, foi o aumento das compras on-line.
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Fonte: Agência Mestre