Acredito que muitas pessoas compartilham da mesma opinião que eu. Talvez você não concorde, mas a premissa é: sem a influência da gestão da qualidade, as empresas não sobrevivem. Afinal, como ensinam os pais da qualidade, W. Edwards Deming, Joseph Juran e Philip Crosby:
” A excelência em processos e produtos é fundamental para a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo de qualquer organização.”
Mas enfim, você já se perguntou em que aspectos a gestão da qualidade pode influenciar na gestão da minha empresa? Vem comigo, pois é sobre isso que vamos abordar neste post.
A qualidade influência diretamente a excelência de uma empresa de várias maneiras:
Uma área de qualidade robusta é fundamental para a sobrevivência e o crescimento das organizações. Além disso, ela influência em diversos aspectos, como:
A qualidade é a alma da organização!
Imagine ter uma equipe inteira dedicada a identificar e eliminar desperdícios e ineficiências – isso é o que as práticas de qualidade fazem pelas empresas. Elas são como detetives incansáveis, sempre à procura de áreas onde podem melhorar, garantindo que cada centavo investido seja bem aproveitado (óbvio, quando a empresa usa a estratégia de investir na qualidade!).
Graças a esses esforços, é possível operar de maneira enxuta e eficaz, cortando gastos desnecessários e focando no que realmente importa. Isso não só permite reagir rapidamente às mudanças do mercado, mas também torna as empresas mais ágeis e preparadas para atender às novas demandas dos clientes com excelência.
Mas não para por aí! A qualidade é a chave para reduzir custos operacionais e aumentar a produtividade. Quando eliminamos ineficiências, otimizamos o uso de recursos – sejam eles materiais, financeiros ou humanos.
Isso significa que podemos produzir mais com menos, melhorando nossas margens de lucro e tornando nossos processos mais robustos.
Sabe qual é a cereja do bolo? 🍰
Produtos e serviços que não só atendem, mas, sim superam as expectativas dos clientes, resultam em menos retrabalhos e devoluções. No fim das contas, a qualidade é o que pode nos diferenciar no mercado, fortalecendo a reputação da empresa e garantindo que estaremos aqui para o longo prazo, prontos para qualquer desafio.
Fonte: Blog da Qualidade