Tem que escrever um texto sobre qualquer coisa? Pede ao Chat GPT. Tem que contratar um redator para os seus conteúdos? Não precisa, vai no Chat GPT.
O grande ponto é que o Chat GPT e similares estão apenas entregando uma sequência coerente (às vezes) de textos relacionados a um tema, baseado em estatísticas acumuladas. Ou seja, se você quer realmente produzir algo novo, que te destaque da concorrência e faça a diferença no seu mercado, não é ali que você vai encontrar respostas prontas. Ele é um meio muito interessante, mas não é o fim. Se o intuito é criar conteúdo para fortalecer marca, gerar leads e vender mais você ainda vai precisar de pelo menos uma revisão e edição humana.
Experimenta jogar ali algo que você entende muito e veja a qualidade das informações que surgem. Eu mesma já tive que refazer o mesmo questionamento três vezes para receber uma reposta correta em relação a um assunto que eu já tinha conhecimento, a fim de fazer um teste e saber se o que viria seria confiável.
Um ponto adicional é o plágio, já que utilizam informações que já foram criadas e disponibilizadas por outras pessoas. Além de provocar impactos em SEO, pois isso pode levar a uma penalização do seu site via regras do Google, ainda entra em questões éticas.
Então não temos pontos positivos nessa discussão toda para quem trabalha com estratégia e produção de conteúdo? É claro que temos. A questão é como esse recurso será usado.
Esses chatbots podem ser bons parceiros para brainstorming, ao jogar perguntas que podem te ajudar a ter ideias e argumentos diferentes do que você já tinha em mente. Ou mesmo para te ajudar a ter uma possibilidade diferente de título ou trecho com base em textos que você já escreveu, chegando a um formato mais formal ou mais informal, de acordo com a sua necessidade e públicos.
Para quem trabalha com mercados muito técnicos e regulados, como é o meu caso com o agronegócio, é necessário um olhar especialista para não cair em erros que tiram a credibilidade da sua estratégia. Além disso, um dos pontos que mais conectam um futuro consumidor é saber o que outros consumidores iguais a eles já estão fazendo com aquele serviço ou produto, por exemplo, e quais foram os resultados positivos alcançados. Isso só poderá ser captado por uma pessoa que vai até esse cliente e entende como as dores dele foram sanadas para transformar isso em um texto, vídeo ou qualquer outro formato.
Fonte: Mundo RH