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A inteligência artificial vai matar o marketing de conteúdo?

22 de junho de 2023 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Tem que escrever um texto sobre qualquer coisa? Pede ao Chat GPT. Tem que contratar um redator para os seus conteúdos? Não precisa, vai no Chat GPT.

O grande ponto é que o Chat GPT e similares estão apenas entregando uma sequência coerente (às vezes) de textos relacionados a um tema, baseado em estatísticas acumuladas. Ou seja, se você quer realmente produzir algo novo, que te destaque da concorrência e faça a diferença no seu mercado, não é ali que você vai encontrar respostas prontas. Ele é um meio muito interessante, mas não é o fim. Se o intuito é criar conteúdo para fortalecer marca, gerar leads e vender mais você ainda vai precisar de pelo menos uma revisão e edição humana.

Experimenta jogar ali algo que você entende muito e veja a qualidade das informações que surgem. Eu mesma já tive que refazer o mesmo questionamento três vezes para receber uma reposta correta em relação a um assunto que eu já tinha conhecimento, a fim de fazer um teste e saber se o que viria seria confiável.

Um ponto adicional é o plágio, já que utilizam informações que já foram criadas e disponibilizadas por outras pessoas. Além de provocar impactos em SEO, pois isso pode levar a uma penalização do seu site via regras do Google, ainda entra em questões éticas.

Então não temos pontos positivos nessa discussão toda para quem trabalha com estratégia e produção de conteúdo? É claro que temos. A questão é como esse recurso será usado.

Esses chatbots podem ser bons parceiros para brainstorming, ao jogar perguntas que podem te ajudar a ter ideias e argumentos diferentes do que você já tinha em mente. Ou mesmo para te ajudar a ter uma possibilidade diferente de título ou trecho com base em textos que você já escreveu, chegando a um formato mais formal ou mais informal, de acordo com a sua necessidade e públicos.

Para quem trabalha com mercados muito técnicos e regulados, como é o meu caso com o agronegócio, é necessário um olhar especialista para não cair em erros que tiram a credibilidade da sua estratégia. Além disso, um dos pontos que mais conectam um futuro consumidor é saber o que outros consumidores iguais a eles já estão fazendo com aquele serviço ou produto, por exemplo, e quais foram os resultados positivos alcançados. Isso só poderá ser captado por uma pessoa que vai até esse cliente e entende como as dores dele foram sanadas para transformar isso em um texto, vídeo ou qualquer outro formato.

Fonte: Mundo RH

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